Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2012 - 11:40

"Rota Gamboa" é o novo projeto do Galpão Gamboa

Programação eclética conta com diversas companhias de repertório do Rio entre março e agosto.

A partir do dia 08 de março (quinta-feira). o Galpão Gamboa, dirigido por Marco Nanini e Fernando Libonati, dará início ao seu novo projeto artístico: O Rota Gamboa. A programação conta com teatro adulto, infantil e dança que serão apresentados até o mês de julho a preços populares. Após os espetáculos noturnos haverá uma programação especial com shows e festas com a parceria dos bares mais característicos da cidade. A ideia da curadoria de César Augusto é selecionar espetáculos de companhias de repertório com a finalidade de promover uma visão mais ampla das escolhas artísticas de cada grupo: "A qualidade e o ecletismo nos orientaram para a escolha dos grupos que, de acordo com as suas características, promoverão um recorte sobre a cena carioca atual", explica.

O Rota Gamboa faz parte do Prêmio PRO-CULTURA de fomento as Artes Cênicas promovido pelo Ministério da Cultura e a FUNARTE. Marco Nanini recebeu o Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, por seu trabalho como ator e criação do Galpão Gamboa, enquanto o projeto que antecedeu o Rota Gamboa, o Gamboavista, está concorrendo ao Prêmio APTR de Teatro, na categoria Especial.

Para dar o pontapé inicial na programação, o Galpão Gamboa recebe o grupo Foguetes Maravilha. Entre 8 e 11 de março e no dia 18, será apresentado "Ninguém falou que seria fácil", que está concorrendo aos prêmios Shell e APTR (ambos na categoria texto, para Felipe Rocha) e ao Prêmio Questão de Crítica (nas categorias espetáculo, texto, direção e elenco). Na semana seguinte, no dia 15, será a vez do espetáculo "Ele precisa começar" e nos dias 16 e 17, o grupo apresenta "02 Histórias".

Ainda no mês de março a Focus Cia de Dança leva ao Rota Gamboa seu mais recente espetáculo, "As canções que você dançou pra mim", dirigido e coreografado por Alex Neoral e embalados por 72 canções de Roberto Carlos. As apresentações acontecem entre os dias 22 e 25. Em seguida, de 29 de março a 1° de abril, a Companhia Atores de Laura leva seu "Adultério", dirigido por Daniel Herz, ao palco do Galpão Gamboa. O tema adultério serve de pano de fundo a uma estrutura dramatúrgica construída por histórias que originam novas tramas, num processo contínuo que se desenvolve ao longo de todo o espetáculo. O espectador é convidado permanentemente à reflexão sobre o que é realidade e o que é representação.

O monólogo "Inquieto Coração", com dramaturgia e atuação de Eduardo Rieche, dirigido por Henrique Tavares, estará em cartaz durante a Semana Santa (De 5 a 8 de abril). A peça é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho, escritor e teólogo do século IV, sobre os prazeres, necessidades e angústias do ser humano. A partir do dia 12, quem chega para integrar o projeto é a OMONDÉ. De 12 a 15 e de 19 a 22, apresenta "Os Mamutes", de Jô Bilac, com direção de Inez Viana. O espetáculo traça um paralelo com o espelho de Alice e fala da deformidade do ser humano diante de uma sociedade repressora e deficiente; do consumismo exacerbado; da alienação violenta de uma geração sem perspectiva e da precocidade infantil. Já de 26 a 29, será a vez de "As Conchambranças de Quaderna", de Ariano Suassuna, também dirigida por Inez Viana. Grande sucesso de público e crítica em duas temporadas no Rio de Janeiro, o espetáculo, que já foi visto por mais de oito mil pessoas, reúne duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna.

"Murro em Ponta de Faca", de Augusto Boal e direção de Paulo José, fecha a programação do primeiro trimestre. Considerando a excelência dramatúrgica e atualidade do texto, a montagem se propõe a estender a obra do autor, bem como apresentar a temática do exílio (não só na ditadura brasileira, mas também latino-americana), especialmente às novas gerações, valorizando a memória nacional. Para provocar esse debate, a peça traz em cena três casais de distintas classes sociais e ideologias, obrigados a conviver no mesmo espaço físico e enfrentar suas diferenças e a falta de liberdade. As apresentações serão aos sábados e domingos de maio. Ainda para este mês, a organização está preparando uma intervenção no entorno do Galpão Gamboa criando uma rota artística em vários pontos importantes do bairro.

Programação Infantil terá destaque no Rota Gamboa -Além dos espetáculos de teatro adulto e de dança, o projeto abrirá espaço para uma programação infantil, seguindo a mesma diretriz de abrir espaço para as companhias de repertório. Lasanha e Ravióli vão apresentar "Lasanha e Ravióli in Casa" nos dias 10, 11, 17 e 18 de março e "Lasanha e Ravióli in Bela Adormecida" nos dias 24, 25 e 31 de março e 1° de abril. A dupla Ana Barroso e Monica Biel , desde 1990, direciona seu trabalho ao público infantil com espetáculos que resultam de uma pesquisa em torno da literatura dos contos de fadas - universo que trabalha com elementos presentes no cotidiano infantil e muito teatrais.

Os atores Marcela Galvão e Marcio Miranda, da Companhia de Repertório de Teatro Musical, vão apresentar dois espetáculos: "A Gata Borralheira", nos dias 7, 8, 14 e 15 de abril e "Fabulices", nos dias 21, 22, 28 e 29. O primeiro usa e abusa de ritmos brasileiros - com músicas originalmente compostas por Marco Rodrigo, enquanto o segundo dá uma "repaginada" nas fábulas mais populares.

