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CANAIS

13/03/2012 - 09:51

Novo estudo revela que empresas de bens de consumo interagem cada vez mais com os consumidores

Pesquisa da Economist Intelligence Unit revela que empresas de bens de consumo ampliam suas experiências com mídias sociais e móveis para se relacionar diretamente com consumidores.

Redwood Shores, Califórnia – Um estudo recente conduzido pela Economist Intelligence Unit (EIU) e patrocinado pela Oracle Consumer Goods revela que as empresas de bens de consumo (Consumer Goods ou CGs, na sigla em inglês) experimentam novas maneiras de estabelecer e aprimorar relacionamentos diretos e bilaterais com consumidores.

O relatório “New Directions: Consumer Goods Companies Hone a Cross-Channel Approach to Consumer Marketing” traz os resultados da pesquisa realizada com 221 executivos de CGs de todo o mundo e de uma ampla variedade de setores da economia. O objetivo era entender como essas empresas interagem hoje com novos canais, como mídias sociais e plataformas móveis em seu mix de marketing.

O relatório mostrou que o uso de canais móveis e sociais têm ajudado de forma intensa as CGs a ficarem mais familiarizadas com o modelo de vendas diretas ao consumidor, sendo que o número de empresas a adotar esse modelo deverá aumentar de 24% para 41% nos próximos 12 meses.

Os resultados também mostram que, nos próximos12 meses, as CGs planejam utilizar as mídia sociais para inúmeras atividades de marketing, incluindo promoção de produtos (74%), obtenção de feedback do consumidor (63%) e atendimento ao cliente (62%).

Além disso, 74% dos entrevistados de um universo de CEOs disseram que as mídias sociais são uma prioridade para aumentar a fidelidade nos próximos 12 meses. Dezessete por cento dos entrevistados declararam que as mídias sociais já são uma prioridade e quase o dobro desse percentual (33%) afirma que este será um dos principais temas nos próximos 12 meses. Mesmo com a crescente tendência de uso dos canais móveis e sociais, os entrevistados acreditam que ainda são incipientes os esforços de e-commerce, como iniciativas complementares, em relação aos atuais canais de varejo, comprometidos em expandir suas estratégias de contato direto com o consumidor.

Os resultados na íntegra do relatório podem ser acessados pelo link: “New Directions: Consumer Goods Companies Hone a Cross-Channel Approach to Consumer Marketing”

Depoimento de apoio -“A fim de atrair e envolver o consumidor, os fabricantes de produtos de consumo usam cada vez mais novos canais, como mídias sociais e plataformas móveis em seu mix de marketing”, disse Cassandra Moren, diretora sênior de marketing para o setor de produtos de consumo da Oracle. “Como mostra a pesquisa, a interação direta com o consumidor está crescendo e, na atual economia global e altamente competitiva, é fundamental que essas organizações aproveitem ao máximo cada ponto de interação com os consumidores. O relatório da EIU também aponta que esta é uma tendência, que envolve uma combinação de ambientes físicos e digitais, incluindo mídias sociais e plataformas móveis.”

“Pela sua relevância, em função de ser hoje uma das fontes de crescimento econômico no mundo, a América Latina foi incluída no estudo do The Economist. Isso confirma que a região está acompanhando a tendência mundial por demanda de soluções inovadoras para uma maior interação com os consumidores”, afirma André Papaleo, vice-presidente de Indústrias da Oracle para a América Latina.

A Oracle desenvolve hardware e software para trabalhar em conjunto na nuvem e nos datacenters. [www.oracle.com/br].

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