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Petrobras recebe oito prêmios da ABMN por ações de Marketing em 2006

A ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios) entregou os prêmios de Destaque no Marketing 2006 às empresas com estratégias de destaque no mercado, no dia 1º de dezembro. A Petrobras recebe sete dos dez prêmios e, por ser a recordista do ano, ganhará o Grand Prix, a premiação máxima do ano. Em 2005, a Petrobras foi contemplada em cinco categorias, recebendo igualmente o Grand Prix.

A Petrobras foi premiada nas seguintes categorias: . Indústria de Energia - cases Petrobras, Relação com Investidores; Biocombustíveis; Redegasenergia: Tecnologia como Vetor de Marketing para o Gás Natural. | . Terceiro Setor - cases Centro de Integração do Comperj e Projeto Mova Brasil. | . Marketing de Incentivo - case Projeto de Liderança em SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde). | . Marketing Institucional - case O Brasil Auto-suficiente em Petróleo. Segue um resumo dos cases premiados:

Centro de integração do Comperj - Com investimentos de US$ 8,3 bilhões, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro está entre os maiores empreendimentos industriais do mundo. Ele promoverá significativas mudanças sócio-econômicas e retomará a presença da Petrobras na petroquímica. Estima-se a geração superior a 210 mil empregos diretos, indiretos e por "efeito renda".

O Centro de Integração do Comperj foi criado com o objetivo de atender a demanda de mão-de-obra qualificada no período de 2007 a 2012. Os níveis básico, técnico e superior fazem parte da programação que, por decisão da Petrobras, atenderá os municípios vizinhos ao Comperj.

A meta é capacitar cerca de 30 mil pessoas. O Centro de Integração fornecerá bolsas de estudos e da certificação, indicando o conteúdo programático dos cursos. O programa foi estruturado com a parceria de entidades como Sebrae, Senai, Embrapa e Senat, entre outros.

Projeto Mova Brasil - O Projeto Mova Brasil foi desenvolvido em parceria pela Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF). A inspiração nasceu do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova). Seu objetivo é contribuir para a promoção da dignidade humana de mais de 60 mil brasileiros, garantindo-lhes o direito à cidadania participativa.

O Mova tem parcerias com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares, governos e o Programa Petrobras Fome Zero, como forma de maximizar os resultados na redução do analfabetismo no Brasil, no fortalecimento da cidadania e na construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.

De 2003 a 2006, a meta era preparar cerca de 40 mil educandos, envolvendo a participação de 160 coordenadores locais e 1.600 monitores. Mas, na 3ª fase, já se atingiu o expressivo número de 23 mil formandos e 1.013 alfabetizadores para os cursos dados na Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Neste último, parte da ação concentrou-se em presídios. O projeto, que está na sua 4ª fase e inclui oito Pólos em articulação com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos, agrega hoje mil turmas e 25 mil educandos.

Biocombustíveis - A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para as tecnologias automotivas. Por conta disso, pesquisadores têm investido na produção de biocombustíveis, que se originam de toda matéria vegetal, a biomassa, seja a floresta nativa ou plantada, as culturas agrícolas e seus resíduos. O Brasil é um país rico em biomassa, merecendo destaque no cenário mundial de biocombustíveis.

Até 2015, a Petrobras pretende destinar cerca de US$ 700 milhões na viabilização de fontes de energia renovável, como eólica, biomassa, energia fotovoltaica e produção de biodiesel. A Petrobras poderá dar sustentação a um imenso programa de emprego e renda a partir do processo H-Bio, da produção do biodiesel e da exportação do etanol. Os dois primeiros estão em franco processo de implementação. O álcool já tem lugar na matriz energética brasileira e passa pela renovação de projetos.

A produção de biocombustíveis é estratégica para a Petrobras e para o país. Ela pode significar uma revolução, ampliando mercados e negócios. Através da energia renovável e outros projetos de ponta, a Petrobras prepara o caminho para consolidar-se como líder em biocombustíveis na América Latina.

Petrobras: Relações com Investidores - A Petrobras tem investido crescentemente para aperfeiçoar os processos relacionados à governança corporativa. Em 2005, adaptou o regimento interno para atender os requerimentos da Lei Sarbanes-Oxley, nos Estados Unidos.

Hoje, numa economia estabilizada, o mercado de capitais é alternativo para as pessoas físicas. Na Petrobras, o movimento para disponibilizar informação aos investidores se completa com uma comunicação consistente e integrada. Os esforços buscam proteger a reputação e a valorização da marca, bem como fornecer conhecimento e informação sobre a empresa.

Em 2005 e 2006, a campanha focada nas pessoas físicas ampliou de dimensão, comparativamente às de 2003 e 2004. Foi mais ousada, com o uso da televisão como mídia e projetos especiais em revistas. Além disso, houve uma vertente prioritária com foco na mulher decisora e empreendedora.

Os resultados têm sido expressivos. Além de crescer a base de acionistas em 84% desde 2000, a Petrobras é a mais querida pelos investidores, segundo o Yahoo Finance, e é a oitava mais valiosa do setor, segundo a Business Week. A companhia foi também incluída no Índice Dow Jones Mundial de Sustentabilidade.

O Brasil auto-suficiente em petróleo - Em 1997, o Brasil ingressou no grupo dos 16 países que produzem mais de um milhão de barris de óleo por dia. Em abril de 2006, a Petrobras atingiu a tão sonhada meta de levar o Brasil à auto-suficiência em petróleo.

A entrada em operação de duas novas plataformas, acrescentando 300 mil barris à capacidade de produção nacional, foi decisiva para a conquista.

A trajetória até a auto-suficiência foi marcada por investimentos em avanços tecnológicos e recordes de perfuração em águas profundas, além do aperfeiçoamento de diversas atividades. A Petrobras desencadeou, na ocasião, uma ampla campanha de comunicação sobre a auto-suficiência. Dividido em três fases, o investimento na campanha foi de cerca de R$ 42 milhões, com o uso extensivo de várias e diferentes mídias. A assinatura adotada foi "Auto-suficiência a gente constrói todo dia".

Diretamente, o retorno da campanha para a Petrobras se traduz em aumento do valor de marca e reforço de imagem. Indiretamente, o crescimento no volume de negócios de médio e longo prazo acaba sendo resultado da credibilidade e confiança que os investidores sentem na empresa.

RedeGásEnergia: Tecnologia como vetor de marketing para o gás natural - A busca da Petrobras por inovações tecnológicas a coloca entre as companhias no mundo que mais investem em Pesquisa & Desenvolvimento, ocupando a 171ª colocação mundial. Nesse contexto, a empresa criou a RedeGásEnergia - Rede de Excelência em Gás e Energia.

O interesse foi integrar o sistema tecnológico e de P&D à cadeia produtiva industrial, auxiliando no posicionamento de todos os seus participantes de forma estruturada e complementar, com suas competências, para o alcance de objetivos comuns no mercado de gás natural e energia. Todos as soluções criadas são amplamente divulgadas, independentemente do porte do projeto. Desde um "simples" forno de panificação multicamadas, até uma inovadora conversão de um ônibus movido a diesel para o gás natural. A rede atua como catalisadora na formação de centros de excelência regionais.

Desde que foi criada, a RedeGásEnergia já finalizou 95 projetos. Em 2006, o investimento deve superar R$ 85 milhões. As várias ações de Marketing desenvolvidas nos últimos sete anos permitiram elevar a participação do gás natural na matriz energética brasileira de 3,7% para 9,3%, contribuindo para o uso consciente e seguro.

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