Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/03/2012 - 12:27

Programa do SBA com foco na produção de leite reestreia dia 8 de março

Atração do Canal do Boi defende que país tem potencial para produzir mais, desde que produtores tenham acesso às informações especializadas.

O mercado do leite é promissor, num cenário de crescente demanda por alimentos e de aumento de renda de nações em desenvolvimento. Raramente se viu no mundo um crescimento per capita de consumo de leite como o que o Brasil teve nos últimos dez anos, que subiu quase 40 kg e agregou mais de 20 milhões de novos consumidores potenciais, como mostram pesquisas da Embrapa Gado de Leite. O Brasil é o quinto maior produtor de leite no mundo, gerando 30,48 bilhões de litros por ano. São 23 milhões de vacas ordenhadas com média individual de 1.325 kg por lactação, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de registrar um volume expressivo de produção, o país ainda precisa caminhar muito para aproximar-se da média individual de mais de 9,7 mil quilos diários das vacas holandesas. Para o SBA - Sistema Brasileiro do Agronegócio, o principal motivo da baixa produtividade de grande parte dos produtores brasileiros é a carência de informações especializadas.

"O potencial produtivo brasileiro é muito grande, considerando-se o tamanho do rebanho bovino, as grandes extensões de terra agricultável para a produção de pasto de boa qualidade e, principalmente, o uso de tecnologias e a disponibilidade de material genético de touros e matrizes de alta performance", informa o diretor comercial do SBA Jorge Luiz de Campos. Segundo ele, por conta do uso de tecnologia de ponta, muitos produtores já exercem a atividade com desempenho similar ao de rebanhos de referência da Holanda, da França e do Canadá.

Alguns desses produtores serão mostrados no "Pró Láctea", atração que aborda todos os elos da cadeia produtiva do leite. O programa vai ao ar às quintas-feiras de 11h30 às 12h30 pelo Canal do Boi, uma das quatro emissoras do SBA. Apresentado por Jorge Zaidan, o Pró Láctea atualmente é exibido em reprises dos melhores programas desde a sua estreia em outubro de 2011. A partir de março, serão retomadas as edições inéditas com uma série especial gravada em uma das regiões mais produtivas de Minas Gerais, maior bacia leiteira do país.

Zaidan explica que as edições do programa estimulam o produtor a adotar ações objetivas e viáveis, embasadas em pesquisas e na experiência de produtores de referência. O objetivo é mostrar a importância da tecnologia como fator decisivo para melhorar a atividade no país e, como conseqüência, ofertar uma qualidade melhor do produto ao mercado. "Serão apresentadas as novidades do mercado leiteiro, como feiras e exposições, histórias de sucessos de produtores de diversas localidades do país, entrevistas com técnicos do setor leiteiro, representantes das empresas lácteas do Brasil e as últimas notícias do mercado leiteiro no mundo", ressalta.

O programa Pró Láctea - A primeira reportagem será exibida dia 8 de março e marcará o retorno ao vivo do programa. A equipe do SBA esteve na Zona da Mata mineira, uma das maiores bacias leiteiras do estado, e visitou o Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite (CNPGL) da Embrapa, em Juiz de Fora. Principal centro de pesquisas do leite no Brasil, a Embrapa Gado de Leite originou quatro edições do Pró Láctea, com a abordagem de assuntos como melhoramento genético, Instrução Normativa 62, meio ambiente e emissão de gases de efeito estufa.

Na viagem, outros dois programas foram concebidos: um sobre o Projeto Poitara, em Barbacena, que realiza um trabalho de oferecer ao criador leiteiro do país o que há de melhor em genética e produção do gado Holandês com pedigree; e outro mostrará a Fazendas Reunidas HD, em Coronel Pacheco, especializa nas raças Gir, Holandesa e Girolando.

A primeira edição do programa -No dia 13 de outubro de 2011, o Pró Láctea estreou no Canal do Boi com o tema "Como melhorar a qualidade leiteira no Brasil". A equipe foi até uma região próxima a Amsterdã, na Holanda e conheceu uma família típica do país que é referência mundial na produção de leite. O programa abordou o manejo adotado na propriedade, a alimentação, as raças utilizadas, a questão sanitária e a tecnologia empregada.

Nos episódios seguintes, o Pró Láctea falou sobre a instabilidade da atividade, o momento atual da pecuária leiteira, como se preparar para enfrentar momentos que não favoráveis para o setor e a importância da longevidade da vaca nas fazendas. Também forram mostrados histórias e o empreendedorismo de famílias produtoras, apresentando desde as matrizes, o leite que vem de colaboradores, o processo industrial, os produtos em lançamento, além de detalhar o trabalho com o animal da raça Gir Leiteiro, a importância do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ e o dia a dia de fazendas que trabalham somente com a raça Jersey. A 5ª Feileite - Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite também foi tema do Pró Láctea, que dedicou três edições à cobertura do evento.

SBA -A empresa nasceu da iniciativa pioneira de um agropecuarista, Claudio Godoy, que percebeu a deficiência do mercado em comunicar e fornecer informações relativas aos negócios do segmento agropecuário. Hoje, com 16 anos de atuação, o SBA é proprietário de quatro emissoras com cobertura nacional e abrangência internacional, voltadas para o produtor rural.

De acordo com as necessidades do mercado de agronegócios, a rede SBA foi criando novos canais de comunicação para o produtor rural. O Canal do Boi foi o primeiro canal informativo. O Agro Canal é uma revista eletrônica com foco em negócios do campo. O Novo Canal é um canal de vendas e merchandising. E o Conexão BR traz entretenimento para o homem que vive no campo. Os quatro canais são especializados no setor agropecuário.

O diferencial das emissoras do SBA é que elas possuem grande credibilidade pelo fato de seus profissionais serem produtores rurais e dominarem por completo as questões que envolvem o setor. Com o slogan: "Ninguém acredita mais no agronegócio do que a gente", o grupo se consolida na comunicação voltada ao setor.

O sinal da rede é transmitido via antena parabólica, Neo TV e internet, abrangendo cerca de 80 milhões de telespectadores em todo o território nacional e parte da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira