Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2007 - 10:21

Novo gerenciamento de produtos é positivo para todo sistema de saúde, avalia Abimed

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em consulta pública uma proposta de resolução que define requisitos para os procedimentos de gerenciamento de medicamentos, insumos farmacêuticos, produtos para saúde, de higiene e saneantes. Na consulta pública (de nº. 70) está sendo debatida a rastreabilidade, ou seja, o gerenciamento ou monitoramento adequado dos produtos para a saúde desde seu fornecimento, passando pelo recebimento, transferências, utilização, manutenção, devolução pelo serviço de saúde, entrega em consignação ou comodato, manutenção e reparos pelo serviço técnico.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed), Aurimar José Pinto, a Anvisa deverá gerar uma Resolução tratando das Boas Práticas de Gerenciamento de Produtos para a Saúde entre outros produtos por ela controlados. "A iniciativa é louvável, uma vez que a Anvisa poderá acompanhar a trajetória dos produtos para a saúde que estão sendo utilizados, verificar suas condições de funcionamento, segurança e desempenho, tanto pelo lado do fornecedor como do serviço de saúde", afirma.

Mas o presidente da Abimed alerta que "o futuro gerenciamento trará a necessidade de grande adaptação das atividades de ambas as partes e de uma real fiscalização da Anvisa para verificação do cumprimento das novas normas, para que todo o esforço não seja em vão".

Aurimar destaca que, com o estabelecimento das boas práticas, todo o sistema de saúde sairá ganhando. "Para os pacientes será um ganho enorme no sentido de termos um controle maior sobre os produtos para a saúde utilizados para diagnóstico ou tratamento", afirma o presidente da Abimed.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira