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02/03/2012 - 09:43

Pesquisa Ecobenefícios identifica variação de preços em farmácias e supermercados de algumas capitais brasileiras

Preço de cesta de produtos de higiene pessoal, perfumaria e alimentos complementares pode variar até 14% em farmácias e supermercados de Belo Horizonte, aponta pesquisa da Ecobenefícios. Levantamento mostra preços menores em farmácias de Porto Alegre e Curitiba em relação aos supermercados .

Pesquisa realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro pela Ecobenefícios em farmácias e supermercados de três capitais brasileiras – Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba – mostra que a diferença dos preços de produtos de higiene pessoal, perfumaria e alimentos complementares pode chegar a 14%.

Em cada capital, foram pesquisados 20 itens (listados abaixo) em cinco farmácias e cinco supermercados de redes locais e nacionais. Na capital mineira, o custo médio total da compra nos supermercados ficou em R$ 96,44. A mesma compra, feita em farmácias, ficou em R$ 112,66. Em Porto Alegre, a diferença ficou em 2%, com vantagem para quem compra nas farmácias: R$ 114,74, contra R$ 116,69. Na capital paranaense, a compra em farmácias também se mostrou mais vantajosa, com diferença de 0,50% (R$ 103,00, contra R$ 104,85 nos supermercados).

Itens pesquisados: Shampoo 350ml | Condicionador 350ml | Fralda M 24 unidades | Lenços Umidecidos – Pacote com 75 unidades | Sabonete infantil 115g | Sabonete 90 g | Creme dental 90g | Desodorante Masculino rolo-on 50 ml | Desodorante Feminino rolo-on 50ml| Hidratante Corporal 200ml | Hastes flexíveis – Pacote com 75 unidades | Esmalte | Algodão 25g | Curativo -40 unidades | Sabonete Líquido 250 ml | Loção pós Barba 100 ml | Acetona | Papinha Infantil 115gr |Leite em pó 400 g |Barra de cereal 22g.Fonte: Ecobenefícios.

Para a consultora responsável pela pesquisa, Anajara Moraes, os dados mostram a importância de o consumidor pesquisar os preços praticados no mercado antes de efetuar suas compras. “A ideia de que os artigos de perfumaria e higiene pessoal são mais caros nas farmácias não se mostrou real em Curitiba e Porto Alegre, provavelmente pelo acirramento da concorrência das grandes redes nesse setor”, observa a consultora. “Em relação a Belo Horizonte, a concorrência aparece também provável fator de redução dos preços nos supermercados”.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de fornecer informações sobre preços praticados no mercado às empresas que concedem o cartão da Ecobenefícios a seus colaboradores, de modo a incentivá-los a consumir de forma mais econômica e sustentável.

A Ecobenefícios Good Card é uma divisão da Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração em Convênios HOM (Embratec) especializada em soluções sustentáveis para a área de recursos humanos e benefícios corporativos, visando a promoção do consumo consciente, melhor qualidade de vida das pessoas e aumento da produtividade. Utiliza a bandeira nacional Good Card, que conta com mais de 150 mil estabelecimentos credenciados. Atualmente, leva praticidade e conforto ao departamento de recursos humanos de 8,3 mil empresas, entre as quais as grandes empregadoras do país, totalizando mais de 1,7 milhão de usuários em todo o Brasil. A empresa está presente em todo o território nacional, com 11 unidades de negócios.

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