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02/03/2012 - 10:03

Rakuten espera aumentar vendas online em até nove vezes nos próximos anos

A expectativa de aumento de vendas está fundamentada na alta do m-commerce e uso de tablets.

A Rakuten, maior varejista online do Japão e terceira maior varejista online do mundo em vendas, espera que a difusão de smartphones e tablets impulsione um aumento significativo em seu tráfego de vendas online – um aumento de pelo menos nove vezes mais nos próximos anos. Apesar de dispositivos móveis, como smartphones, estarem impulsionando o crescimento das vendas online, a Rakuten acredita que a grande oportunidade para varejistas online está surgindo com o crescente uso dos tablets.

O grupo, que recentemente adquiriu a canadense Kobo, registrou forte evidência de que consumidores tendem a comprar mais por meio de dispositivos móveis que por computadores. “Nossos números mostram que quando usuários de computadores começam a usar celulares para fazer compras online, suas transações aumentam em até 1,5 vez, com um novo aumento de 1,5 vez quando migram completamente para smartphones e outro salto de 1,5 vez quando nossos aplicativos pré-instalados são utilizados”, diz Kenichiro Nakajima, Chief Mobile Officer da Rakuten. “Dada a comodidade e a experiência de navegação de qualidade dos tablets, esperamos registrar um nível similar de crescimento guiado por dispositivos de tablet.”

De acordo com o Google e o Consórcio de Varejo Britânico, o volume total de pesquisas móveis de varejo online cresceu 216% no comparativo anual, entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2011. Analisando tais resultados, a previsão da Forrester de um m-commerce no valor de US$31 bilhões até 2016 parece inteiramente viável. As vendas de tablet estão aumentando rapidamente com 70 milhões de dispositivos previstos para serem entregues em 2014 (fonte: IMS Screen Digest).

Enquanto diversos consumidores ainda valorizam a experiência de compra física, fica claro que varejistas devem adotar estratégias multicanal, capitalizando os elementos sociais da experiência online. Com dados divulgados em julho de 2011 pela Hitwise indicando que um fã no Facebook é igual a 20 visitas adicionais num site de varejo no curso de um ano, varejistas precisam ter uma estratégia clara em torno de como as ferramentas sociais podem ser utilizadas não apenas para o reconhecimento da marca, mas para desenvolvimento do produto e serviços de atendimento ao cliente, também.

“Vendas online podem ser um complemento importante às vendas de varejo tradicionais para muitas marcas, fazendo uma abordagem multicanal absolutamente vital”, comenta Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten Brasil. “M-commerce é um canal de varejo promissor e de rápido crescimento, mas isso não pode acontecer à custa dos elementos mais sociais e focados em serviços que consumidores associam com lojas que visitam. Varejistas devem construir uma forte presença em todos os canais – físico, móvel e social – para oferecer um serviço que permite que o cliente compre como preferir.”

A Rakuten Inc (JASDAQ: 4755) é líder mundial em serviços de internet e soluções em consumo e negócios, com atividades também nas áreas de turismo, finanças, segurança e esportes. Possui operações em vários países da Ásia, Europa Ocidental e América do Norte, e conta com mais de dez mil funcionários no mundo. A empresa, fundada em 1997, é sediada em Tóquio, Japão. [http://global.rakuten.com/group].

Rakuten Brasil-A Rakuten está no Brasil desde junho de 2011, após aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A Rakuten incorporou os serviços de SaaS e plataforma de e-commerce da Ikeda, que agora passam a ser oferecidos sob o nome de Rakuten EC Service.

Outra unidade de negócios da empresa é o Rakuten Shopping Online, um modelo único de market place virtual, que tem por principal objetivo o sucesso do varejista e a satisfação dos e-consumidores. A empresa também atua na oferta de cursos específicos para varejistas online, com foco no êxito da operação, através da Universidade Rakuten.| www.rakuten.com.br.

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