Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2007 - 10:26

Estrelas do "Lifetime Achievement Award' de 2007

Miami-Os recebedores do Lifetime Achievement Award e Trustees Award de 2007 foram anunciados pela Latin Redording Academy(R). Alberto Cortez, Lucho Gatica, Olga Guillot, Los Tigres del Norte, Paralamas do Sucesso e Chavela Vargas receberão o Lifetime Achievement Award da Latin Recording Academy. João Araújo, Leopoldo Federico e Fernando Hernandez serão homenageados com o Trustees Award. Os recebedores desses prêmios serão conhecidos em uma cerimônia especial na quarta-feira, 7 de novembro de 2007, no Four Seasons Hotel em Las Vegas. Sob a produção geral de Mary Black e a direção musical do maestro Oscar Stagnaro, uma Berklee School of Music Latin Ensemble fará um tributo musical aos premiados.

"Representando vários gêneros de países de todo o globo -- desde as Américas até a Europa -- esses recebedores alcançaram o status de lendas vivas da música latina", disse Gabriel Abaroa, presidente da Latin Recording Academy. "Através de sua paixão inspiradora, arte e visão, eles levaram contribuições e melhorias significantes para a condição geral da cultura latina. O Conselho de Curadores da Latin Recording Academy está extremamente orgulhoso e honrado por prestar tributo a essas forças criativas como verdadeiros pioneiros de seu tempo."

Lifetime Achievement Awards: Esse prêmio especial é concedido através de votos dos curadores da Latin Recording Academy para artistas que, durante sua vida, deram contribuições criativas de excelente significado artístico para a área de gravação.

O cantor/compositor argentino Alberto Cortez tinha apenas 12 anos quando escreveu "Un Cigarillo, La Lluvia Y Tu", uma composição que mostrou sua maturidade e sabedoria em uma idade jovem. Cinqüenta e cinco anos depois ele está estabelecido como um dos compositores mais poéticos em idioma espanhol. Seu primeiro álbum veio em 1960 e desde então ele produziu vários sucessos que incluíram: "Mi Arbol Y Yo," "En Un Rincon Del Alma" e "Cuando Un Amigo Se Va." Cortez vive em Madri desde 1964 e, atualmente, continua a viajar e se apresentar para milhares de fãs ao redor do mundo.

Nascido no Chile, Luis "Lucho" Gatica desfrutou de sucesso internacional e recebeu reconhecimento como o rei do bolero depois de mudar para o México no final dos anos 50. Ele lançou mais de 50 álbuns e se apresentou em vários concertos ao redor do mundo. Suas versões de padrões como "El Reloj," "Contigo En La Distancia," "La Barca" e "No Me Platiques Mas" são renomadas entre os conhecedores do bolero. Gatica está atualmente gravando um álbum de celebração e continua a atuar como juiz na versão chilena do show de sucesso da televisão, "American Idol."

Olga Guillot, a rainha do bolero (um título recebido pelos 52 álbuns mais vendidos) lançou o agora renomado clássico "La Gloria Eres Tu" em 1946. Alguns anos depois ela gravou "Mienteme" e "Tu Me Acostumbraste", que se tornaram sucessos na América Latina e lhe renderam seus três prêmios consecutivos em Cuba. No início dos anos 60 ela se estabeleceu no México onde apareceu em vários filmes. Em 1964 ela se tornou a primeira artista latina a se apresentar no Carnegie Hall de Nova York e durante sua ilustre trajetória ela recebeu várias homenagens ao redor do mundo.

Nascido em Rosa Morada, México, e mudando depois para San Jose, Califórnia, o Los Tigres del Norte começou uma carreira que abrangeu mais de três décadas. O grupo adotou uma abordagem moderna para a composição, enfatizando temas sociais contemporâneos comuns aos mexicanos-americanos, seguindo a tradição do popular "Corridos." Desde que assinou contrato com a Fonovisa Records nos anos 80, o Los Tigres del Norte lançou mais de 50 álbuns, gravou mais de 500 músicas, apareceu em mais de 12 filmes e se apresentou para milhares de fãs nos Estados Unidos, México, América Latina, Europa e Ásia. Em 1987 ele ganhou seu primeiro prêmio GRAMMY e recebeu três prêmios Grammy latinos.

