Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2012 - 10:50

Economia de Minas Gerais deve receber R$ 47,9 bilhões em investimentos entre 2012 e 2013

Levantamento inédito do Sebrae-MG mostra previsão de investimentos em Minas Gerais e será divulgado trimestralmente.

Os investimentos privados em Minas Gerais devem superar R$ 47,9 bilhões nos próximos dois anos (2012 e 2013). A estimativa consta de um levantamento inédito, a Perspectiva de Investimentos, produzida pelo Sebrae-MG, que passa a ser divulgado trimestralmente.

O levantamento é feito por região e por segmento econômico, contribuindo para que as empresas – notadamente as micro e pequenas – identifiquem boas oportunidades de negócios no curto e médio prazos em todo o estado de Minas Gerais.

A Perspectiva de Investimentos, elaborada pela Unidade de Inteligência Empresarial (UINE) do Sebrae-MG, tem como base as informações divulgadas pela imprensa e os protocolos de intenções assinados com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

O Sebrae-MG procura checar as informações sobre os investimentos com as próprias empresas. Essa iniciativa passa a representar, na prática, um monitoramento constante dos setores econômicos do Estado. O resultado da Perspectiva apresenta, portanto, a consolidação de informações já divulgadas de forma pulverizada pela imprensa, pelas entidades de classe, pelo poder público e pelas próprias organizações.

A maior parte da previsão de investimentos apurada nesta primeira edição do levantamento – cerca de 60% – vem de setores tradicionais da economia mineira, como Mineração, Siderurgia e Metalurgia. Mas essa concentração tende a se reduzir, pois a economia de MG apresenta forte tendência à diversificação, com maior expansão de setores como Químico, Fertilizantes, Hotelaria e Energia.

Por outro lado, percebe-se que há, ainda, forte acúmulo de investimentos na região Central do Estado, na qual ocorre aporte de 51% do total previsto para os próximos dois anos.

Vale destacar que a Copa de 2014 vem estimulando a Hotelaria, com predominância de aportes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas há também registros de aplicação de recursos em cidades do interior do Estado.

Por sua vez, o crescimento do Agronegócio vem sendo fortalecido pela indústria sucroalcooleira, que tem atraído muitos recursos para o Triângulo Mineiro. De qualquer forma, a indústria como um todo continua concentrando grande parte (85%) dos investimentos anunciados para o Estado, o que representa uma tendência mundial.

O levantamento indica também os municípios mineiros que lideram os investimentos previstos e oferece, ainda, uma estratificação por região. Confira, nos quadros a seguir, os principais resultados desse primeiro levantamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira