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03/03/2012 - 12:43

Super Rio Expofood chega a 24ª Edição

Evento será realizado em março, no Riocentro.Cerca de 400 expositores nacionais e internacionais nos três dias de feira.

Uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, equipamentos, serviços e tecnologia da América Latina, a Super Rio Expofood reunirá cerca de 400 expositores nacionais e internacionais no Pavilhão 4 do Riocentro, entre os dias 20 e 22 de março. A expectativa da organização é movimentar em torno de R$ 130 milhões em negócios, valor que irá superar em 15% o resultado obtido na edição passada. São esperados 50 mil visitantes, entre empresários, empreendedores e colaboradores dos setores envolvidos. Paralelamente à feira, serão realizadas a 24ª Convenção Supermercadista, o 13° Seminário Nacional de Panificação & Confeitaria e o 16° Gourmet Show. Destaque também para I Brasil International Wine Fair/Grupo EV e o I Fórum de Pizzas. O evento é uma realização da ASSERJ - Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, e da Escala Eventos.

De acordo com Aylton Fornari, presidente da ASSERJ, o evento será também uma grande oportunidade para destacar a preocupação do setor com a questão ambiental. Hoje, o estado do Rio coloca nas ruas 180 milhões de sacolas plásticas por mês. “O fim do uso das sacolas plásticas estará entre os debates. Junto à Secretaria de Meio Ambiente do estado, estamos buscando soluções e elaborando um programa para que o processo se realize de forma tranqüila”, conta. “Queremos estimular o uso das sacolas retornáveis. Passaremos por um período de transição, que toda mudança de comportamento exige. Inicialmente iremos substituir as sacolas plásticas por modelos biodegradáveis”, adianta.

Profissionais dos setores da indústria, atacadistas e distribuidores de equipamentos, produtos, serviços, alimentos e bebidas terão a grande oportunidade de apresentar seus lançamentos durante a Expofood. Para o público visitante, formado por representantes de supermercados, padarias e confeitarias, bares e similares, restaurantes, hotéis, turismo, fast food, entre outros, é a chance de aprender, ensinar e, principalmente, fechar negócios e parcerias.

Reforçando o movimento de internacionalização do evento, uma grande mostra de vinhos será um dos principais destaques no pavilhão 4 do Riocentro. A I Brasil International Wine Fair, organizada pela Essência do Vinho Brasil, ocupará uma área de 1000m2, onde irá expor vinhos de referência da Europa e do chamado Novo Mundo. O espaço contará, ainda, com uma programação de ações temáticas, entre provas comentadas, showcooking e harmonizações, reunindo renomados especialistas e chefes de cozinha.

O evento receberá também a primeira edição do Fórum de Pizzas. A idéia principal do Fórum é alcançar altos níveis de excelência na produção, no sabor, e na criatividade da arte de fazer pizzas. Além disso, melhorar os padrões de qualidade dos serviços de mão de obra e da boa administração da categoria, orientando e assessorando os novos profissionais a alcançarem o melhor nível possível na qualidade dos seus serviços e produtos. O fórum contará com ciclo de palestras, degustação, apresentações especiais e shows profissionais e será aberto aos maestros pizzeiros, aos donos de pizzarias e aos demais amantes da pizza.

Variedades e ótimas surpresas são esperadas no 16º Gourmet Show. O espaço que já é sucesso no setor profissional e na mídia especializada, promoverá demonstrações culinárias e concursos específicos na área de gastronomia, dentre eles o de “Gourmet”, de “Pratos” e o de “Chef Revelação”. A mesa de jurados será composta por chefs e personalidades do setor. O objetivo maior do Gourmet Show é fortalecer a gastronomia nacional na área de Food Service, promovendo sabores e contribuindo, de forma efetiva, para a formação e especialização de novos profissionais do segmento que, em 2012, crescerá 20%. Lá estarão renomados chefs, interagindo com os visitantes, realizando cursos, palestras, debates e demonstrações ao vivo.

Entre os lançamentos que os expositores levarão para a Super Rio Expofood, opções inovadoras para controle de pragas. Empresa líder de mercado e que possui a maior linha de armadilhas luminosas para a captura e eliminação de insetos voadores da América Latina, a Ultralight apresentará a linha de produtos Flex, em que um único aparelho pode atuar em até seis posições, sem prejudicar a eficiência e mantendo o ambiente livre de moscas e outros insetos. A Ultralight lançará também produtos ecologicamente corretos, substituindo o plástico por materiais biodegradáveis e até reciclados. Outra novidade são armadilhas adesivas para roedores, feitas em polpa moldada, o mesmo material usado nas caixas de ovos, composto unicamente de papel reciclado.

Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente também fazem parte do conceito da Topema para o segmento de cozinhas profissionais. A linha Topema Innovations busca um equilíbrio entre a rentabilidade dos negócios de alimentação e o processo de sustentabilidade do planeta. A empresa apresentará na feira economizadores de energia, controladores para área quente da cozinha, controladores de temperaturas para câmaras frigoríficas, um sistema revolucionário de coifa sem duto, com expressivos resultados na eliminação de vapores e odores, recicladoras de lixo orgânico, capazes de reduzir os volumes descartados de detritos em até 90%, além da tecnologia de cocção por indução, que permite uma economia de 60% em relação ao gás e de 40% sobre o sistema elétrico.

As cozinhas industriais, os segmentos de panificação e confeitaria e a indústria de alimentos de maneira geral têm na A. Castellano uma forte aliada. A empresa, especializada na fabricação de utensílios domésticos 100% em aço inox e galvanizados, é a única que coloca no mercado uma linha de peneiras de atende normas da ANVISA. Os produtos estarão expostos na Expofood, assim como a linha de dosadores Vitória, fabricados com cortiça natural e aço inox 304,com função dosadora real.

O segmento de máquinas para a indústria alimentícia estará representado também pela Bralyx. Líder em equipamentos para a produção de coxinhas, salgados e doces, a fabricante paulista apresentará na Expofood sua linha completa de masseiras, formadoras e empanadoras para automatizar a confecção desses produtos. Um dos destaques é a Due, única formadora do mercado que produz peças com dois recheios e dupla cor. Outro é a Piccola, destinada especialmente a empreendedores com menor capacidade de investimento – a máquina ocupa apenas 1 m2 e é resultante de investimentos de R$ 500 mil reais em pesquisa, projeto e design.

Já a Klimaquip, que fabrica e comercializa ultracongeladores industriais, resfriadores rápidos, minicâmaras modulares, câmaras frigoríficas, câmaras de fermentação, entre outras opções de conservação de produtos resfriados e congelados, apresentará nesta edição da Expofood duas soluções para o mercado: Ponto Quente e Smart System. O Ponto Quente oferece diversas vantagens, entre elas a criação de centrais de produção de pães semielaborados, a possibilidade da produção em escala e, consequentemente, a redução de custos, a melhor gestão do processo industrial, além da otimização do espaço e do tempo (evita o trabalho noturno). Já o Smart System é uma solução desenvolvida pela Klimaquip, em parceria com a Prática, que visa à melhoria do sistema conhecido por Cook & Chill (cozinhar e resfriar). O processo elimina os riscos de contaminação dos alimentos preparados, através do resfriamento e congelamento rápido após o cozimento, com equipamentos de ponta e padronização.

Na parte de mobiliário, a Balbino Móveis apresentará seu novo catálogo de produtos, com mesas e cadeiras direcionados aos segmentos de bares, restaurante, hotéis e eventos. São peças funcionais e de grande durabilidade, como as mesas com base em madeira, ferro e alumínio, com padrões de acabamento diferenciados, de acordo com a preferência e necessidade do projeto do cliente.

Novidade para o mercado é também o que o visitante encontrará no espaço da Zummo, fabricante de máquinas de suco de laranja, com um sistema exclusivo de extração, patenteado mundialmente, que extrai o suco sem danificar a casca. Desenvolvida para restaurantes a quilo, buffets e supermercados e hotéis, a Zummo Z14 Doble Fresh Self Service permite que o próprio cliente se sirva. De acordo com o fabricante, o equipamento já começou a ser usado em alguns estabelecimentos e o resultado observado é o aumento das vendas, redução de uso de mão de obra para extração de suco natural e satisfação do cliente, que se sente seguro em relação à qualidade do suco.

É também de olho no consumo de sucos que a Bela Ischia participa do evento. Contando com pomares próprios, um rigoroso controle na seleção de frutas, mão-de-obra especializada, modernos equipamentos e laboratório informatizado, a empresa vem investindo na produção de bebidas 100% naturais, sem adição de conservantes. Fabricante de sucos integrais e polpas de frutas, a Bela Ischia aproveitará a feira para lançar o Tetra Pack (litro e 200ml) de néctar de maçã, obtido da diluição em água potável da parte comestível da maçã, por meio de processo tecnológico adequado, adição de açúcar, envasada assepticamente, sem adição de conservantes e destinado ao consumo direto.