O ícone do rock brasileiros, Paralamas do Sucesso, se reuniu nos anos 70 para formar um grupo que combina elementos da música caribenha, pop, reggae, rock e ska. Combinado com letras sofisticadas, politicamente conscientes, seu som exclusivo atrai fãs em toda a América do Sul. A banda gravou 14 álbuns, e sucessos clássicos como "Mensagem de Amor" e "Uma Brasileira" continuam com vitalidade e vivos à medida que a banda continua a gravar e se apresentar até hoje.

Nascida na Costa Rica, Chavela Vargas foi para o México com 14 anos para perseguir uma carreira na música. Mas foi só aos 40 anos que ela colaborou com o mestre rancheiro Jose Alfredo Jimenez no primeiro de seus 80 álbuns. Ela adotou e transcendeu esse gênero dominantemente masculino vestindo roupas de homens, fumando charutos e atraindo audiências femininas com seu modo de cantar e suas gravações provocantes, incluindo clássicos como "La Llorona" e "Paloma Negra." Redescoberta pelo diretor/produtor ganhador do Oscar, Pedro Almodovar em meados dos anos 90, suas gravações podem ser ouvidas em filmes como Babel de Alejandro Gonzalez Inarritu e Frida de Julie Taymor.

Trustees Award: Esse prêmio especial é concedido por voto de Curadores da Latin Recording Academy para indivíduos que, durante suas carreiras na música fizeram contribuições significantes, além do seu desempenho, para a área de gravação.

Com 15 anos de idade, um brasileiro e futuro homem de negócios talentoso, João Araújo começou a trabalhar para o selo de gravação Polygram no Brasil e desde então lançou, produziu e promoveu virtualmente todos os grandes nomes da música brasileira, incluindo Novos Baianos, Gal Costa , Djavan, Tamba Trio, Caetano Veloso e Ronnie Von. No final dos anos 70 ele formou a Som Livre - o selo da TV Globo - que produziu, promoveu e distribuiu trilhas sonoras do gênero popular "Telenovelas." Araújo criou uma central de música no Brasil que teve um tremendo sucesso também na Europa e nos Estados Unidos. Recentemente, ele foi eleito presidente honorário da diretoria da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

O mestre de tango, Leopoldo Federico, começou sua carreira participando de uma orquestra de subúrbio em sua terra natal, Argentina, tocando o bandônion -- um instrumento semelhante ao acordeão que caracteriza o gênero do tango. Ele percorreu o mundo com sua orquestra e atuou com vários ícones de destaque do tango como Astor Piazzola, Atilio Stampone e Julio Sosa. Entre as aproximadamente 80 composições que ele escreveu estão tangos memoráveis como "Cabulero", "Capricho Otonal" e "Sentimental Y Canyengue." Atualmente ele continua a ter um papel ativo na defesa dos direitos dos artistas na Argentina como presidente da AADI, Associação Argentina de Intérpretes.

O executivo da música, Fernando Hernandez, foi uma figura fundamental na história da indústria de gravação mexicana, trabalhando com selos de gravação como CBS, BMG, EMI Capitol, Universal, Polygram e Rodven. Ele trabalhou com artistas de destaque como Chayanne, Rocio Durcal, Alejandro Fernandez e Ricky Martin e assinou várias obras magníficas como Juan Gabriel, Emmanuel, Ana Gabriel e Jose Jose, entre várias outras. Hernandez fez contribuições significantes para o desenvolvimento do movimento grupero, o gênero de rock em espanhol, e a popularização da salsa no México. Ele é o presidente atual da Associação da Indústria de Gravação Mexicana (Amprofon).

A Latin Recording Academy é uma organização internacional baseada em membros composta de artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais de gravação criativos e técnicos, que falam os idiomas espanhol e português. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e a condição cultural da música latina e seus criadores. Além de produzir os prêmios GRAMMY latinos para homenagear a excelência nas artes e ciências gravadas, a Latin Recording Academy proporciona programas educacionais e expandidos para a comunidade de música latina. | Site: www.grammy.com.| Por: AE/Business Wire Latin America

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira