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06/03/2012 - 11:53

Classe C é responsável por 85% do faturamento de R$ 24 milhões da Vallor Urbano, em 2011

Jovem da classe média é o principal consumidor da empresa especializada em loteamentos.

O aumento do poder aquisitivo da classe C tem atraído cada vez mais as empresas. Atuando no mercado de lotes há cerca de 30 anos, a Vallor Urbano (www.vallorurbano.com.br) é uma dessas companhias que presenciou, nos últimos anos, os clientes dessa faixa se tornarem a principal fonte do faturamento da organização, que atingiu R$ 24 milhões em 2011. Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que a classe média será responsável pelo aumento de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020. Segundo o levantamento, o consumo das famílias da classe C corresponderá a R$ 1,4 trilhão dos R$ 2 trilhões que o Brasil deve adicionar ao PIB até 2020.

De acordo com os dados divulgados pela entidade, as famílias dessa faixa de renda representam atualmente 52% da população e devem aumentar seu consumo em R$ 800 bilhões. O estudo leva em consideração a análise feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) – que enquadra neste segmento as famílias com renda mensal de R$ 1,4 mil a R$ 7 mil.

Especializada na urbanização de terrenos residenciais e industriais, a Vallor Urbano foi uma das companhias que percebeu um aumento significativo no número de clientes desta faixa nos últimos anos. Em 2011, cerca de 85% das receitas da empresa vieram da classe C, e outros 15% restantes provêm da classe B, que ascendeu da nova classe média. “O público que compra os lotes da nossa companhia é essencialmente desse segmento, e a maioria é composta por jovens que estão realizando o sonho da primeira casa própria”, explica Sérgio Guimarães Pereira Júnior, diretor da Vallor Urbano.

Mas o aumento de consumidores da classe C trouxe à empresa uma nova dinâmica. O executivo explica que a empresa passou por algumas mudanças para atender melhor esse novo cliente. “A classe média sente necessidade de receber um bom atendimento, tem cada vez mais informação à disposição e pesquisa muito para encontrar os produtos que melhor atendem às suas expectativas. Mas o preço baixo não é o principal diferencial na hora da escolha”, comenta Guimarães. O diretor da empresa conta que a Vallor Urbano passou a seguir um modelo de gestão diferente, entregando mais do que o consumidor espera. “Começamos a surpreender os clientes e a manter um padrão de atendimento onde são respeitados em suas escolhas e individualidades”, conta.

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