Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2012 - 09:51

Dilma e Merkel abrem CeBIT com visita a pavilhão das empresas brasileiras


Presidente brasileira, Dilma Rousseff, e chanceler alemã, Angela Merkel, inauguraram mais importante evento mundial do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com um passeio pelo espaço das empresas brasileiras. Brasil é parceiro da CeBIT este ano

A presidente Dilma Rousseff, inaugurou no dia 06 de março (terça-feira), juntamente com a chanceler alemã, Angela Merkel, a CeBIT, maior feira de tecnologia de informação do mundo, com um passeio pelo pavilhão principal do Brasil no evento e também visitando os espaços de grandes companhias alemãs de TI. O tour das duas chefes de governo incluiu as brasileiras Embrapa, Padtec, Positivo, Stefanini, Atech, Petrobras, Embraer, e Totvs.

Doutora em Física, a chanceler alemã mostrou bastante curiosidade em relação ás novidades tecnológicas nacionais, sempre perguntando sobre os pormenores das soluções apresentadas. “Merkel se interessou em entender melhor o funcionamento do nosso equipamento e chegou a pedir para desligarem o microfone, porque ela queria saber mais detalhes dos produtos”, recorda André Guimarães dos Santos, gerente de marketing da Padtec. A companhia, sediada em Campinas, é a maior fabricante da América Latina de produtos para transmissão ótica. A líder alemã ouviu com atenção as explicações do presidente da Padtec, Jorge Salomão Pereira. “Ela quis saber os detalhes da nossa tecnologia, e percebi, pelas perguntas, que Merkel entende do assunto”, lembra Pereira.

Brincadeira de criança -Merkel e Dilma também brincaram com a Mesa Educacional Alfabeto, da Positivo, seguindo atentamente as explicações do gerente de desenvolvimento de novos produtos da empresa, Alex Paiva. “Elas sentaram, se divertiram, participaram da história e ficaram bem à vontade utilizando nosso recurso”, afirma Paiva, lembrando que o equipamento, usado em atividades didáticas para crianças de 4 a 9 anos, é sucesso no Brasil e exportado para 42 países. “Mostramos aqui que o Brasil desenvolve produtos de tecnologia de ponta na área de soluções educacionais”, sublinha Juliano Fornasaro, gerente de vendas internacionais do grupo, que é líder brasileiro na venda de computadores e o maior desenvolvedor de software nacional na América Latina. “As duas chefes de governo usaram nosso produto e vivenciaram, assim, a educação do século 21.”

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foi também foco de atenção das duas líderes, com suas soluções informatizadas para o ramo pecuário. “Somos uma das maiores empresas de pesquisa agropecuária do mundo e a maior empresa de pesquisa do Brasil”, destaca o pesquisador Luis Barioni. “E estamos em uma posição muito interessante na área de tecnologia da informação”, complementa.

No espaço da Embrapa, Angela Merkel e Dima Rousseff ouviram as explicações do pesquisador Lúcio André Jorge sobre as vantagens da alta tecnologia na agricultura. “Apresentamos softwares usados pelos agricultores, e as diversas soluções envolvendo tecnologia da informação utilizadas para resolver problemas no campo, como detectar doenças, estimar produção, aumentar rastreabilidade de rebanhos”, explica Jorge, lembrando que esse conhecimento é exportado pela Embrapa para ajudar a aumentar a produtividade agrícola em países na África e Ásia.

A CeBIT é a mais importante feira e congresso internacional dos negócios digitais. Organizada pela Deutsche Messe AG (maior promotora de feiras do mundo), a CeBIT foi idealizada como um evento único - combinando feira, conferências, palestras, eventos corporativos e salas de negócios – e é realizada anualmente em março, desde 1986. Em 2011, a CeBIT recebeu 4.200 empresas, de 70 países, e foi visitada por mais de 330 mil profissionais.

A CeBIT 2012 acontece no período de 6 a 10 de março e tem o Brasil como País Parceiro oficial. Em sua 13ª edição, o projeto de participação brasileira na CeBIT tem como objetivo a inserção do software e serviços de TIC brasileiros no mercado internacional e a promoção da marca “Brasil IT+”. A iniciativa conta com apoio e realização do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; MRE – Ministério das Relações Exteriores; Hannover Fairs do Brasil - subsidiária da Deutsche Messe no País; Softex e Apex-Brasil. Este ano, 130 empresas e entidades expositoras e prospectoras brasileiras estão presentes nos diversos pavilhões da CeBIT, no Centro de Exposições de Hannover, na Alemanha. [www.cebit.com | ].www.hanover.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira