Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2012 - 10:03

Reese Witherspoon entrega prêmio da Avon a instituições que se destacaram em campanhas pelo fim da violência doméstica


Entre as organizações reconhecidas pela comunicação inspiradora estão Women’s Aid, do Reino Unido, YWCA, do Canadá, Rwanda Women Network, de Ruanda, e Breakthrough, da Índia.

São Paulo – A atriz Reese Witherspoon, embaixadora mundial da Avon e presidente de honra da Avon Foundation for Women, ao lado da presidente mundial da Avon, Andrea Jung, entregam hoje o Prêmio Avon de Comunicação: Falando sem Medo sobre a Violência contra a Mulher, para quatro instituições que serão reconhecidas por suas campanhas de comunicação para ampliar a consciência sobre esse tipo de violência. A premiação ocorre durante a 2ª Conferência Mundial de Abrigos para Mulheres em Washington (2nd World Conference of Women’s Shelters), promovida pela organização norte-americana NNEDV (National Network to End Domestic Violence), em Washington.

O evento reúne mais de 1400 defensores, ativistas e líderes da causa de 96 países, com a finalidade de colaborar na mudança de atitude em relação ao problema. Os prêmios integram a campanha Speak Out Against Domestic Violence, liderada internacionalmente pela Avon Foundation, e conduzida no Brasil pelo Instituto Avon com o nome de Fale sem Medo – não à Violência Doméstica. Por meio da campanha internacional da Avon, já foram destinados cerca de US$ 40 milhões para a causa, em ações voltadas para mulheres de várias partes do mundo.

O Brasil participa ativamente da Conferência, devido ao destaque da Avon Brasil no conjunto de parcerias e ações colocadas em prática desde 2008, quando a campanha foi lançada no país. Desde então, o Instituto Avon direcionou cerca de R$ 3,5 milhões de reais para projetos voltados para a sensibilização e a orientação preventiva. Além disso, a Avon tem patrocinado de forma direta projetos como o filme Filme Amor?, do diretor João Jardim, que traz uma abordagem madura e impactante sobre o tema. O longa-metragem foi vencedor do Prêmio do Júri Popular do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, exibido em cinemas de todo o país e apresentado na 9ª edição da Premiere Brazil, mostra anual que acontece em Nova Iorque. Além disso, foi peça central em uma série de seminários realizados pela Associação Palas Athena e o Instituto Avon sobre o enfrentamento da violência, contando muitas vezes com a participação do diretor.

Além do diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, participam da conferência em Washington dois importantes ativistas no combate à violência doméstica no Brasil. O primeiro deles é o psicólogo Carlos Zuma, secretário executivo do Instituto Noos, organização que tem realizado importantes projetos por meio da parceria com o Instituto Avon. Um deles é a fotonovela Futuros Possíveis (disponível no site [www.institutoavon.com.br], que contou também com a parceria do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). O segundo convidado é Vera Vieira, diretora executiva da Associação Mulheres pela Paz. A organização foi uma das premiadas por meio do Fundo Avon Believe, no ano passado, e recebeu U$ 60 mil para apoio a novos projetos voltados para a defesa dos direitos das mulheres.

Os vencedores do Prêmio Avon de Comunicação: as quatro instituições reconhecidas pela Avon Foundation pela excelência em comunicação foram Women’s Aid, do Reino Unido; YWCA, do Canadá, Rwanda Women Network, de Ruanda; e Breakthrough, da Índia.

Os vencedores foram selecionados por um painel internacional de juízes, entre 19 finalistas identificadas por meio de uma pesquisa mundial financiada pela Avon Foundation for Women, para identificar quais são os pontos fortes e os desafios no esforço de comunicação destinado a reduzir a violência contra a mulher. Essa pesquisa demonstrou que as campanhas de comunicação têm evoluído significativamente e que, nos últimos 20 anos, a mulher vem sendo progressivamente representada como uma sobrevivente fortalecida pelas ferramentas e serviços a ela disponíveis, e não mais como vítima.

Para visualizar as campanhas premiadas em cada uma das quatro categorias – Contando Histórias, Campanha Inovadora, Quebre o Silêncio e Excelência Global em Comunicação – assim como campanhas de outros finalistas, visite o site [www.avonfoundation.org/globalspeakout/avon-communications-awards.html].

Estes materiais e outros estarão disponíveis a partir de junho de 2012 no Communications X-Change, um hub online mundial financiado pela Avon Foundation e gerido pela Futuro Sem Violência.

.Vencedor do Prêmio Contando Histórias: Women’s Aid (Reino Unido) - CUT – a campanha de cinema -O filme estrelado por Keira Knightley mostra uma mulher sofrendo agressões brutais. No dia do lançamento, foi a história de entretenimento mais visitada no site da BBC News: mais de meio milhão de acessos em seis dias.

.Vencedor do Prêmio Inovação:YWCA Canada – Campanha do comercial e do aplicativo “Safety Siren” (“Alarme da Segurança”)-O aplicativo “Safety Siren” promove encontros saudáveis e proporciona meios específicos para acabar com a violência contra a mulher. O aplicativo exclusivo, que baixado mais de 4.000 vezes, é ativado com o pressionar de um botão ou através de um movimento rápido, transformando um dispositivo móvel em um dispositivo multifuncional de segurança.

.Vencedor do Prêmio Quebre o Silêncio: Campanha do Rwanda Women Network -O cartaz mostra a imagem perturbadora de um homem abusando fisicamente de uma mulher com testemunhas assistindo a toda a agressão -uma demonstração simbólica da atitude da sociedade e da necessidade de mostrar a responsabilidade de toda a comunidade em relação esse desafio.