Produtos exclusivos e de alta qualidade também serão apresentados pela Food Italia. Com sede em Fortaleza, a empresa atua em todo o território nacional, representando importantes empresas e marcas italianas, como produtoras de aceto balsâmico, licores, funghi, azeite extra virgem, chocolates e panetones. Entre as marcas, a Acetaia Dodi, produtora do Aceto balsâmico Tradicional de Reggio Emilia, a Lanfranca, uma marca da família Mengazzoli, produtora de vinagres balsâmicos nas áreas de Mântova e Modena. A Food Italia, também apresenta ao mercado brasileiro a linha de cremes à base de aceto balsâmico que podem ser combinados aos mais variados pratos e que tem a excentricidade de combinar até mesmo com sorvetes e frutas. No segmento de bebidas, a Food Italia conta com a marca La Materdomini, uma das destilarias mais importante do Sul da Itália, produtora do famoso limoncello e grappa. A empresa trabalha, ainda, com a Di Biase, empresa produtora do Funghi Porcini Secchi, totalmente naturais (sem conservantes e antioxidantes). Os visitantes da Super Rio Expofood poderão conhecer os chocolates e panetones artesanais da marca Sassellese e o azeite extra virgem da Niccolini.

Ainda para atender as diversas demandas, desde o segmento do autosserviço às empresas que fornecem alimentação, a Emplal participa da Super Rio Expofood, com diversos lançamentos da linha Kipote. São potes de diferentes formatos e tamanhos, produzidos com material de alta qualidade. Entre os destaques, a linha Multiuso, que vai ao microondas e à lava-louça, alinha Routisserie, de potes com tampa lacre, além de bandejas e saladeiras.

Pioneira no segmento de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo, a Vapza , que hoje conta com uma linha de mais de 40 produtos de varejo e food service , apresentará novidades na feira. Entre os lançamentos, a Batata Gomo – novo corte da tradicional batata Vapza bastante utilizada em assados, sautées e gratinados; o Frango Desfiado para recheio – uma opção com maior rendimento e textura ideal para os mais diversos recheios; o Feijão Fradinho e Arroz Integral Vapza e Vupt . No estande na Vapza, os visitantes poderão conferir e praticidade e versatilidade dos produtos através de aulas-show com a preparação de diversas receitas.

Marca de tradição no segmento de panificação, confeitaria e food service, a Itaiquara Alimentos aproveita a feira para apresentar algumas novidades, entre elas a linha de ovos líquidos pasteurizados EGGBOX, apresentados em caixas Tetra Pak de 1 kg, e prontos para utilização nas mais diversas receitas, substituindo perfeitamente os ovos em casca.

A Sandéleh Alimentos apresentará oficialmente ao mercado varejista os quatro novos varietais de azeite que já estão sendo comercializados no mercado brasileiro: o Hojiblanca, o Cornicabra, o Verdial e o Arbequina, todos produzidos pela maior produtora mundial de azeites, a cooperativa Hojiblanca. Além dessa novidade, a Sandéleh lança ainda a Lichia em caldas, que complementará o mix demais de 20 produtos.

Iniciando sua participação em feiras no ano de 2012, a Forno de Minas apresentará como novidades o waffle assado e congelado (nas versões light integral e tradicional), o pão de queijo assado congelado, as empanadas (nos recheios carne, frango e quatro queijos), as tortinhas (nos recheios frango, frango com requeijão e carne), as empadas (nos recheios frango e frango com requeijão), os folhados (nos recheios presunto e queijo, palmito, chocolate, banana com canela, frango e peru com queijo branco), além dos tradicionais pão de queijo e palito de queijo.

O Sebrae-rJ marca presença, mais uma vez, com uma grande área dedicada à troca de experiências. A instituição realizará sua tradicional Rodada de Negócios, reunindo 24 empresas. No ano passado, foram promovidos 220 encontros . A expectativa é de que sejam movimentados R$ 3,5 milhões. Diante do sucesso da iniciativa na edição anterior do evento, o SEBRAE-RJ apresentará novamente o Espaço da Cachaça, reunindo dezenas de produtores do estado do Rio. Uma novidade para os visitantes será um espaço dedicado à Copa do Mundo. O SEBRAE-RJ apostou num jogo interativo para chamar a atenção do público para as potencialidades que a instituição está trabalhando em função do mundial.

Dentro da programação de palestras da Convenção e do Seminário, especialistas em varejo, RH, marketing e gestão se revezarão em uma série de debates para abordar temas como Atendimento e Relacionamento, Novas Tecnologias e Novos Horizontes para o Varejo. [ www.superrio.com.br.jo. [www.superrio.com.br].

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