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08/03/2012 - 10:39

A certificação para mobiliário corporativo

Na última década, de modo geral, os órgãos públicos vem buscando a qualidade nos itens a serem adquiridos por meio de seus editais. Diante de tal fato, as instituições solicitam dos licitantes a apresentação de uma série de documentos comprobatórios de qualidade nos produtos e referências técnicas da empresa.

De certidões negativas a selos de sustentabilidade, a empresa vencedora de um processo licitatório precisa cada vez mais apresentar também o documento que confirme que o seu mobiliário corporativo está certificado, isto é, que passou por testes em laboratórios de avaliação e está de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Para cada produto que é especificado avalia-se a possibilidade de exigência de certificação baseada em normas brasileiras. Isso significa que o armário ou a cadeira ou o gaveteiro, se nos atermos ao mobiliário corporativo, passou por uma avaliação de qualidade, inclusive por ensaios junto a laboratórios acreditados pelo INMETRO e recebeu o aval. Contudo, qual é a questão emblemática do setor?

O que ocorre é que, atualmente, há poucos laboratórios focados no segmento de mobiliário corporativo e acreditados pelo INMETRO. E, em contrapartida, há muitos produtos de mobiliário corporativo que precisam ser avaliados por testes para que as empresas possam participar desses processos.

Para se ter idéia, hoje, o tempo de espera para que, por exemplo, uma cadeira seja testada em um laboratório acreditado é cerca de 90 dias. Se uma empresa quer participar de um processo licitatório e justamente aquele produto ainda está em teste, há um problema a ser equacionado.

Algumas empresas do setor têm entendido que a solução para melhorar o fluxo de certificação de produtos de mobiliário corporativo seja a criação de novos laboratórios com foco específico no segmento porque a demanda é grande. Haja vista os grandes eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos e o grande número de aquisições que virão.

Muitas vezes, cobra-se dos empresários uma visão de futuro otimista quanto aos investimentos a serem realizados. Por sua vez, esses empresários têm cobrado do governo menos burocracia para melhorar ou suavizar os entraves comerciais. Com a questão da certificação é o mesmo: é tempo de plantio e de semear novas parcerias, novos alicerces para que mais empresas do setor possam trabalhar com mais qualidade e assertividade. Uma dessas perspectivas é a certificação, ou seja, a existência de mais OCP’s (Organismos de Certificação de Produtos) e laboratórios trarão mais segurança e qualidade para o processo industrial de mobiliário corporativo para que os órgãos e seus respectivos usuários possam contar com equipamentos de qualidade comprovada.

.Por: Maurício Mendes Pereira, diretor executivo da Associação Brasileira de Mobiliário Corporativo (Abramco). | Perfil: a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo (Abramco) -Fundada em 2009 e com sede na cidade de São Paulo, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo é uma organização não governamental com firmes propósitos de superar entraves que existem para o exercício da melhor, ética e transparente atuação concorrencial dos fornecedores de mobiliário corporativo no âmbito público e privado.

Com o objetivo de desenvolver e aprimorar o mercado de mobiliário corporativo no Brasil, a Associação Brasileira do Mobiliário Corporativo, por meio de acompanhamento, fiscalização e promoção de práticas comerciais éticas, oferece proteção e segurança às entidades fornecedoras e compradoras de mobiliário corporativo em todo o país. [ www.abramco.org.br ].

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