Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2012 - 11:07

"Itaipu tem muito que compartilhar", diz presidente do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial


Declaração foi feita no dia 05 de março (segunda-feira), em Foz do Iguaçu, durante a Assembleia Geral Ordinária de 2012 do CBVE.

A presidente do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, disse que Itaipu tem muito a compartilhar e a oferecer às outras empresas no que se refere ao exemplo de trabalho voluntariado. “É um dos programas mais antigos e uma experiência acumulada fantástica”, elogiou.

Foi exatamente esse critério, a excelência do trabalho voluntariado de Itaipu, que trouxe pela primeira vez para Foz do Iguaçu a Assembleia Geral Ordinária de 2012 do CBVE. O encontro ocorreu no Ecomuseu no dia 05 de março (segunda-feira). "Queremos agradecer muito a Itaipu por essa oportunidade de compartilhar grandes experiências", disse Wanda Engel.

Participaram do encontro representantes dos programas de voluntariado das 23 empresas que fazem parte do conselho: Accenture, Banco Bradesco, Carrefour, Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica, Gerdau, HSBC, Instituto Camargo Corrêa, Instituto C&A, Instituto Unibanco, Itaipu Binacional, Kraft Foods, Light, Metrô-Rio, Petrobras, PwC, Santander, Shell, Souza Cruz, TV Globo, Unimed-Rio, Vale e Wilson, Sons.

O trabalho voluntariado de Itaipu é promovido desde 2005 pelo programa Força Voluntária, que estimula a participação de seus empregados em projetos de solidariedade e ação social. O Força Voluntária promove atividades internas e externas, campanhas e cursos de capacitação para voluntários. Uma das ações é o Banco de Projetos, que faz o repasse de recursos financeiros para instituições filantrópicas nas quais os empregados são voluntários.

Outra atividade do Força Voluntária é a campanha de inverno, que recolhe doações de cobertores, agasalhos e calçados; "Adote uma Estrelinha neste Natal”, que compra brinquedos e material escolar para crianças de baixa renda de Foz do Iguaçu e Curitiba; e a de "Destinação do Imposto de Renda Devido”, que encoraja os colaboradores a destinar parte de seu imposto para instituições sociais. As ações voluntárias são exercidas livremente, fora do horário de trabalho, em organizações e/ou projetos sem fins lucrativos, respeitando a lei 9608/98 (Lei do Serviço Voluntário), que recomenda a assinatura do Termo de Adesão entre o voluntário e a organização.

Para a coordenadora do programa Força Voluntária, Lilian Paparella (RS.GB), “é muito importante que as empresas integrantes do conselho conheçam de perto o trabalho de voluntariado que a Itaipu desenvolve”. E o esforço valeu a pena. Tanta dedicação impressionou os integrantes do conselho. No sábado, parte deles fez uma visita à usina. Todos ficaram impressionados com a estrutura física da hidrelétrica, com as ações voluntárias e as demais desenvolvidas pela empresa.

Esta foi a primeira vez que o CBVE deixou o eixo Rio-São Paulo, tradicionalmente usado porque a maioria das empresas do conselho possui sede nesses locais, para fazer uma assembleia.

Além de Itaipu, apenas a Kraft Foods tem sede no Paraná. Para a representante da empresa, Izabela Lima, o encontro em Foz do Iguaçu acrescentou novas experiências profissionais e pessoais. “O Força Voluntária é um programa excelente, um benchmarking para as outras empresas, um exemplo de união e garra”, disse. Izabela também se impressionou com as Cataratas do Iguaçu e com Itaipu. “Foi uma experiência inesquecível, além de a gente conseguir realizar o sonho de ver a grandiosidade da Itaipu e conhecer uma das novas sete maravilhas da natureza”, afirmou.

Cooperação e desenvolvimento -A presidente do CBVE disse que o crescimento do voluntariado empresarial teve início no século XXI e a troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento desse segmento. “O mundo empresarial é voltado para a concorrência, mas o voluntariado empresarial busca a cooperação”, afirmou.

A cooperação das empresas pode ser uma grande aliada no fortalecimento do voluntariado e na diminuição da desigualdade no País. “Isso pode fazer sim uma grande diferença. Temos as melhores empresas do Brasil reunidas hoje aqui e as empresas estão investindo o que há de mais importante para elas, o trabalho de seus colaboradores”, disse Wanda. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira