Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2007 - 11:59

Moradores da Rocinha têm apoio de comissão para fiscalizar PAC Social

Moradores da Rocinha, na Zona Sul do Rio, pretendem criar um grupo de representantes da comunidade para acompanhar a realização das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Social na área. A idéia foi encampada pela Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Rio que acompanha a implementação do PAC no estado, cujo presidente, deputado Rodrigo Neves (PT), e o vice-presidente, deputado Luiz Paulo (PSDB), visitaram, no dia 17 de setembro, a favela. Neves confirmou que vai incluir no relatório final dos trabalhos da comissão, a ser entregue em dezembro de 2007, uma indicação para a criação desse grupo de moradores no local. "O que vamos discutir agora é de que forma essas pessoas poderão ser remuneradas para realizar esse trabalho. Ele é importante para a comunidade e elas merecem, e precisam, receber por isso. Esses moradores irão ajudar muito na realização das obras e poderão sugerir melhorias e até a mudança de algum projeto, caso seja necessário", afirmou o presidente.

Os investimentos do PAC para a Rocinha, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem mais de 56 mil moradores, devem chegar a R$ 180 milhões e estão previstos para começar em novembro deste ano. O projeto prevê a construção de uma creche para 150 crianças, um centro cultural, um hospital, um conjunto habitacional e uma passarela ao lado da comunidade, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O primeiro passo da comissão durante a visita foi justamente ir ao local onde será construída a passarela. Ela será erguida na Auto-Estrada Lagoa-Barra e, a seu lado, também serão levantados uma área de lazer com piscinas e um centro poliesportivo. "O projeto do nosso arquiteto maior será ótimo para as crianças da comunidade que terão uma opção para a prática esportiva, sem contar a revitalização do local que começa a mostrar um crescimento desordenado com novas construções", declarou o deputado Luiz Paulo.

No interior da comunidade, os parlamentares conheceram as áreas onde serão construídos o hospital, que deverá ter uma policlínica, a creche e o centro cultural. O hospital, que será o primeiro da comunidade, servirá para um pronto-atendimento aos moradores, que, atualmente, só têm como opção o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio. De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, William de Oliveira, os habitantes do lugar que tiverem suas casas desapropriadas por causa das obras serão transferidos para os prédios que também estão previstos nos investimentos do PAC. "Cerca de 500 famílias serão transferidas para os novos locais, que serão prédios de dois ou três andares. Tenho certeza que as obras irão melhorar e muito as condições de vida da nossa população", apontou o presidente da associação.

A Comissão do PAC da Alerj pretende conhecer mais comunidades que serão beneficiadas pelo programa, tais como o Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul, e Manguinhos e o Alemão, ambos na Zona Norte do Rio, para ouvir os moradores sobre o que pode ser feito em relação às melhorias de alguns projetos apresentados até o momento. O deputado Alessandro Molon (PT) e a vereadora Andréa Gouvêa Vieira (PSDB) também participaram da visita. | Site: www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira