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13/03/2012 - 09:51

Edital de R$ 2,2 milhões vai incentivar a produção de jogos eletrônicos

Centro de produção de games vai funcionar no Parque Tecnológico da Bahia

Empresários e pesquisadores interessados em atuar na área de jogos eletrônicos, um mercado em franca expansão no Brasil, terão R$ 2,2 milhões para financiar seus projetos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O edital público que destina recursos para a implantação de uma rede de jogos eletrônicos e audiovisuais da Bahia no Parque Tecnológico da Bahia será lançado no dia 13 de março (terça-feira), a partir das 9h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia. O evento vai contar com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, além de professores e pesquisadores.

Durante o evento serão lançados um total de sete novos editais, somando um valor aproximado de R$ 35 milhões, além da apresentação do livro “Baía de Todos os Santos”, que faz parte do Programa Baía de Todos os Santos da Fapesb. Entre os editais, destaque também para o de fontes de energia alternativa, em parceria com a Global Energia e o de apoio à pesca e aquicultura no Estado da Bahia. Durante a solenidade, a Fapesb assinará um Acordo de Cooperação com a empresa Unigel, maior produtora latino-americana de acrílicos.

Previsto para ser inaugurado no mês de abril, o Parque Tecnológico da Bahia vai abrigar institutos de pesquisa, empresas âncoras de tecnologia da informação e uma incubadora de empresas. De acordo com o secretário Paulo Câmera, o edital para a implantação do Game Cluster está inserido nesse contexto de apoiar empresas que incorporem pesquisa e desenvolvimento ao Parque, com a produção de conhecimento voltada para o mercado. “As atividades do Parque serão voltadas para a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços que atendam às demandas da indústria e da comunidade”, destaca o secretário.

Segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), a maior parte da produção nacional está em São Paulo, que destina cerca de 43% desse material para o mercado externo. O faturamento da indústria brasileira representa apenas 0,16% do faturamento mundial com jogos eletrônicos, mas o potencial de crescimento é grande, considerando a grande procura por cursos técnicos e de nível superior no Brasil. [www.secti.ba.gov.br].

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