Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2012 - 10:27

Anéis no tamanho certo

Nova norma da ABNT beneficiará fabricantes de joias, lojistas e o consumidor final.

Está em Consulta Nacional, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o Projeto de Norma 33:000.02-001 - Joias - Tamanhos de anéis – Classificação. Elaborado pelo Comitê Brasileiro de Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijuterias (ABNT/CB-33), o documento fica à disposição da sociedade, para votação, até o dia 4 de abril. Seu objetivo é a padronização da classificação de tamanhos de anéis, tendo como base uma norma internacional. A nova norma, de aplicação voluntária, deverá contribuir, principalmente para a melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) do setor.

O Projeto de Norma vinha sendo muito aguardado pelo setor joalheiro, de acordo com o Aliomar Nogueira Teixeira, presidente do Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuterias e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo (Sindijoias), que coordenou a elaboração do documento.

“O padrão internacional, mais especificamente, a norma ISO 8653 (Jewellery -- Ring-sizes -- Definition, measurement and designation, publicada em 1986) fornece as medidas de diâmetro dos aros, mas no mercado brasileiro, ao longo do tempo, cada fábrica foi criando sua tabela de números correspondentes aos diâmetros, muitas vezes até atendendo a solicitação de fabricantes ou varejistas”, comenta Teixeira.

A norma técnica, acredita Teixeira, acabará com as divergências. “O que pretendemos é estabelecer a correspondência dos diâmetros dos aros definidos na ISO com a numeração de tamanhos utilizada pelo mercado brasileiro”, ressalta.

A tabela de classificação de medidas apresentada no Projeto de Norma compreende numeração de 1 (13,05 mm de diâmetro) a 36 (24,19 mm de diâmetros), mas na prática não terá limites, tendo em vista que simples fórmulas matemáticas possibilitarão a definição de novos diâmetros e tamanhos.

Os benefícios para o setor joalheiro serão inúmeros, de acordo com Teixeira. Ele cita como exemplo uma situação que será evitada com o uso da norma: os noivos encomendam alianças a uma joalheria e esta, usando as medidas tomadas por meio de cones, bastões ou aneleiras, solicita à indústria a produção das peças. Na hora do casamento, as joias não servem nos dedos dos noivos. “Esses casos não são raros”, revela.

Teixeira afirma que as diferenças de medidas entre os equipamentos da joalheria e os do fabricante geram perdas de tempo e também com fretes e/ou transporte, emissões de documentos fiscais na devolução e entrega das peças, além do retrabalho na produção e a insatisfação de todos os envolvidos.

A ABNT - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Os comitês são organizados numa base setorial, por área de conhecimento, ou para tratar de temas de normalização que interessem a diversos setores, como é o caso da Qualidade, da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. Atualmente, a ABNT reúne mais de 160 comitês técnicos e mantém um acervo com cerca de 9 mil normas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira