Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2012 - 12:04

O uso de PET/CT nos tumores de cabeça e pescoço

Palestra gratuita no dia 5 de março, em São Paulo.

Entre os exames aplicados na Oncologia, um dos mais poderosos é o PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons), com o qual é possível analisar o corpo inteiro de maneira rápida, segura e indolor e diferenciar tumores benignos de malignos, determinar a fase do câncer e monitorar o resultado do tratamento. “A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a melhor opção é a cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação desses procedimentos. Pode, ainda, precocemente, avaliar se a opção escolhida foi eficaz ou se é necessário substituí-la”, explica o Dr. Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear.

As vantagens versus o custo tornam o PET/CT cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento do câncer. Em relação aos tumores de cabeça e pescoço, que estão entre os dez mais incidentes no país, a doença pode acometer os lábios, cavidade oral, faringe, laringe, seios paranasais e glândulas salivares.

O PET/CT destaca-se pela acurácia diagnóstica na diferenciação entre modificações residuais decorrentes do tratamento, como cicatrizes, e recorrência tumoral, cuja identificação precoce pode permitir intervenções com o potencial de melhorar a qualidade de vida e até a sobrevida do paciente. Nos tumores de cabeça e pescoço, o PET/CT também é eficiente em identificar um tumor primário oculto, que é suspeitado quando se detectam metástases em linfonodos do pescoço sem que outros métodos de imagem localizem o tumor inicial.

Frente à importância desse tema, no dia 5 de março de 2012, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Alameda Santos, 85), São Paulo (SP), a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) realiza a palestra ‘Aplicações de PET/CT em tumores de cabeça e pescoço’, ministrada pelo Dr. Allan Santos, médico assistente do serviço de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da UNICAMP. Esta palestra, patrocinada pela GE, vale pontos para a revalidação do título de especialista. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas. Informações e inscrições no site www.sbmn.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira