Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2012 - 09:06

Intensificação do corte da Selic não chega a ser surpresa

Na última reunião de quarta-feira [07/03], o Copom intensificou o ritmo de redução da taxa básica Selic, ao reduzi-la em 75 pontos-base, para 9,75% ao ano. A decisão não foi unânime: dois dos sete diretores votaram por uma redução de 50 pontos-base. O comunicado da decisão foi lacônico, apenas afirmando que o Copom está “dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias”.

Embora diferente da projeção da LCA, que era de manutenção do ritmo de corte em 50 pontos-base, a decisão não chegou a surpreender: a LCA vinha, inclusive, alertando que a chance de intensificação do ritmo de ajuste monetário estaria aumentando. A decisão tampouco surpreendeu os mercados, que já vinham precificando, nos contratos futuros de juros, boa probabilidade de um corte mais acentuado da Selic.

Vários são os fatores que devem ter pesado na decisão do Banco Central de acelerar o ritmo de redução da Selic, com destaque para: (i) a pressão de apreciação do câmbio, em contexto de ampliação adicional da já abundante liquidez global (na esteira da intensificação das injeções de liquidez promovidas pelas principais autoridades monetárias mundiais, em particular pelo Banco Central Europeu); (ii) o fraco desempenho recente do crédito interno, a reboque de uma surpreendente piora nas condições da oferta de crédito (que ocorre apesar da redução que vem sendo promovida na Selic desde agosto de 2011); e (iii) a aguda retração, de intensidade surpreendente, que vem sendo observada na atividade industrial nos últimos meses.

O corte maior da Selic determinado nesta quarta-feira (07/03) respalda a revisão para baixo que a LCA promoveu na 2ª-feira (dia 05) na curva projetada para a taxa básica de juros. Na ocasião, o cenário base da LCA foi ajustado para antever que o ciclo de ajuste monetário em curso se estenderia até que a Selic fosse reduzida a 9% ao ano, e não mais a 9,5% ao ano.

A LCA continua, por ora, a avaliar que a Selic será reduzida para 9% ao ano até a reunião do Copom de 30 de maio – o que significa que a LCA antevê mais dois cortes do juro básico, em razão decrescente: um corte de 50 pontos-base em 18 de abril; e outro de 25 pontos-base em 30 de maio.

Essa projeção de um ritmo decrescente de corte da Selic daqui por diante está amparada na perspectiva de que a atividade doméstica ganhará algum fôlego a partir do segundo trimestre, em contexto de gradativa diluição dos focos de incerteza externa.

Evidentemente, os riscos de que essa melhora de expectativas (externa e doméstica) venha a se frustrar seguem relevantes – o que significa dizer que, visto de hoje, as chances de que a Selic seja reduzida para além dos 9% que ora a LCA projeta em seu cenário base são claramente maiores do que as chances de que o ajuste monetário venha a ser abreviado.

Perfil LCA -Presente no mercado há 16 anos, a LCA é uma das mais respeitadas e atuantes consultorias econômicas do país. Com uma equipe de mais de 70 especialistas em economia, conta com ampla experiência em inteligência de mercados, economia do direito, investimentos e finanças corporativas, análises macroeconômicas e políticas. Além da expressiva atuação nacional, hoje a LCA atende clientes internacionais e já exportou sua tecnologia e produtos para mais de dez países da Europa, Américas e Ásia.

Entre os clientes da LCA estão empresas líderes de bens de consumo e de produção, players de destaque nos serviços e no varejo, os principais escritórios de advocacia, bancos, instituições financeiras e grandes investidores em infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira