Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2012 - 09:15

Representantes do Comitê Olímpico Internacional acompanham a assinatura do termo de compromisso para desenvolvimento de projetos imobiliários no Porto Olímpico

Local receberá as vilas de mídia e de árbitros, um centro de convenções e dois hotéis.

No dia 08 de março (quinta-feira), a Prefeitura do Rio, o Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha (gerido pela Caixa Econômica Federal), Previ-Rio e Solace assinaram o Termo de Compromisso para Desenvolvimento de Projetos Imobiliários no Porto Olímpico, documento que estabelece diretrizes preliminares para construção e aproveitamento das edificações pelo mercado imobiliário após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O conjunto de imóveis na área do Porto Maravilha reservado à instalação dos equipamentos voltados aos Jogos soma 850 mil metros quadrados em potencial construtivo e receberá as vilas de mídia e de árbitros, um centro de convenções e dois hotéis com 500 quartos cada.

Acompanharam o evento a presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, o diretor-executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, o presidente do Rio 2106™, Carlos Arthur Nuzman e o diretor-geral do Rio 2016, Leonardo Gryner.

“O Jogos Olímpicos representarão uma revitalização urbana sem precedentes na cidade. E fico muito feliz em ver que esse legado já é uma realidade”, disse Nuzman.

Durante o evento, Nawal El Moutawakel destacou a importância da continuidade das ações da prefeitura nas obras para os Jogos Rio 2016™.

“Esperamos continuar acompanhando nos próximos meses o início de ações importantes como ontem, o anúncio do projeto do campo de golfe e a abertura do Parque dos Athletas e hoje, a garantia de mais esse compromisso para os Jogos de 2016. Vamos em frente”.

Ao anunciar a assinatura do Termo de Compromisso, Eduardo Paes anunciou que a prefeitura oferecerá aos servidores públicos municipais, linhas especiais de crédito para aquisição de unidades imobiliárias no Porto Olímpico.

“A revitalização do Porto é um sonho antigo dessa cidade e agora, finalmente, vai sair do papel sem o uso do dinheiro público, por meio dessa importante Parceria Público Privada”.

A Região Portuária passa por processo de requalificação e prevê que todas as construções erguidas na delimitação legal sigam princípios sustentáveis. Uso de painéis solares, tetos verdes ou reflexivos, aproveitamento de água das chuvas, sistema de medidores individuais de água, bicicletários, vias exclusivas para pedestres e mais áreas de convivência são exemplos dos novos parâmetros de edificação, servindo de referência para a cidade. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), primeiro do tipo no Rio, vai integrar a região aos diversos modais e trazer um novo conceito de transportes públicos.

O projeto do Porto Maravilha prevê a recuperação completa da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural em uma área de 5 milhões de metros quadrados que abrange os bairros da Gamboa, Saúde, Santo Cristo e parte do Caju, Cidade Nova e São Cristóvão. A operação é a maior Parceria Público-Privada (PPP) do país e receberá investimento de R$ 8 bilhões em obras estruturantes e serviços por 15 anos.

O processo de revitalização da região portuária começou em 2010. Desde então, a região passa por intervenções e recebeu novos calçamentos, redes subterrâneas de água, luz, gás, telecomunicações e saneamento.

O Porto do Rio também ganhará projetos especiais que não vão apenas atender a esses visitantes como também aos atuais e futuros moradores. O Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR), já estão em construção na Praça Mauá e são ícones da requalificação.

Outra grande obra na região é a implantação de um novo sistema viário que vai ampliar a capacidade de tráfego da região em mais de 50%. .[ www.rio2016.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira