Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2012 - 12:55

Aumenta o número de mulheres empreendedoras

Estudo aponta acréscimo significativo de mulheres à frente de pequenas e médias empresas no país.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae, a projeção de mulheres empreendedores irá aumentar significativamente até 2020. O estudo revela que a participação de mulheres no comando de pequenas e médias empresas irá saltar de 24% em 2000 para 42% até 2020. Em 2010, as mulheres já superavam os homens em número de empreendimentos em estágio inicial, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Eram 53% de mulheres, contra 47% de homens à frente de negócios com menos de 42 meses de existência.

A engenheira e especialista em decoração Izabel Souki é um exemplo. Há dois anos decidiu deixar uma carreira estável em uma grande construtura para abrir seu próprio negócio e não se arrepende. “As principais motivações para me tornar empreendedora foi trabalhar em um nicho que, até então, não havia sido explorado, aliando a minha formação em engenheira para realizar projetos de acabamentos, além de ter meus próprios horários e, principalmente, poder cuidar de perto da minha filha sem ter que abandonar ou reduzir o trabalho. Com organização consigo conciliar perfeitamente meu papel de empresária e mãe”, completa.

Para as futuras empreendedoras, Izabel acredita que o melhor conselho é o planejamento financeiro para manter a empresa funcionando adequadamente. “Além disso, é bom fazer uma reserva financeira para imprevistos. Passei por algumas situações que me ensinaram a não pular ou ignorar alguns processos comerciais que podem reduzir o risco de problemas com clientes. Mesmo com os desafios, nunca pensei em fechar as portas, pois acredito que sempre podemos nos recuperar, olhar para frente e continuar”, completa a empresária.

A chef e empresária Letícia Pimenta também deixou um emprego estável, em uma multinacional, há cerca de 10 anos, para investir no próprio negócio. Formada em engenharia, Letícia atuava em gestão de qualidade quando descobriu na gastronomia uma paixão. “Tentei conciliar por um tempo os cursos de gastronomia com o trabalho, mas chegou um momento que precisei tomar uma decisão e preferi seguir minha vocação para gastronomia”, explica. Depois de morar fora e fazer estágio em cozinhas importantes, montou em 2001 o buffet Pimenta Gastronomia e não parou mais.

Em 2008 Letícia voltou às salas de aula em busca de mais uma especialização, desta vez com foco na gestão empresarial, para incrementar sua nova atividade de empresária. “Minha formação não é em administração e não tinha experiência para exercer esta atividade, mas as coisas acabaram evoluindo para isso. Para continuar tendo sucesso como empreendedora achei importante estudar sobre o assunto e isso me deu ainda mais condições de administrar a minha empresa”, explica. Hoje, além do Buffet, a chef administra também a J’adore, loja de congelados gourmet.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira