Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2012 - 10:03

Escolhida a empresa responsável pela construção do Campo de Golfe Olímpico


A modalidade retorna ao evento esportivo após ausência de 112 anos.

O escritório norte-americano Hanse Golf Course Design venceu o concurso realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e assinará o projeto do campo de golfe que será construído na cidade para o evento esportivo. Selecionada entre oito finalistas, a empresa se destacou por um projeto criativo, que levou em consideração as características naturais do terreno, como a formação natural de dunas e os contornos do terreno, além da localização das edificações. Vale ressaltar que o golfe retorna ao programa olímpico após 112 anos de ausência.

O anúncio do escritório vencedor aconteceu no dia 07 de março (quarta-feira), na Barra da Tijuca, e reuniu o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, os membros do Comitê Olímpico Internacional (liderados pela presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel), a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos Marques, e o presidente da presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, entre outros convidados.

Em seu discurso, o prefeito do Rio classificou a construção do campo de golfe como “fantástica”, uma vez que o Rio será lembrado como o local do regresso do esporte aos Jogos Olímpicos:

- Este é, sem dúvida, o primeiro ganho concreto para a cidade. Além disso, o golfe representa excelente ponto de atração turística para empresários de todo o mundo, além de favorecer a vinda de homens de negócio para esta cidade - disse Paes, acrescentando que o campo será construído pela empresa RJZ Cyrela em parceria do empresário Pasquale Mauro, proprietário do terreno.

Para viabilizar a construção da instalação olímpica, a Prefeitura promoveu alterações de parâmetros urbanísticos em um terreno nos arredores do campo de golfe. Com isso, a RJZ Cyrela e o proprietário do terreno poderão construir condomínios residenciais com prédios de até 22 pavimentos no local. Em contrapartida, a construtora e o empresário Pasquale Mauro vão assumir integralmente a responsabilidade pela construção do campo de golfe, que tem custo estimado em R$ 60 milhões.

Pelo acordo, o campo de golfe será público por 25 anos. Para sua utilização, que será aberta ao público, não será necessário se associar, bastando o pagamento de uma taxa para uso.

- Com a negociação privada, vamos ganhar um campo público por 25 anos sem mexer nos cofres municipais - afirmou o prefeito.

A presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel, destacou a transparência com que este concurso foi conduzido:

- Estou muito feliz por estar aqui, presenciando este momento histórico para o Rio de Janeiro e para o golfe. Parabenizo a todos pela transparência do concurso e ao escritório vencedor pelo maravilhoso projeto. Posso dizer que o golfe será um dos eventos mais importantes dos Jogos de 2016 e que este campo deixará enorme legado para a cidade - afirmou a dirigente marroquina.

Já o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, destacou a repercussão mundial que o anúncio desta quarta-feira está provocando:

Hoje é um dia para se comemorar. Há 112 anos que o golfe não estava nas Olimpíadas. Estou certo de que o mundo inteiro está anunciando que o Rio de Janeiro trará o golfe de volta em 2016. Sem falar que a instalação do campo vai habilitar a cidade a receber torneios importantes no calendário internacional - comemorou Nuzman.

O campo de golfe será construído em terreno ao lado da Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, região que concentrará o maior número de instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Será uma instalação olímpica única, localizada a cerca de 5 km da Vila dos Atletas (na foto à esquerda) e a 7 km do Centro Principal de Imprensa (MPC) e do Centro Internacional de Transmissões (IBC). Após os Jogos, o campo será aberto à população com o objetivo de promover o esporte no Brasil e na América do Sul.

Após o evento, o prefeito Eduardo Paes e a presidente da EOM acompanharam a comitiva do COI até o Parque dos Atletas, também na Barra, que foi oficialmente aberto ao público.

Primeiro equipamento olímpico a ser entregue pela Prefeitura, em agosto de 2011, o espaço será reservado para descanso e entretenimento dos atletas que disputarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Antes e após os Jogos será uma área pública para lazer e prática de esportes, com estrutura para receber grandes eventos, como o Rock in Rio, realizado no local no segundo semestre de 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira