Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2012 - 10:29

Taxa de crescimento do PIB deveria ser maior do que a inflação para termos uma economia mais estável, diz professor da FGV.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou inflação de 0,45% em fevereiro, segundo dados do IBGE, divulgados no dia 09 de março (sexta-feira ). As altas mais expressivas e de maior peso no IPCA ficaram com habitação (0,60%), educação (5,62%) e saúde e cuidados pessoais (0,70%). Com o resultado, o indicador dos últimos 12 meses ficou em 5,84%.

De acordo com o professor da Escola de Economia da FGV-SP, Emerson Marçal, a inflação ficou dentro do esperado. “Serviços continuam sendo os vilões da inflação por conta da alta demanda por estes bens, o que deixa a inflação, no acumulado do ano, desconfortável”.

Para os próximos meses, a inflação em doze meses deve continuar recuando. “Até maio, a inflação acumulada deve cair para um patamar próximo entre 5 e 5,5%. Caso o governo queira conter esse índice, além de reduzir as taxas de juros, para manter a atividade econômica, é preciso segurar os gastos públicos e fazer cortes no orçamento em longo prazo. O ideal seria que o PIB tivesse uma taxa de crescimento maior do que a inflação, fato que não ocorre há anos”, finaliza Marçal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira