Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2012 - 12:16

Ministro participa da abertura da Expodireto

Mendes Ribeiro Filho aproveitou o evento para anunciar a construção de um segundo pavilhão destinado à agricultura familiar .

Brasília - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, sinalizou que o governo avançará nas ações para aumentar a capacidade de armazenagem da produção. Entre elas está o credenciamento de pessoa física, uma demanda dos produtores rurais. A implementação do seguro renda também deve avançar dentro do governo e ações para isso já estão em avaliação. A notícia, aguardada pelo mercado, foi dada durante a abertura da 13ª Expodireto Cotrijal, no dia 05 de março(segunda-feira), em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

Mendes Ribeiro Filho também aproveitou o evento para anunciar a construção de um segundo pavilhão destinado à agricultura familiar. Hoje, o setor ocupa uma área de 3 mil metros quadrados, são 146 estandes da agroindústria familiar, artesanato, flores e folhagens. Sobre o incentivo à irrigação das lavouras, o ministro reiterou o apoio do governo federal. Segundo ele, a União já está com projetos integrados com os estados para a implementar a agricultura irrigada. “Estamos trabalhando para a implementação das ações e para que o Brasil se destaque na produção mundial de alimentos. Temos muito por fazer e por isso vou trabalhar a cada dia para que o país seja reconhecido mundialmente como maior produtor de alimentos”, destacou.

Lançamentos-Como parte das celebrações do Ano Internacional das Cooperativas declarado pela organização das Nações Unidas (ONU), Mendes Ribeiro Filho fez o lançamento da cartilha “Coopergênero, Cooperativismo e Igualdade de Gênero”. A publicação trabalha de forma lúdica questões relativas à equidade de gênero respaldada na doutrina cooperativista e é voltada a adolescentes e pré-adolescentes. A cerimônia foi no estande do Mapa, na feira. O material será distribuídos às cooperativas e instituições de ensino. A primeira tiragem tem 10 mil exemplares.

Outra novidade no primeiro dia de funcionamento da feira foi o lançamento de duas novas cultivares desenvolvidas pela Embrapa, vinculada do ministério: a BRS Centauro. A cultivar é uma variedade de aveia preta utilizada para a cobertura de solo e produção de forragem, uma das principais culturas de inverno do Rio Grande do Sul. A variedade passa a ser uma alternativa de uso em substituição às populações de aveia preta comum, ainda utilizada em larga escala pelos agricultores. A BRS Resteveiro é uma leguminosa de inverno para solos úmidos recomendada para formação de pastagens em terras baixas, para ser cultivada antes ou após o arroz e para rotação agricultura-pecuária com este cereal. |Mônica Bidese/MA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira