Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2012 - 09:03

Dia da Mulher: a influência feminina no mundo dos negócios

Em tempos de globalização, corrida pela inovação e grande disponibilidade de conhecimento não deveria haver mais espaço para a tal guerra dos sexos. No ambiente corporativo as palavras de ordem têm sido diversidade, variedade e complementaridade. Nesse sentido, a liderança feminina deve ser encarada como uma estratégica imediata para o negócio.

Iniciativas de desenvolvimento de líderes são um passo em direção a maior eficiência e melhor performance. “As empresas devem, não só recrutar as profissionais do mercado, mas especialmente reter as que já ocupam posições internamente, oferecendo oportunidades de aprimoramento”, explica Alexandre Santille, sócio-diretor do LAB SSJ.

Para preparar os líderes do futuro, as empresas devem se certificar de que têm um pool de profissionais suficientemente grande, entre homens e mulheres, para encarar os desafios que estão por vir em termos de negócio e pessoas. Nesse sentido, a cultura organizacional pede uma diversificação dos comportamentos da liderança e a divulgação de boas práticas para todos. É aí que entra a vantagem competitiva da liderança feminina.

Pesquisas recentes têm abordado a questão da influência da mulher no ambiente de trabalho, chegando a resultados bastante significativos. Em termos de performance, o estudo Women work: the business benefits of closing the gender gap (DDI, 2011) apontou que empresas com mais mulheres em posições de liderança têm um desempenho financeiro melhor. Isso talvez se deva ao fato de que as mulheres demonstram comportamentos essenciais à liderança, identificados pela pesquisa Women Matter: female leadership, a competitive edge for the future (McKinsey & Company, 2008). Dos nove comportamentos, cinco foram considerados da natureza feminina.

Adaptáveis, inspiradoras e líderes que trabalham em equipe, as mulheres constroem uma atmosfera em que todos são encorajados a participar da tomada de decisão. Além disso, elas passam tempo ensinando, orientando e ouvindo as necessidades e preocupações individuais. Outros aspectos importantes da liderança feminina estão relacionados à sua preocupação com a construção do respeito, a clareza ao definir expectativas e responsabilidades e a visão realista do futuro.

Percebendo a importância da mulher nos negócios, cada vez mais empresas têm implementado programas de incentivo e desenvolvimento desses talentos. “Companhias que querem continuar crescendo devem estar apoiadas na diversidade dos gêneros e em planos de desenvolvimento para fazer a gestão de seus talentos – homens e mulheres”, recomenda Santille. [www.labssj.com.br].

O LAB SSJ é uma consultoria especializada em soluções de aprendizagem, que conta com 180 profissionais e 120 instrutores associados. Mais de 90 clientes são atendidos com projetos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, entre eles Gerdau, TAM, Votorantim, Whirlpool, Unilever, Oi e Itaú. As soluções são criadas a partir das necessidades estratégicas de cada cliente. Já foram atendidos mais de 160 mil profissionais das maiores empresas do mercado desde 1992.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira