Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2012 - 09:39

Alcatel-Lucent lança tecnologia de fibra óptica quatro vezes mais rápida que o 100G e lida com a crise de capacidade causada pelo rápido crescimento de vídeos

Bell Labs inova com um novo chip comercial de 400 gigabits por segundo para redes de comunicação óptica.

Paris– Prestadores de serviços de comunicação enfrentam um grande desafio decorrente de uma crise de capacidade de rede devido às demandas de propriedade de smartphone e tráfego de vídeo. Como solução a esse impasse, a Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) criou o Photonic Service Engine (PSE) , um novo chip para redes de fibra óptica que oferece o dobro da capacidade e quatro vezes a velocidade das redes atuais.

Desenvolvido a partir de conceitos inovadores do Bell Labs, o Photonic Service Engine da Alcatel-Lucent suporta velocidades de transmissão de dados de 400 gigabits por segundo (400G) em redes ópticas.

O incessante crescimento de banda larga, dados móveis e serviços em nuvem representa um grande desafio para prestadores de serviço, que buscam formas de manter custos sob controle ao mesmo tempo em que expandem drasticamente a capacidade de suas redes. O Photonic Service Engine oferece melhorias consideráveis para as redes ópticas coerentes de 100G implementadas por operadoras atualmente. O PSE também promoverá a migração eficiente para redes de 400G no futuro.

"Hoje em dia, velocidade é um fator indispensável para todos os prestadores de serviço: a velocidade da rede e a velocidade com a qual os novos serviços podem ser trazidos ao mercado", afirma o porta-voz da SOFTBANK TELECOM no Japão. "Com milhões de pessoas contando conosco para acessar a gama completa de conteúdo online, vemos a inovação de 400G da Alcatel-Lucent como o caminho para um longo e próspero futuro".

"O moderno mecanismo óptico coerente da Alcatel-Lucent exemplifica a união entre a tecnologia avançada do Bell Labs com as experiências comerciais de mercado de 100G da empresa", afirma Sterling Perrin, analista sênior da Heavy Reading. "O PSE pode ser o primeiro chip comercial de 400G. Porém, tão significativo quanto isso, aprimorará a economia e o desempenho de sistemas 100G, ampliando e acelerando o uso pelo mercado de 100G."

A Alcatel-Lucent é líder no mercado de soluções ópticas de 100G, com uma fatia de mercado de 69%, de acordo com o relatório “OVUM: High-Speed Optics: Global 40G/100G Market Outlook, janeiro de 2012.

O chip versátil PSE de 400G pode ser implementado em diversas configurações de rede, transmissão metropolitana - regional - ultra-longa, e pode transmitir comprimentos de onda sobre linhas fotônicas existentes ou novas. O chip foi desenvolvido especificamente para uso em uma série de placas de linha no 1830 Photonic Service Switch (PSS) da Alcatel-Lucent, líder na indústria, utilizado hoje em mais de 120 redes ao redor do mundo. Ele permite a transmissão de mais de 23 Terabits de tráfego ao longo de uma única fibra óptica e aumenta o desempenho em mais de 50%, ao mesmo tempo em que reduz em um terço o consumo de energia por gigabit. O PSE é altamente configurável, oferecendo às operadoras uma incrível flexibilidade para ajustar parâmetros ópticos e oferecer o melhor desempenho nas mais variadas condições.

James Watt, presidente da Divisão de Óptica da Alcatel-Lucent, afirma: "Desde o início identificamos corretamente os desafios apresentados pelo transporte de 100G, aplicamos a solução tecnológica correta e a comercializamos, uma decisão apoiada pela implementação de nossa solução com mais de 55 clientes em todo o mundo. A introdução do Photonic Service Engine de 400G da Alcatel-Lucent é um dos melhores exemplos de como continuamos a desenvolver tecnologia de ponta e a aproveitar as inovações do Bell Labs para redefinir a tecnologia avançada de redes ópticas e manter nossos clientes sempre um passo à frente".

Recentemente, a tecnologia por trás do chip foi colocada à prova quando a Innovation Laboratories da Deutsche Telecom (T-Labs) e o Bell Labs da Alcatel-Lucent quebraram um recorde de distância de transmissão em redes ópticas, duplicando a capacidade de transmissão empregando o mesmo processo central do PSE da Alcatel-Lucent.

"Junto com nossa parceira tecnológica Alcatel-Lucent e os especialistas da Telekom Network Production, estamos muito orgulhosos desse excelente desempenho em transmissão na Internet sob condições reais", disse o Gerente da T-Labs Heinrich Arnold. "Com eles, conseguimos criar um método inovador pelo qual a capacidade de transmissão de fibra óptica pode ser aumentada significativamente em operações de rede."

O 1830 PSS, desenvolvido pelo Photonic Service Engine, é um elemento-chave da arquitetura High Leverage Network™ (HLN) da Alcatel-Lucent, desenvolvida para oferecer enorme capacidade enquanto reduz os custos de transporte e drasticamente diminui a complexidade operacional das principais redes.

Acesse nosso site para aprender mais sobre o Photonic Service Engine da Alcatel-Lucent ou leia o artigo da Alcatel-Lucent da TechZine, “The 400G Photonic Service Engine.” Demonstrações ao vivo do Photonic Service Engine, suportando tráfego de 400G, serão realizadas no stand da Alcatel-Lucent, nº 738, na Conferência OFC/NFOEC que ocorrerá em Los Angeles, de 6 a 8 de março de 2012.

Alcatel-Lucent (Euronext Paris E NYSE: ALU) -O parceiro de confiança de longa data de provedores de serviço, empresas e governos em todo mundo, a Alcatel-Lucent é uma empresa inovadora líder no campo de tecnologia, produtos e serviços de rede e comunicação. A empresa abriga a Bell Labs, uma das principais organizações de P&D do mundo, responsável por avanços que modelaram a indústria de rede e comunicação. A Alcatel-Lucent está comprometida com tornar as comunicações mais sustentáveis e mais acessíveis no cumprimento da sua missão – Realizar o Potencial de um Mundo Conectado.

Com operações em mais de 130 países e uma das organizações de serviços globais mais experiente da indústria, a Alcatel-Lucent é uma parceira local com alcance global. A empresa teve um faturamento de 15,3 bilhões de euros em 2011 e sua sede está localizada em Paris, França. [www.alcatel-lucent.com |Blog da Alcatel-Lucent http://www.alcatel-lucent.com/blog ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira