Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2007 - 10:12

F-Secure divulga balanço de ameaças do primeiro semestre

Ataques a celulares, novo cavalo de tróia e vulnerabilidades no Windows Vista são os fatos que mais se destacaram no período.

São Paulo – A F-Secure, empresa finlandesa especializada no desenvolvimento de soluções de segurança para o mercado corporativo, usuários domésticos, provedores de serviços e operadoras, apresenta um balanço dos principais acontecimentos na área de segurança dos primeiros seis meses de 2007.

De acordo com os pesquisadores do laboratório da empresa, o ano começou com envios de e-mails utilizando a técnica phishing sob novo formato. Além de e-mails em html, os criadores passaram a utilizar também e-mails com programas em flash. “Esse tipo de ataque é considerado mais sutil, pois o usuário se contamina apenas após abrir o link enviado”, explica Gabriel Menegatti, responsável pela área de tecnologia da F-Secure.

Aprimorar a segurança foi um objetivo primário no desenvolvimento do novo sistema operacional da Microsoft, Windows Vista, lançado em 30 de janeiro. Apesar de várias funcionalidades de proteção e segurança terem sido introduzidas com o lançamento, o programa apresentava vulnerabilidades de segurança. A primeira correção foi o out-of-cycle que atendia a uma brecha WMF (Windows Metafile), associada à maneira como o sistema trabalhava com gráficos. Outra semelhante foi corrigida na execução da extensão ANI (Animated Cursor Remote Code). Segundo Menegatti, o Windows Vista é um alvo para criminosos que desenvolvem métodos cada vez mais sofisticados de ataques.

O executivo lembra que outro fato que marcou bastante o primeiro semestre foram os ataques reais na Estônia que se tornaram virtuais, a Cyber War I nos meses de abril e maio. Coincidindo com as revoltas e a inquietação generalizada, vários websites do país, incluindo governamentais e bancos, foram alvos de ataques. “Os criminosos geraram um grande volume de tráfego na web e direcionaram para esses sites, o que fez com que muitos deles ficassem extremamente lentos, e até inutilizados”, explica o executivo. Ele acrescenta que ataques desse tipo têm sido muito usados como um método de extorsão ou protesto político e, por sorte, a tendência recente dessas iniciativas é de declínio.

Outra descoberta da F-Secure foi o novo Trojan Small.DAM que se espalhou com notícias reais, utilizando-se de um truque de engenharia social (Storm-Worm). O cavalo de tróia, Small.DAM, divulgou as notícias em volumes significantes por meio de arquivos anexos. A atividade do worm causou um significante impacto no F-Secure Tracking System, uma vez que atingiu centenas de milhares de computadores mundialmente em apenas uma noite.

Para fechar o ano, os ataques de celulares completaram três anos de existência com um aumento de mais de 1200%. O laboratório da F-Secure recebeu vários relatos de tentativas de invasão via SMS como spam, phishing e e três novos trojans que afetam aparelhos com o sistema Symbian. “Os desenvolvimentos recentes na área móvel podem ser uma indicação que uma nova “economia maliciosa”, baseada na variedade de crimes virtuais sofisticados, está realmente crescendo a proporções inacreditáveis. No entanto, o cenário de vírus para celular tem sido bem tranqüilo no Brasil”, conclui.

Perfil da F- Secure - A F-Secure Corporation fundada em 1988, na Finlândia, é líder de mercado em soluções de segurança para usuários móveis, operadoras e provedores de serviços. Posicionada como visionária no quadrante mágico elaborado pelo Gartner Institute, a empresa possui escritórios nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, Reino Unido, Japão e Brasil. Seu maior diferencial é o tempo de resposta às novas ameaças e invasões. Além disso, as equipes dos laboratórios de pesquisa da F-Secure fornecem informações atualizadas sobre segurança e códigos maliciosos, disponível na internet: http://www.f-secure.com/weblog e http://www.f-secure.com/virus-info/virus-news | Mais informações: www.f-secure.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira