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06/03/2012 - 11:40

Empresa catarinense quer ser a maior da América Latina


Flexicotton é líder nacional e busca ampliar o mercado, ultrapassando barreiras e vencendo os desafios desde a sua criação.

A busca pela liderança no mercado de produtos de higiene pessoal, em Marcas Próprias, na América Latina, é uma meta que muitas empresas procuram nos dias de hoje. A Flexicotton está entre estes empreendimentos e pretende alcançar o primeiro lugar o quanto antes. Hoje, a Flexicotton é responsável pela fabricação dos produtos de mais de 30 grandes redes, entre elas Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar.

Os sócios e proprietários da empresa, Jacinto Silveira e o francês Etienne Gruhier, acreditam que não é um sonho distante. A Flexicotton é líder nacional e já negociou com países do Mercosul, como Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Além disso, também realiza operações com a Guatemala, na América Central. Para conseguir alcançar esta meta, a empresa está apostando em produtos diferenciados, mercadorias que ainda não são vendidas nos países vizinhos. Os produtos que serão utilizados neste desafio são hastes flexíveis, algodão e curativos.

Em 1997, a Flexicotton começou como um braço do grupo francês Lemoine, que é o maior manufaturador de algodão hidrófilo do mundo. Na época, Jacinto e Etienne eram diretores do empreendimento no Brasil. Em 2004, foi tomada a decisão de verticalizar a empresa, e foi investido pesado em tecnologia: mais de R$ 1 milhão em maquinário. Quatro anos depois, a Flexicotton inaugurou mais uma plataforma em Santa Catarina.

No período de adaptação no mercado, a Flexicotton passou por várias mudanças até chegar à atual fase. Após abrir sua sede em sociedade com os franceses, a crise europeia atrapalhou os planos de consolidação da empresa. Em 2009, os atuais diretores adquiriram 100% da operação.

O caminho para os lucros e a consolidação no mercado -Durante o trajeto de consolidação da corporação, algumas mudanças foram realizadas como linha de produtos, atendimento, mix de produtos e modernização de alguns departamentos. Com as alterações, a fábrica conseguiu dobrar o tamanho, aumentar o número de funcionários, produção e assim consolidar o plano de recuperação.

Após a introdução da nova estrutura administrativa, resultados positivos foram surgindo. A parceria entre Lemoine e Flexicotton continua e é grande propulsora na garantia de produtos inovadores e tecnologia em maquinário.

Em 2008 e 2009, os anos foram difíceis. Em 2010, a realidade mudou. A empresa confirmou o grande potencial do mercado e alcançando os objetivos com os investimentos realizados. O faturamento chegou a R$ 15 milhões, cerca de 40% a mais do que nos anos anteriores. No ano seguinte, aumentou para R$ 20 milhões, 30% a mais que 2010. A expectativa para 2012 é fechar com um crescimento de 50% que significam R$ 30 milhões em faturamento.

A criação da própria marca -Em 2008, a Flexicotton criou a Bella Cotton com a intenção de expandir e alcançar as redes menores que não possuíam seus próprios produtos de higiene pessoal. A marca foi gerada em 2007 e começou a operar em 2008, no mesmo ano que a Flexicotton abriu sua sede na Grande Florianópolis.

A marca tem em sua linha 20 produtos, sendo dez curativos, cinco modelos de hastes flexíveis e cinco na linha de algodão, o hidrófilo, algodão em quadrados para a higienização do bebê e algodão em disco que é indicado para remover maquiagem.

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