Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2007 - 11:59

Parlamento juvenil 2007 na Alerj

Entre os dias 24 e 28 de setembro, 39 alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas estaduais participarão da etapa final do Parlamento Juvenil 2006-2007. Nesta ocasião, os projetos de lei, aprovados nas cinco etapas regionais, são apresentados, discutidos e votados na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Selecionados entre dois mil estudantes de 400 escolas estaduais e da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), os parlamentares juvenis, em sua maioria, são meninos com, em média, 17 anos de idade. A educação é o tema mais abordado nos projetos que passaram para esta fase final. Entre os alunos do interior do estado, no entanto, os projetos são, em sua maior parte, voltados para o meio ambiente.

Segundo o coordenador-geral do Parlamento Juvenil, Arlindenor Pedro de Souza, os cinco melhores projetos aprovados na Alerj serão encaminhados ao governador Sérgio Cabral, que poderá reenviá-los à Alerj como mensagens do Executivo. Nesta terceira edição do projeto, será a primeira vez em que os parlamentares juvenis poderão interagir com os deputados e assistir às sessões, já que, nas edições anteriores, os alunos atuavam durante o recesso de julho. "Agora, além do Plenário Barbosa Lima Sobrinho, as reuniões serão realizadas na Biblioteca D. Maria Portugal Duque Costa, localizada no Palácio Tiradentes, e no Auditório Nelson Carneiro", explica Arlindenor.

Presidente na segunda edição do Parlamento Juvenil, Thiago dos Santos, de 18 anos, de Itaocara, retorna a esta edição para defender um projeto de lei que dispõe sobre campanhas de educação ambiental nas escolas públicas, a fim de conscientizar alunos e comunidades em defesa do meio ambiente. O parlamentar juvenil aprovou as mudanças desta terceira edição com as etapas regionais e a realização do projeto fora do recesso da Casa. "Vai ser muito importante não apenas participar do Parlamento Juvenil e conhecer as instalações da Alerj, mas também poder presenciar os trabalhos do Legislativo e debater com os deputados", afirmou o parlamentar juvenil. O projeto foi criado em 1998, através de uma resolução do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).| Site: www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira