Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2012 - 10:56

Mackenzie recebe o Congresso Alice Brasil

Destaque para a apresentação das bem-sucedidas experiências de adoção do software Alice pela Universidade São Judas Tadeu, Universidade Federal de Uberlândia e SENAI/RN.

São Paulo – Os benefícios da adoção da ferramenta de ensino de software Alice (www.alice.org), desenvolvida pelo grupo de pesquisas da Carnegie Mellon University (CMU), dos Estados Unidos, serão uma vez mais debatidos nos dias 13 e 14 de março, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, durante o Congresso Alice Brasil.

O evento, que conta com o apoio da SOFTEX (www.softex.br), terá a participação de pesquisadores, representantes de diversas universidades e institutos de pesquisas, bem como de especialistas brasileiros e internacionais da área do ensino.

Alice é uma ferramenta de ensino gratuita, utilizada com sucesso em várias escolas americanas, que permite ao usuário aprender conceitos fundamentais de programação e criar filmes animados e videogames simples. Pessoas, animais e veículos em 3D povoam um mundo virtual, fornecendo um ambiente para que estudantes sem qualquer conhecimento prévio de computação possam inventar animações e até compartilhá-las na web. O nome Alice é uma homenagem ao novelista Lewis Carroll, mundialmente conhecido por ser autor dos livros Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.

“O grande diferencial dessa ferramenta é o fato de ela possibilitar ensinarmos, de uma forma muito intuitiva, algo extremamente complexo como é a programação orientada a objeto, que emprega conceitos bastante abstratos”, explica o Prof. Dr. Edson de Almeida Rego Barros, coordenador-geral do Congresso Alice Brasil.

Na manhã do dia 13, após a solenidade de abertura, John Forman, diretor de capacitação e inovação da SOFTEX, detalhará o envolvimento da entidade no Projeto Alice Brasil. Em seguida, Jacobo Carrasquel, Professor Associado do Ensino Ciência da Computação da CMU, analisará a importância do Software Alice no sistema educacional Norte-Americano.

“O Brasil, assim como outros países, enfrenta atualmente um déficit de pessoal qualificado para o setor de software e serviços de TI. Apesar da boa remuneração oferecida pelas empresas, muitos jovens ainda consideram a área complexa, receando não conseguir acompanhar o ritmo dos cursos oferecidos. O Alice quebra esse paradigma, desmistificando a complexidade em torno da programação de computadores na medida em que vai introduzindo os conceitos de forma gradual, ao mesmo tempo que estimula a criatividade e o envolvimento dos alunos. Estamos apoiando o Alice Brasil pois entendemos que o uso dessa ferramenta aqui no País pode resultar em um número maior de pessoas se decidindo por uma carreira no setor”, comenta John Forman.

No período da tarde, executivos da Oracle comentarão sobre o patrocínio da companhia ao software Alice e Don Slater, integrante do time do Projeto Alice, discorrerá sobre a sua experiência na introdução do Alice no sistema de ensino das escolas e universidades norte-americanas. A programação será encerrada com a palestra de João Vicente Ribeiro Ferreira, engenheiro de aplicações da Bentley Systems Latin America, sobre a importância da Realidade Virtual para as novas gerações.

O segundo dia do Congresso terá início às 9h00 com um painel abordando três iniciativas brasileiras. Andrea Zotovici, professora Responsável da Universidade São Judas Tadeu, professora da Faculdade de Engenharia do Centro Universitário Fundação Santo André e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, tratará do tema “Povoando um ambiente virtual no ALICE 3.0”. Alexandre Cardoso e Edgard Lamounier analisarão o emprego do Alice na da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e João Xavier Neto, assessor do SENAI/RN na área de Educação a Distância, dedicará sua palestra à questão do Alice na Educação Profissional Tecnológica. Logo após, Don Slater detalhará os novos desenvolvimentos de Alice 2, Alice 3 e Storytelling.

No período da tarde, a Dra. Wanda Dann, líder do grupo Alice, conectará via Skype os congressistas brasileiros ao time Alice na CMU para uma troca de experiências. Jacobo Carrasquel voltará a se dirigir ao público presente em sua palestra sobre as expectativas do time Alice na CMU no Brasil e América Latina. Esta edição do Congresso Alice Brasil será encerrada com um debate sobre o projeto 2013 do evento, que estuda a sua expansão para a América Latina.

Informações adicionais sobre a programação do Congresso, que terá como idiomas oficiais o Português, o Inglês e o Espanhol, no endereço www.alicebrasil.com.br. Para inscrever-se, visite www3.mackenzie.com.br/congressos/alice/.

As empresas ligadas à SOFTEX poderão usufruir de um valor de inscrição diferenciado para acompanhar o evento. Para aproveitar esse benefício é preciso apenas solicitar um código de acesso, bastando para tanto encaminhar uma mensagem eletrônica para [email protected] fornecendo as seguintes informações: nome da empresa, CNPJ, Agente ou Projeto ao qual é associada, nome de quem comparecerá ao evento, RG e dados para contato.

A taxa de inscrição também é oferecida com valores especiais aos membros da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Be Careers, Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e Association for Computing Machinery (ACM), bem como para a comunidade Mackenzista (alunos, ex-alunos e professores).

.[Congresso Alice Brasil 2012, dias 13 e 14 de março,das 8h30 às 17h30, na Universidade Presbiteriana Mackenzie - Rua da Consolação, 930 – São Paulo.Inscrições: http://www3.mackenzie.com.br/congressos/alice. [www.softex.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira