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10/03/2012 - 11:17

Rolls-Royce e Força Aérea Americana preparam voo de teste com a frota C-130H


Aeronave de transporte militar receberá atualização de motor para mais eficiência e maior vida útil.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, e a Força Aérea dos Estados Unidos iniciarão, no início do segundo semestre, voos de teste com motores turbo propulsores T56, que serão modernizados. A atualização da série 3.5 foi desenvolvida para promover economia de combustível e maior segurança, além de um avançado Custo de Ciclo de Vida. O kit de upgrade será instalado nas aeronaves de transporte militar C-130H.

O programa de modernização do motor foi desenvolvido para oferecer benefícios relevantes para a Força Aérea Americana permitindo que a frota de C-130H permaneça em operação até 2040. Além disso, esse novo kit irá proporcionar uma redução de consumo de energia de até 8%, aliada a melhor desempenho e maior segurança. O funcionamento em condições de elevada altitude e alta temperatura (“hot and high”) também será otimizado.

Segundo levantamento realizado pela Força Aérea, essa atualização do T56 deve gerar, no longo prazo, uma economia de US$ 3,5 bilhões sobre a vida útil da frota. A instalação poderá ser realizada como parte de um reparo convencional e não exige nenhuma modificação nos sistemas da aeronave ou de controle. As melhorias foram projetadas a partir de tecnologias já comprovadas por outros motores comerciais e militares da Rolls-Royce, incluindo novos materiais para pás de turbinas e um projeto avançado de turbina para asas aerodinâmicas.

Patricia O’Connell, presidente de negócios com clientes da Divisão de Defesa da Rolls-Royce, afirma que a Rolls-Royce tem investido cada vez mais para auxiliar a Força Aérea dos Estados Unidos em sua meta de aumentar a eficiência de energia de suas aeronaves. “Por isso, aprimoramos o desempenho e a segurança dos nossos motores, que vão permitir que a Força Aérea estenda o prazo de vida da sua frota C-130 em décadas, além de economizar potencialmente bilhões de dólares”, explicou a executiva.

O motor mais moderno irá ajudar a Força Aérea a atingir o objetivo de reduzir o consumo de combustível em até 10% até 2015. Atualmente, cerca de 220 aeronaves C-130H são compatíveis com esse upgrade.

Perfil-A Rolls-Royce é um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas e serviços de energia para uso em terra, mar e ar e estabeleceu uma posição forte em mercados globais - aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia.

Como resultado dessa estratégia, a empresa tem atualmente uma ampla base de clientes que inclui mais de 500 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 4.000 clientes marítimos, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países.

A receita anual foi de £ 11.3 bilhões em 2011, das quais mais da metade é proveniente do fornecimento de serviços. A carteira de encomendas firmes e anunciadas atingia £ 62.2 bilhões em 31 de dezembro de 2011, resultando em boas perspectivas para os futuros níveis de atividade.

A Rolls-Royce emprega mais de 40.400 funcionários treinados em escritórios, instalações fabris e de serviços em mais de 50 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 11.000 são engenheiros.

Em 2011, a Rolls-Royce investiu £ 908 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais os aspectos ambientais de seus produtos, em particular a redução de emissões.

O motor T56, classificado entre 3.250 e 5.800 cavalos de potência, possui o recorde de motor com a maior e mais longa produção continuada dentro da extensa classe de turbo propulsores, com mais de 50 anos de sucesso.

O kit de atualização da série 3.5 foi desenvolvido para reequipar os motores turbo propulsores T56, que fornecem energia para aplicações militares, como o transportador militar C-130H, a aeronave militar de patrulha marítima P-3 e as variantes comerciais L-100. [www.rolls-royce.com].

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