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03/03/2012 - 12:18

ANEPS cria Ouvidoria em busca da excelência para a atividade de Correspondentes

Canal direto para clientes e membros da associação, a iniciativa qualifica e torna transparente a atuação dos profissionais de crédito.

A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País – ANEPS acaba de criar uma Ouvidoria com o objetivo de reforçar a regulação de suas empresas associadas. A iniciativa qualifica ainda mais o programa de certificação da associação, voltado para os profissionais da área de crédito e lançado em julho de 2011, além de tornar o processo ainda mais transparente.

Em linha com o Código de Defesa do Consumidor e as recentes resoluções do Banco Central do Brasil, a Ouvidoria é um canal direto do cliente com a associação, que o permite denunciar possíveis problemas que envolvam a atuação de Correspondentes ou Agentes associados. “Queremos que a ANEPS ofereça à sociedade a garantia de ética e transparência, importantes pilares no desenvolvimento do setor, com base nos princípios de Governança Corporativa da associação e com foco na inclusão social e financeira, em especial para as classes menos favorecidas”, avalia Anderson Borges, vice-presidente da ANEPS e Ouvidor Geral.

O papel da Ouvidoria é apurar e receber reclamações e denúncias dos clientes e membros da associação ou até de outras associações e instituições financeiras. Com base nas informações, a ANEPS poderá abrir processos administrativos que serão submetidos ao Conselho de Ética e Disciplina para apuração das irregularidades. Conforme o resultado, a ANEPS poderá aplicar penalidades que vão desde a advertência até a cassação dos registros e da certificação. Os resultados ficarão abertos para consulta pública.

De acordo com Borges, o propósito é assegurar que a atuação dos profissionais esteja em linha com o Código de Ética e Conduta, elaborado pela ANEPS. “O nosso maior desafio é reforçar a cultura de atendimento de nossos Agentes e Correspondentes para que eles possam melhorar sua atuação junto aos clientes, oferecendo produtos e soluções de acordo com a realidade de cada um deles e de forma ética e justa”, considera Borges.

Para entrar em contato com a Ouvidoria (reclamações, sugestões ou denúncias) basta ligar 0800 777 4654, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h, ou enviar um email para [email protected]. O site da ANEPS, www.aneps.org.br, também disponibiliza para consulta a lista de agentes certificados.

Perfil da ANEPS -Fundada em 2001, a ANEPS – Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo – atua na defesa do desenvolvimento e da organização do segmento que envolve os correspondentes e as empresas promotoras de crédito no País.

Em dez anos de atuação, a entidade tem obtido o reconhecimento do mercado por estabelecer canais de diálogo com entidades representativas de diversos segmentos da economia.

As empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo, ou Promotoras de Crédito, surgiram para atender à demanda do mercado, que precisava de um canal comercial apropriado para modernizar e racionalizar sua estrutura de atendimento na intermediação e encaminhamento das propostas de crédito.

A partir de sua atuação, o acesso ao crédito à população que não possui conta bancária ou que mora em regiões distantes dos grandes centros foi ampliado. Hoje, a ANEPS representa 140 promotoras de crédito que respondem por 85% das transações de crédito no país e atuam de acordo com a legislação vigente e o Código de Defesa do Consumidor.

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