Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2012 - 10:15

GE participa de projeto pioneiro de cogeração de energia

A GE foi escolhida pelas Empresas Lonjas e a Bio Springer do Brasil para participar do primeiro projeto brasileiro de cogeração de energia com motores, utilizando o biogás como combustível. A companhia foi responsável por fornecer motogeradores a biogás para a produção de energia elétrica e calor. O biogás é gerado a partir da fermentação de resíduos orgânicos do processo industrial — ou seja, transforma residuos em energia.

O projeto permite à Bio Springer produzir quase 100% da energia elétrica e 80% do calor necessário ao seu processo industrial, economizando desta forma, gastos com eletricidade e gás natural. Outro benefício desta solução é a redução das emissões de CO2 da unidade, quando comparado com a tecnologia utilizada anteriormente.

O contrato fechado com a GE, no valor de US$ 400 mil, prevê a instalação de um grupo gerador GE Jenbacher J316 de capacidade nominal de 846 kW de potência elétrica, com aproveitamento de 945 kW de potência térmica, resultando em 81% de eficiência global. A usina da Bio Springer do Brasil está localizada em Valinhos-SP, na região metropolitana de Campinas.

A Lonjas, empresa especializada na engenharia e construção de plantas de cogeração de alta eficiência com mais de 100 plantas em funcionamento, já é um cliente tradicional da GE na Europa desde 1994. Este é o primeiro projeto com biogás, com motores GE, desenvolvido pela empresa na América Latina. “E a GE é nossa parceira de referência para motores a biogás, e imbatível em termos de eficiência energética e disponibilidade”, segundo Manuel Flórez Sarmiento, diretor Técnico da Lonjas Tecnologia, S.A.

Esse contrato reforça ainda mais a parceria da GE com a companhia. “Essa é uma grande oportunidade para a GE instalar soluções para a redução das emissões de gases de efeito estufa no País e contribuir com a geração de energia verde. Soluções que fazem parte do nosso portfólio de produtos para projetos ecologicamentes sustentáveis”, afirma Wendell Oliveira, diretor Executivo da Divisão de Motores a Gás da GE.

O projeto, devido à eficiência do motor J316 da GE, irá entregar uma potência maior, além de uma maior disponibilidade e confiabilidade da usina. “A transformação dos resíduos em gas diminuirá o custo do seu tratamento, além de diminuir a exploração de outros recursos energéticos, já que a energia elétrica será transformada a partir dos resíduos orgânicos. Esse é mais um importante passo da nossa companhia rumo a sustentabilidade”, afirma Sarmiento, diretor Técnico da Lonjas Tecnologia.

A GE é uma companhia de tecnologias avançadas, serviços e finanças, que busca solucionar os desafios mais complexos do mundo. Dedicada a inovações em energia, saúde, transporte e infraestrutura, a GE opera em mais de 100 países e emprega cerca de 320 mil funcionários globalmente. [www.ge.com].

No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios distribuídos em diversos estados do país e unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de oito mil funcionários. [www.geimprensabrasil.com ou o blog GE Reports Brasil http://brasil.geblogs.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira