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09/03/2012 - 09:54

CSU retoma crescimento e expande receitas e lucratividade no 4T11

Receita líquida da companhia atinge R$ 101 milhões no trimestre.Entrada de novos cartões em 2011 foi recorde. Ebitda apresenta expansão de 8,5% na comparação com 4T10.

São Paulo– A CSU CardSystem [BM&FBovespa: CARD3] – empresa independente líder na prestação de serviços de alta tecnologia em gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento e terceirização de contact centers – apresenta receita líquida de R$ 101 milhões no quarto trimestre de 2011, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2010. O lucro bruto atingiu R$ 28,2 milhões, resultado 13,6% superior ao do 4T10.

Na CSU CardSystem, unidade de negócios especializada em serviços de administração e processamento de meios eletrônicos de pagamento, a receita líquida somou R$ 56,2 milhões no 4T11, 11,7% de crescimento ano a ano. Ao longo de 2011, a empresa apresentou resultados crescentes trimestre a trimestre e fechou o ano com 23 milhões de cartões processados. Após as bem sucedidas migrações das bases de cartões private label do Tribanco e do Sicredi, a CSU registrou volume recorde de novos cartões na base, com entrada de 8,8 milhões de plásticos em um único ano. “O número de novos cartões na base da CSU em 2011 foi 119% superior aos 4 milhões aportados em 2010. Isso comprova a vitalidade organizacional da companhia”, afirma Wanderval Alencar, diretor executivo da CSU.

A CSU Contact, unidade de negócios especializada na terceirização de serviços de contact center, teve receita líquida de R$ 44,8 milhões no 4T11, 10,3% superior ao resultado do mesmo trimestre de 2010. A evolução dos resultados no segundo semestre foi motivada pela conquista de novos clientes e pela ampliação da rentabilidade dos contratos existentes, encerrando o ano com 7 mil funcionários e 4.090 posições de atendimento. A expansão no ano foi de 8,9%.

“Para alcançar esse importante crescimento, a CSU fez relevantes investimentos ao longo de 2011 em sua plataforma tecnológica, em novas soluções, em pessoas e também na implantação de novos contratos. Apesar dos desafios, 2011 foi um ano de muitas conquistas para a companhia”, diz Mônica Carvalho Molina, diretora de RI da CSU. Os investimentos a que se refere a executiva atingiram R$ 42,3 milhões, 48,1% maior que o montante investido em 2010.

Como resultado, a geração de caixa medida pelo EBITDA do quarto trimestre somou R$ 18,8 milhões, uma expansão de 8,5% sobre o 4T10, culminando em um lucro líquido ajustado de R$ 9 milhões, equivalente a uma margem líquida de 9% no trimestre.

“A CSU retomou a trajetória de crescimento em 2011: a companhia tem conseguido identificar oportunidades em um mercado altamente competitivo, se reinventando constantemente.”, sintetiza Alencar. “Para 2012, estamos trabalhando no lançamento do cartão Tribanco bandeirado e em novas funcionalidades para o Sicredi e Banco BMG. Além disso, contamos com a aceleração na expansão da base dos cartões Banrisul, combinada com a ampliação da captura das bandeiras internacionais na rede Banricompras”, acrescenta o executivo.

A CSU Acquirer, unidade para adquirentes criada em 2010 é a única plataforma independente pronta para atender a novos credenciadores, iniciou sua operação em 2011 com o Banrisul, homologado pelas bandeiras Visa e Mastercard.

Também em 2011, a divisão CSU MarketSystem, com dez anos de atuação, entrou em uma nova fase em termos de estrutura, tecnologia e oferta de produtos, para contribuir com uma maior diversificação das receitas da CSU. A empresa passou por uma reorganização interna e contratou profissionais experientes de mercado que alavancaram o potencial dessa linha de receitas. O escopo das soluções foi ampliado, passando de gestão de programas de fidelidade para soluções de marketing direto e digital dirigido por dados, com foco em customer engagement. Nesse sentido, a CSU lançou no final de 2011 o fans engagement, um novo modelo de programa de relacionamento para clubes de futebol. A solução está sendo implantada no Santos F.C., em parceria com o Banco BMG. A proposta é aumentar a interação entre o clube e seus associados, ao mesmo tempo em que gera uma fonte de receita adicional e contínua para o time.

Outra inovação da CSU no 4T11 foi o lançamento do cartão Pré-pago Flex, que pode ser usado para a realização de compras e de saques. Esta solução permite integrar o comportamento de uso do portador de um cartão pré-pago à plataforma de processamento de cartões de crédito. Assim, com critérios de análise de crédito especificados pelo próprio emissor do cartão, o pré-pago se converte automaticamente em um cartão de crédito, sem necessidade de substituição do plástico. A solução chega ao mercado com a proposta de ser uma boa alternativa para vencer as barreiras de adoção do cartão pré-pago como meio eletrônico de pagamento. O Banco BMG é o primeiro cliente a emitir cartões Pré-pagos Flex.

“As conquistas de 2011 contribuíram para a construção de bases mais sólidas para o futuro. Criar soluções inteligentes está no DNA da CSU”, reafirma Wanderval Alencar.

A CSU CardSystem S.A. é a maior processadora independente de meios eletrônicos de pagamento da América Latina. Sua abertura de capital, em abril de 2006, posicionou a CSU dentre as companhias que adotam melhores práticas de governança corporativa, no Novo Mercado da BM&FBovespa (CARD3). A companhia possui 20 anos de atuação no segmento de administração e processamento para emissores de cartões, sempre investindo fortemente em tecnologia e contribuindo de forma pioneira para a evolução da indústria no Brasil. São 8 mil funcionários em diversas localidades no Brasil – São Paulo, Barueri, Belo Horizonte e Recife. A CSU também está posicionada nos segmentos de contact center e marketing de relacionamento, através da CSU Contact e da CSU MarketSystem, respectivamente. Em 2010, a companhia lançou a plataforma CSU Acquirer, para prestar serviços de processamento para empresas adquirentes. O Instituto CSU, com vocação direcionada à inclusão digital, desenvolve jovens e adultos, como parte dos projetos de responsabilidade social da companhia.

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