.Vencedor do Prêmio de Excelência Global em Comunicação: Breakthrough (Índia) – campanha “Bell Bajao!” (“Toque a Campainha!”) -Esta campanha está ajudando a coibir a violência doméstica, mostrando casos reais de vizinhos que interrompem a violência a portas fechadas. São poderosos anúncios de serviço público mostrando que "tocar a campainha" é uma forma de romper e acabar, sem confrontamento, com incidentes de violência doméstica.

Outras iniciativas da Avon Foundation na Conferência Mundial de Abrigos para Mulheres: Pesquisa Domestic Violence Counts -A Rede Nacional pelo Fim da Violência Doméstica divulgou sua pesquisa anual Domestic Violence Counts (A Violência Doméstica Pesa) financiada pela Avon Foundation. A pesquisa, que captura um instantâneo de um dia de serviços prestados nos Estados Unidos, descobriu que mais de 9.500 pedidos de vítimas de violência doméstica não são atendidas. Isso significa que, anualmente, quase 3,5 milhões de famílias não recebem a ajuda que necessitam e 60% das vítimas buscam abrigos de emergência ou moradias de transição.

Doações do fundo global Avon Believe -Reese Witherspoon e Andrea Jung entregaram os prêmios a dez abrigos e agências internacionais de combate à violência doméstica, incluindo subvenções do Fundo Avon Believe, para ajudá-los a proporcionar serviços críticos para a preservação da vida de vítimas de violência doméstica e suas famílias. A Avon Foundation estabeleceu uma parceria com a Rede Nacional pelo Fim da Violência Doméstica dos Estados Unidos para identificar projetos que estão sendo financiados pelo Fundo Avon Believe, com um total de 26 doações concedidas em homenagem ao 125º aniversário da Avon, no apoio a abrigos e agências em 21 países.

Reese Witherspoon: três maneiras de dizer não à Violência Doméstica -Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em 8 de Março, Reese Witherspoon também propõe "três maneiras de dizer não à violência doméstica”, por meio de um vídeo. A primeira atitude é acessar sempre que necessário o serviço de ajuda de cada país – no Brasil, seria o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que recebe denúncias e dá orientações para mulheres em situação de risco. A segunda atitude é adquirir produtos oferecidos pela Avon que contribuem para a causa – no vídeo, ela mostra a gargantilha que está sendo lançada nos Estados Unidos. Este item não chega ao Brasil neste ano, mas é possível contribuir com a campanha adquirindo cosméticos cuja parte dos lucros revertem para o Instituto Avon. Além disso, em abril estará à venda o Anel da Atitude, com 100% da renda revertida para a causa. A terceira atitude, segundo Reese, é compartilhar o vídeo, que você visualizar no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=OKBsiJNyahg&feature=youtu.be.

Para saber mais a respeito dos esforços da Avon pelo fim da violência contra a mulher em todo o mundo: Twitter [http://twitter.com/avonfoundation #AvonSpeakout #IWD] e curta nossa página no Facebook [www.facebook.com/AvonFoundation] (em inglês) ou acesse o site do instituto Avon [www.institutoavon.org.br].

Citações -"Como mãe, filha e irmã, não posso aceitar o fato de que uma em cada três mulheres será vítima de violência ao longo de sua vida. Tenho orgulho de ser Presidente de Honra da Avon Foundation for Women, uma organização que tem a consciência e coragem para enfrentar a epidemia silenciosa da violência contra mulheres em todo o mundo. Os Prêmios Avon de Comunicação que tenho o privilégio de entregar demonstram que a violência doméstica é uma tragédia mundial que afeta mulheres de todas as classes, raças e etnias". Reese Witherspoon, Embaixadora Global da Avon e Presidente de Honra da Avon Foundation for Women.

"É uma honra estar com milhares de líderes de todo o mundo unidos pela missão de erradicar a violência contra a mulher. A Avon tem o orgulho de compartilhar seu compromisso com este objetivo. Temos a honra de sermos os principais apoiadores da 2ª Conferência Mundial de Abrigos para Mulheres, e somos gratos pelo trabalho que todos vocês fazem no dia a dia para garantir que as mulheres em todo o mundo possam encontrar formas de viver suas vidas livres de violência”: Andrea Jung, presidente mundial da Avon.

“A Avon e a Avon Foundation estão profundamente empenhadas em acabar com a violência doméstica. Sua liderança nesta área faz uma enorme diferença nas vidas de tantas mulheres e crianças. Não poderíamos estar mais agradecidos por essa paixão, dedicação e apoio para acabar com um dos problemas mais universais do mundo”:Sue-Else, presidente da Rede Nacional pelo Fim da Violência Doméstica

Avon Foundation for Women e a Avon Global Philanthropy -A Avon é líder global em ações de responsabilidade social corporativa focadas exclusivamente em causas de grande relevância para as mulheres. Até 2011, a Avon Global Philantropy, liderada pela norte-americana Avon Foundation for Women, fez doações de mais de US$ 860 milhões em mais de 50 países para essas causas. Hoje, a ação de responsabilidade social da Avon concentra seus recursos nas pesquisas relacionadas ao câncer de mama e no acesso à assistência médica, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o Câncer de Mama), e nos esforços para reduzir a violência doméstica e de gênero por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não á Violência Doméstica).

Campanha Fale sem medo – não à Violência Doméstica -A campanha foi lançada globalmente em 2004, para promover a conscientização a respeito da violência doméstica por meio de programas de educação e prevenção, bem como proporcionar serviços diretos para as vítimas e suas famílias. A Avon apoia mundialmente os esforços para acabar com a violência contra as mulheres em mais de 50 países, arrecadando recursos com a venda de produtos especiais e promovendo sensibilização por meio de eventos e com informações educacionais divulgadas por 6,4 milhões de revendedores Avon em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira