Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2012 - 09:23

Crescimento do mercado de Shopping Centers destaca a necessidade de logística eficiente

Faturamento do setor no Brasil cresceu 18,6%, atingindo R$ 108 bi em 2011; neste ano, devem ser inaugurados ou lançados 43 empreendimentos.

A TGestiona, do Grupo Telefônica, realiza operações logísticas em mais de 100 shopping centers do país, realizando 146 mil entregas por mês. Com bom planejamento logístico, lojistas podem reduzir os custos do negócio e evitar a perda de oportunidades de venda por falta de produto. Fevereiro de 2012 – No ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor faturou R$ 108 bilhões, resultado 18,6% maior em comparação ao registrado em 2010. De acordo com a entidade, hoje, existem 430 shopping centers e mais de 80 mil lojas espalhados por todo o país.

Pelos corredores dessas centenas de estabelecimentos circulam mensalmente 376 milhões de pessoas. Essa multidão de consumidores não tem a mínima ideia da verdadeira maratona logística, realizada nos bastidores de cada empreendimento, para atender à forte demanda de lojas dos mais diferentes segmentos. “Fundamentais em todo o processo de venda e abastecimento dos shoppings, os operadores logísticos têm pouquíssimo tempo para efetuar as entregas e retiradas de produtos nesse tipo de comércio”, esclarece o diretor de Logística da TGestiona [www.tgestiona.com.br], operadora logística do Grupo Telefônica, Maurício Pastorello.

O executivo explica ainda que todo o trabalho é cronometrado e tem de atender às exigências específicas de cada shopping, desde a documentação dos profissionais e veículos até o tamanho dos carros e caixas de transporte, bem como a utilização de acessos restritos do prédio, acompanhamento de seguranças e planejamento minucioso de cada operação.

Com 10 anos de experiência no segmento de logística, a TGestiona concentra grande parte do seu trabalho ao atendimento de clientes com lojas instaladas em shopping centers. “Nossos homens e veículos, diariamente, realizam algum tipo de operação em mais de cem shopping centers em todo o país, totalizando 146 mil entregas por mês” afirma Maurício Pastorello. O executivo ressalta que, para atender aos agressivos níveis de serviço (SLA) exigidos e estabelecidos em contrato, a TGestiona, entre outras ações, mantém centros de distribuição (CD) e hubs em posições geográficas estratégicas. “Com um fornecedor eficiente e um bom planejamento da logística, isto, aliás, a chave do lucro do varejo, os lojistas de shopping centers podem reduzir os custos do negócio e evitar a perda de oportunidades de venda por falta de pr oduto”, defende o diretor de Logística da TGestiona.

Neste ano, os operadores logísticos especializados em shopping centers têm no cenário dos negócios excelentes perspectivas de crescimento. De fato, a estimativa é que as receitas do setor cresçam 12% e que, apenas em 2012, sejam inaugurados 43 empreendimentos, 29 deles fora das capitais. E mais, uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers, revela que, nos próximos dois anos, 55% dos shopping centers no país pretendem expandir suas operações. “Com o crescimento do setor, vamos nos tornar ainda mais competitivos nessa área, com a oferta de soluções cada vez mais eficazes, custos adequados e redução do tempo de reposição e coleta de produtos”, conclui o executivo.

TGestiona [www.tgestiona.com.br)]-Presente no Brasil desde 2001, a TGestiona, empresa do Grupo Telefônica, com faturamento de mais de R$ 200 milhões anuais, emprega 1,6 mil funcionários no Brasil. Presente em outros cinco países (Espanha, Peru, Argentina, Chile e Colômbia), presta serviços de BPO, Gestão de Terceiros e Logística.

No segmento de logística é especializada em transporte, distribuição, gestão de estoques, instalação, e-commerce e logística reversa.

Além das empresas do grupo (Vivo, Telefônica SP, Atento e TVA), fazem parte do portfólio de clientes da TGestiona as companhias Lenovo, Dell, Positivo, ZTE, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Canon e Simpress.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira