Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2012 - 09:39

Mulheres conquistam espaço no mundo jurídico

Embora o setor jurídico pareça ser um universo dominado por homens, um número cada vez maior de mulheres tem não somente encontrado espaço, como tido um papel de destaque em importantes entidades do setor jurídico. Um exemplo é o tradicional Instituto dos Advogados de São Paulo, que com seus 137 anos de existência, viu a presidência da entidade ser ocupada por uma mulher nas duas últimas gestões. A entidade, que reúne a nata da advocacia paulista, é atualmente presidida pela criminalista Ivette Senise Ferreira, que assumiu o cargo 2010, em substituição a Maria Odete Bertasi. “Não sinto diferença no tratamento entre homens e mulheres aqui no IASP. Há um respeito muito grande e o espaço é democrático. No setor jurídico, vejo que as mulheres tem tido um papel de destaque e a tendência é que isso cresça cada vez mais, não apenas por ser mulher, mas porque há mais mulheres hoje se interessando pela carreira jurídica”, destaca.

Outra entidade que nos três últimos mandatos assistiu a soberania feminina foi o Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Criado pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, o IDDD foi presidido durante três anos pela criminalista Dora Cavalcanti Cordani, sucedida pela advogada Flavia Rahal, que em 2011 passou o bastão para a colega Marina Dias. “O IDDD nasceu com o intuito de defender o direito de defesa, ou seja, de lutar para que todo acusado, independentemente da classe social, tenha o direito de se defender com toda a plenitude. A preocupação humanística é muito característica das mulheres e talvez, não seja por menos, que a entidade vem sendo comandada por mulheres nas três últimas gestões”, avalia.

Uma advogada que também comanda uma importante entidade é Ivana Có Crivelli, especialista em Direito Autoral, primeira mulher eleita presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual em seus 28 anos de existência. Ivana acaba de ser reeleita para continuar no comando da associação e, agora, organiza o congresso sobre propriedade intelectual que a entidade promove no fim deste mês, em São Paulo. “A mulher tem um olhar mais profundo a respeito de vários assuntos e essa sensibilidade é o segredo do sucesso de tantas mulheres estarem atualmente ocupando postos tão importantes no mercado”, ressalta Ivana. Além de uma presidente mulher, a entidade conta com diversas representantes do sexo feminino em sua diretoria e no conselho. Ivana lembra, ainda, que no Congresso da ASPI, os painéis de discussão terão a participação de um significativo número de mulheres. “É um reflexo dos tempos atuais”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira