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02/03/2012 - 10:47

Lojas Americanas: crescimento consolidado de 8,7% na receita líquida em 2011 e lucro líquido de R$ 340,4 milhões

Abertura de 90 novas lojas em 2011, totalizando 621 com presença em 24 estados mais os Distrito Federal.

Rio de Janeiro – Lojas Americanas S.A. [Bovespa: LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais)], empresa que ocupa posição destacada no ranking das maiores redes de varejo do Brasil, com 621 lojas e presença em 24 estados mais o Distrito Federal, anunciou no dia 1º de março (quinta-feira), seus resultados do quarto trimestre de 2011 (4T11) e de 2011 (2011).

Destaque para receita líquida -Em 2011, a receita líquida consolidada atingiu R$ 10,202 bilhões, crescimento de 8,7% em relação a 2010. O crescimento na visão controladora foi de 13,2%, em comparação a 2010. Receita líquida “mesmas lojas”.Crescimento na receita líquida “mesmas lojas” de 6% no 4T11 e 7% em 2011. A margem bruta consolidada foi de 31,1% da receita líquida no 2011, uma variação de -0,1 p.p.. Na controladora, a margem bruta foi de 31,9% da receita líquida, aumento de 1,5 p.p..As despesas com vendas, gerais e administrativas consolidadas foram de 16,9% da receita líquida em 2011, uma variação de +0,1 p.p. em relação aos 16,8% registrados em 2010. Na visão controladora, as despesas com vendas, gerais e administrativas foram de 14,9% da receita líquida em 2011, uma redução de 0,3 p.p.;

O Ebitda consolidado atingiu R$ 1.448,9 milhões em 2011, crescimento de 6,9% em relação a 2010. A margem Ebitda consolidada foi de 14,2% da receita líquida em 2011, uma variação de -0,2 p.p.. O Ebitda na visão controladora atingiu R$ 1.025,1 milhões em 2011, crescimento de 26,4% em relação a 2010. A margem Ebitda controladora foi de 17,0% da receita líquida em 2011, um aumento de 1,8 p.p..O lucro líquido consolidado atingiu R$ 340,4 milhões, um crescimento de 10,0%, com margem líquida consolidada no mesmo patamar de 2010. Na controladora, o lucro líquido atingiu R$ 319,4 milhões, um crescimento de 11,4%.

B2W-Receita líquida consolidada de R$ 4,232 bilhões em 2011, crescimento de 3,9% em relação a 2010.FAI-A Financeira Americanas Itaú (FAI) encerra 2011 com cerca de 1,7 milhão de cartões emitidos e R$ 1,1 bilhão de volume de recebíveis. Cronograma de abertura de lojas totalmente em linha com o programa “Sempre Mais Brasil”. Inauguramos 90 novas lojas em 2011.

“Nos últimos dez anos, avançamos em diversas frentes que proporcionaram uma enorme transformação na Lojas Americanas. Evoluímos de um total de 105 lojas no fim de 2002 para 621 lojas em 2011, multiplicando a quantidade de lojas em seis vezes e consolidando a presença da nossa marca em praticamente todos os estados brasileiros. A área de vendas das lojas cresceu 388 mil m² no mesmo período. No ambiente operacional, o Ebitda consolidado saiu de R$ 143 milhões em 2002 para R$ 1,4 bilhão em 2011, crescendo cerca de dez vezes. A margem Ebitda consolidada evoluiu 5,1 p.p. no mesmo período, chegando em 2011 no patamar de 14,2% da receita líquida (RL). A receita bruta consolidada em 2002 foi de R$ 1,9 bilhão. Já em 2011, apresentamos um volume total de R$ 11,7 bilhões, apresentando um crescimento médio ponderado (CAGR) de 22,4% entre 2002-2011. Estamos construindo a infraestrutura necessária para consolidar nosso sonho de crescimento nos próximos anos de forma a oferecer o melhor atendimento aos nossos clientes. Assim sendo, em 2011, fizemos o maior investimento da nossa história. Em Abril, efetuamos um aporte de capital de R$ 644 milhões na B2W e investimos R$ 350 milhões na Lojas Americanas, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica. A B2W - empresa controlada, multicanal, multimarcas e multinegócios, que oferece produtos e serviços via internet, televisão, telefone, catálogos e quiosques, atingiu uma receita bruta consolidada de R$ 4,7 bilhões, com uma margem Ebitda de 9,8% da RL. Para 2012, da mesma forma que nos anos anteriores, “continuaremos no nosso caminho de aprendizagem e superação, o que nos deixa naturalmente entusiasmados, pois alcançaremos novos patamares de resultados, sempre buscando um melhor atendimento das necessidades dos nossos clientes”. Finalmente, gostaríamos de agradecer a dedicação e garra dos nossos Associados, assim como o apoio e confiança que recebemos de nossos fornecedores, clientes e acionistas”, comenta a a administração da empresa.

Perfil-Lojas Americanas foi fundada em 1929, em Niterói (RJ), e está presente em todas as regiões do país (24 estados mais o Distrito Federal), com 621 lojas – 389 no formato Tradicional, 230 no formato Express e 2 no formato BLOCKBUSTER® - equivalentes a 631 mil metros quadrados de área de vendas. As lojas tradicionais possuem área média de vendas de 1.400 metros quadrados, reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens. O modelo Express segue o conceito de lojas menores, com área média de vendas de 400 metros quadrados, logística just-in-time e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes dessas lojas. A Lojas Americanas garante a seus clientes preços competitivos em relação à concorrência e oferece produtos de qualidade reunidos nos Mundos Lar, Lazer, Beleza, Infantil, Confecção e Alimentos de Conveniência. O varejo físico de Lojas Americanas conta com três centros de distribuição localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. As ações da Lojas Americanas estão listadas na BM&FBOVESPA sob os códigos LAME3 (ordinárias) e LAME4 (preferenciais). “Queremos sempre mais” [www.ri.lasa.com.br].

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