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10/03/2012 - 10:10

Especialistas do Senac Moda Informação analisam os impactos da crise na definição das tendências

Cultura e comportamento terão forte influência sobre as próximas coleções.

As palestras e sessões de coaching da 39ª edição do Senac Moda Informação – Verão 2013, que acontece em 15 de março, no Palácio das Convenções do Anhembi, refletirão o comportamento das pessoas em relação à moda nas próximas estações. E é esse o ponto que terá impacto direto nas tendências para driblar a crise econômica e a globalização dos mercados.

Recém-chegados da Europa, onde realizaram pesquisas para o evento, Marcelo Pedrozo e Luciana Parisi, coordenador de moda e editora de conteúdo do Senac Moda Informação, confirmam que o cenário mundial estará evidente nas próximas coleções, mas provocará um efeito reverso. “Quando há crise, há mais cor e flores na moda. Ninguém merece preto ou cinza neste momento! Quanto ao consumo, você pode estar passando por um momento difícil financeiramente, mas não vai querer aparentar isso”, analisa Marcelo.

O especialista destaca também que não é a moda que influencia o comportamento e sim o comportamento que transforma a moda. Da mesma maneira, Luciana reforça que é comum que uma sociedade que esteja passando por uma crise econômica retraia-se em termos de consumo, mas apesar disso, vivemos a era da imagem, do culto às celebridades, e o público se espelha nessa cultura para reciclar seus desejos. “O que se observa em momentos como esse é uma tendência à nostalgia. As passarelas estão trazendo coleções que nos remetem a décadas passadas, como as de 1920 e 1950, que ficaram conhecidas como anos loucos e dourados, numa clara resposta ao desejo das pessoas de se refugiarem em lembranças de tempos idealizados como melhores”, afirma Luciana.

Na definição das tendências, esse conjunto de fatores interfere no movimento de globalização do setor. A concentração da produção de vestuário nos países asiáticos, a expansão das gigantes redes de varejo de moda e a internet acabam por acelerar a uniformização das coleções em todo o mundo, porém, para os especialistas, há sempre características culturais importantes que devem ser consideradas. “As interferências regionais culturais resultam na escolha da cartela de cor e na estrutura dos tecidos a serem utilizados”, explica Marcelo. “Cada país ou região fará as adaptações necessárias para atender ao gosto local, ainda que os principais pilares das coleções sejam comuns”, completa Luciana.

O resultado que será visto nas próximas coleções e nas ruas brasileiras será apresentado nas palestras do Senac Moda Informação. As informações sobre o evento e a programação podem ser encontradas no site www.sp.senac.br/modainformacao. As inscrições devem ser feitas pela internet ou diretamente no Senac Lapa Faustolo.

Senac São Paulo -Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 54 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Sob a gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o Senac São Paulo reúne a força de 1,8 milhão de empresas e promove a difusão de conhecimento e empreendedorismo há 65 anos.

.[Senac Moda Informação, no dia 15 de março (quinta-feira),das 7h30 às 19 horas,Palácio das Convenções do Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo – SP |Valor: R$ 900. *Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais].

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