Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2012 - 11:26

As mídias sociais têm muito mais graça do que apenas ler e ouvir!

Experiências sensoriais como ferramenta criativa.

Neste último final de semana tirei alguns minutos para ler o livro Brand Sense, de Martin Lindstrom, onde numa determinada passagem ele cita que menos de 6% das empresas listadas no Top 1.000 da revista Fortune trabalham experiências sensoriais além da visão e audição em suas campanhas.

Quando fui dormir continuei com isso na cabeça imaginando como interagir com as pessoas nas mídias sociais explorando o máximo das experiências sensoriais além do básico - a grosso modo; assistir vídeos e ler textos, sendo que ainda existem outros sentidos como tato, olfato e paladar que podem ser explorados.

Acontece que deficientes visuais, auditivos ou com problemas de fala ao sonharem durante suas noites de sono, acabam sentindo exatamente aquilo que vos faltam durante suas atividades diárias. Só para ilustrar isso, na mesma noite em que li o livro tive um sonho estranho onde ao comer algo inexplicável consegui sentir exatamente o cheiro e sabor de um melão – nunca antes acontecido.

Mas onde eu quero chegar com isso? Quero dizer que os estímulos sensoriais que podemos causar nas redes sociais podem ir muito além do que um simples ler e ouvir, pode estar muito mais nas possibilidades do “sentir”.

Gil Giardeli, especialista em redes sociais diz com freqüência em seus cursos e palestras: “esqueçam livros de negócios, devemos ler livros de romance, pois mídias sociais são relacionamentos”. Acredito que todos que estão lendo este artigo quando namoram desejam que seus parceiros(as) sintam seu cheiro, o sabor do teu beijo, o toque do caminhar das suas mãos, entre outras coisas não editáveis.

Isso prova que as marcas que tenham pretensões de relacionarem-se com seu público precisam transpor barreiras sensoriais, fazendo com que as experiências sejam penetrantes na vida, no momento e na mente daqueles o qual querem e precisam das marcas para se auto realizarem de algum modo.

Minha dica é - estimulem, aproximem, entreguem, façam, promovam interação e com certeza irão conquistar, não só clientes, mas advogados defensores da marca.

As mídias sociais estão aí para serem exploradas em todo seu potencial. Inovar, pensar e fazer ações fora da caixa conta muito para surpreender positivamente aqueles que interagem com sua marca no ambiente digital. Então, propicie experiências sensoriais únicas, criativas, relevantes e engajadoras para obterem sucesso ainda maior.

#ficadica desta máxima da retórica, que com certeza define bem o conceito de experiências do sentido: Somos o que esperamos ser, comemos o que esperamos comer, bebemos o que esperamos beber.

Por: Ederson Manoel, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Pós Graduando Master em Marketing pela ESPM. Sócio da Agência Blitz Brand Experience, atua em projetos de comunicação e marketing com esforços direcionados ao desenvolvimento de diálogos (in)críveis por meio de ações digitais que ofereçam experiências sensoriais únicas para pessoas e relevantes para as marcas”. @EdersonManoel https://twitter.com/edersonmanoel |Site www.agenciablitz.com.br |Fan Page https://www.facebook.com/AgenciaBlitz

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira