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02/03/2012 - 09:53

Ação para Nike é o Case do Mês de fevereiro eleito pelo IAB Brasil

Com o desafio de ampliar a repercussão da Corrida SP-Rio nas redes sociais, a ação da LiveAD impactou 2,9 milhões de pessoas e gerou um aumento no número de People Talking About It de três mil para 17 mil pessoas; Case foi um dos premiados no Facebook Studio Awards .

São Paulo – O Case do Mês de fevereiro, eleito pelo Comitê de Agências do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), é uma ação desenvolvida pela agência digital a LiveAD para a Nike, categoria Running, durante a Corrida SP-Rio 2011, realizada em outubro do ano passado e considerada a maior corrida de revezamento das Américas. O objetivo principal da ação era ampliar a experiência de corrida dos competidores, permitindo que cada um pudesse contar sua própria história ao longo da trajetória por meio de seus perfis nas redes sociais. Paralelamente, a Nike contava as histórias em seus perfis oficiais. Os resultados foram surpreendentes: 2,9 milhões de pessoas foram impactadas – considerando-se os contatos dos participantes em suas redes sociais - e o número de pessoas que falavam sobre o assunto (People Talking About It) nas redes sociais subiu de três mil para 17 mil.

Para ser colocada em prática, a LiveAD lançou mão de diversos mecanismos. O principal deles, um sensor RFID colocado no tênis dos corredores e usado para gerar a conexão automática com as redes sociais de cada um. Depois de cadastrados e conectados, os participantes só precisavam interagir com os outros mecanismos da ação, sem precisar fazer qualquer esforço além da corrida. No caminho da prova foram distribuídos Tapetes Gif, que geravam gifs animados dos corredores que passavam por eles, e Tapetes “Tô Curtindo”, que ao serem pisados, postavam automaticamente uma foto e o local em que os atletas estavam naquele instante, e um Confessionário, onde os participantes gravaram depoimentos e responderam a perguntas previamente cadastradas.

Para Mauro Silva, diretor de planejamento e criação da LiveAD, o projeto é inovador por permitir a interação, em tempo real, entre os universos offline e digital. “Considero como grande diferencial desta ação a possibilidade de os atletas postarem nas suas redes sociais sem esforço adicional, afinal eles já estavam colocando todo seu suor na corrida. Os mecanismos que adotamos os deixavam livres para fazer seu percurso. Pedir um simples like em seu smartphone já seria demais”, completa Mauro. Com as ferramentas, os corredores transmitiam suas experiências pessoais em tempo real para todos os amigos de Facebook e Twitter, gerando uma reação em cadeia: os colegas vibravam pelos atletas e os atletas seguiam firme na prova, incentivados pelos amigos. A LiveAD também criou um ambiente centralizador das informações da corrida que permitia a todos que estavam em casa acompanhar cada detalhe e torcer por suas equipes favoritas.

Cerca de 200 atletas correram 600km em três dias por trilhas, estradas e praias, em um percurso desafiador. A prova era destinada a atletas amadores, composta por 20 equipes e cada corredor tinha como missão correr, no mínimo, 15 km por dia. A largada foi no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e a chegada, na Praia de Ipanema, Rio de Janeiro.

O case ganhou o bronze na primeira edição do Facebook Studio Awards e está disponível no site: http://vimeo.com/37520727.

IAB Brasil-Fundada em 1998, com a missão principal de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil, a partir de 2005, a Associação de Mídia Interativa (AMI) passou a fazer parte da mais importante rede de associações do mundo – o Interactive Advertising Bureau -, mudando sua denominação para IAB Brasil. Desde então, a associação integra uma rede internacional de associações, que conta com representações em mais de 47 países, entre eles EUA, Austrália, Cingapura, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Chile e México. O IAB Brasil conta atualmente com cerca de cem filiados, entre sites e portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras Web, líderes em seu segmento no país.

O IAB Brasil tem como missão incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos para ações de comunicação e marketing através da criação de normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais; do intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados; de pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa e identificar oportunidades de posicionamento da mídia interativa através de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.

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