Algumas peças já confirmadas na programação do segundo semestre são: "Filho Eterno", dando continuidade ao repertório da Companhia Atores de Laura, e os infantis "Só voa quem tenta", "O médico camponês e a princesa engasgada" e "A Cinderela brasileira".

Música, gastronomia e artes plásticas também terão espaço -A programação do Rota Gamboa não ficará restrita às artes cênicas. O espaço vai abrigar shows e festas com a presença de bares tipicamente cariocas, como Bracarense, Enchendo Linguiça, Granel, Bar da Frente, Pontapé e Aconchego Carioca. Abrindo a temporada, o Rota Gamboa recebe o DJ Zé Otávio no dia 10 a banda Tono no dia 17 de março.

Formada por quatro jovens e inventivos músicos, ao longo dos últimos três anos o Tono percorreu os palcos da cidade maravilhosa e de outras cidades do país apresentando um show que se destacou pela originalidade das canções, melodias, arranjos e também da formação, já que o baterista Rafael Rocha é ao mesmo tempo vocalista e fica posicionado no meio e mais à frente do palco, diferente das demais bandas por aí.

Seguindo as características do projeto que antecedeu o Rota Gamboa, alguns artistas serão convidados para pintar um mural de 10 metros que fica no segundo piso do Galpão. A criação especial para o local será de inspiração livre e ficará em exposição durante dois meses. O primeiro a mostrar seu trabalho no Rota Gamboa será o grafiteiro Rafo Castro. De 2003 para cá, Rafo espalhou por todo o Brasil seus personagens, hoje, já é conhecidos por quem faz parte do universo de street art. Conhecido pelo pioneirismo nas intervenções de rua na Zona Norte carioca, o artista teve como influência nomes como Obey Giant e Shn, que têm como base o trabalho com lambe lambe e stickers.

O Galpão Gamboa nasceu do desejo do ator Marco Nanini e do produtor Fernando Libonati de darem continuidade ao trabalho de inserção social que é realizado há mais de 20 anos através de sua produtora Pequena Central de Produções Artísticas Ltda; com distribuição de ingressos de seus espetáculos para ONGs e Projetos Sociais e da contratação de jovens como estagiários nas áreas de produção, cenografia e figurinos de seus espetáculos. Dentro da área cultural, desde 2008, o espaço já atende a produções culturais, sendo usado como sala de ensaios e como base para produções de teatro ("O Bem Amado", "Cine-Teatro Limite", "A Máquina de Abraçar", "Pterodátilos", "Julia") e cinema ("Do Começo ao Fim"). O Galpão Gamboa, durante este ano, receberá a Pequena Orquestra, e a coreógrafa e diretora Cristina Moura.

O Galpão Gamboa é uma instituição qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), não governamental com conhecimento legal e transparência administrativa. Ele pretende, por meio da Cultura, do Esporte e da Saúde, criar oportunidades de formação e inclusão social para crianças, jovens e adultos da terceira idade das comunidades carentes do Rio de Janeiro, como o Morro da Providência e os bairros da Zona Portuária, Gamboa, Saúde e Santo Cristo, incentivando-os na descoberta de seu enorme potencial junto à sociedade.

O Galpão é um espaço para a experiência da liberdade cultural, das trocas afetivas que a convivência social proporciona. O projeto reúne cultura, esporte e saúde atestando seu compromisso com o bem-viver e a responsabilidade social oferecendo aos frequentadores, o que lhes é de direito e preciso para se tornarem cidadãos.

Programação (março, abril e maio):Teatro Adulto:Ninguém falou que seria fácil - 8, 9, 10 de março às 21h e 11 e 18 de março às 20h Ele precisa começar - 15 de março às 21h. 02 Histórias - 16 e 17 de março às 21h. Adultério - 29, 30 e 31 de março às 21 e 1° de abril às 20h.Inquieto coração - 5, 6 e 7 de abril às 21h e 8 de abril às 20h. Mamutes - 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de abril às 21h e 15 e 22 de abril às 20h As Conchambranças de Quaderna - 26, 27 e 28 de abril às 21h e 29 de abril às 20h. Murro em Ponta de Faca - 5, 12, 19 e 26 de maio às 21h e 6, 13, 20 e 27 de maio às 20h.

Dança-As canções que você dançou pra mim - 22, 23, 24 de março às 21h e 25 de março às 20h

Teatro Infantil:Lasanha e Ravióli In casa - 10 e 17 de março às 17h e 11 e 18 de março às 16h.Lasanha e Ravióli in A bela adormecida - 24 e 31 de março às 17h e 25 de março e 1° de abril às 16h.A gata burralheira - 7 e 14 de abril às 17h e 8 e 15 de abril às 16h.Fabulices - 21 e 28 de abril às 17h e 22 e 29 de abril às 16h.

Shows e festas:Festa com DJ Zé Otávio - Dia 10 de março, após o espetáculo (De meia noite às 4h).Show com Tono - 17 de março, após o espetáculo (De meia noite às 4h). Exposição:Mural de Rafo Castro - Visitação durante os meses de março e abril.

Rota Gamboa, Galpão Gamboa, Rua da Gamboa, 279 - Centro do Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2516-5929. Ingressos espetáculos: R$10 (inteira) / R$5 (meia) para estudantes, idosos e moradores dos bairros da Zona Portuária apresentando comprovante de residência..Ingressos shows e festas:Grátis para quem assistir aos espetáculos / R$10 até meia-noite / R$20 após meia-noite Vendas de Ingressos: .No Galpão: Terça a quinta: de 14h as 19h (Nos dias de espetáculo a bilheteria funciona das 14h até a abertura da sala ou até esgotarem os ingressos). Na Pequena Central (Rua Conde de Irajá, n° - Botafogo): Terça a Quinta: de 10h as 16h.Capacidade do teatro: 80 lugares. Classificação etária: de acordo com o espetáculo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira