Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2012 - 10:37

Entidade de pacientes com câncer reivindica medicamento à Anvisa

Droga aprovada em mais de 80 países melhora a qualidade de vida de quem tem mieloma múltiplo.

Um tipo de câncer de sangue pouco discutido, mas que atinge quatro vezes mais que a leucemia, tem nova droga eficaz no tratamento, já usada em todo o mundo, mas o Brasil ainda luta pela aprovação: a lenalidomida. Alguns pacientes brasileiros já conseguiram o remédio por meio da justiça, os demais, reivindicam a aprovação da droga no País.

Depois de entregar um abaixo assinado com mais de 23 mil assinaturas de pacientes ao presidente da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, na presença do senador Eduardo Suplicy, a Fundação Internacional de Mieloma da América Latina (IMF, em inglês), entidade que representa pacientes de mieloma múltiplo, tem realizado eventos para chamar a atenção dos órgãos competentes pela aprovação do medicamento para as pessoas que já não respondem aos remédios usuais ou têm sofrido com os efeitos colaterais da talidomida.

Dra. Vania Hungria, médica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que a doença compromete parte do sistema de defesa do corpo e as células cancerosas acabam atacando e destruindo os ossos do paciente. “O câncer vai progredindo dentro da medula levando a um quadro de anemia e, principalmente, dores ósseas”.

A luta da IMF é para que estes novos medicamentos, como a lenalidomida, sejam aprovados rapidamente no Brasil. “Todo o mundo já usa com facilidade e nós ainda temos que passar por tanta dificuldade para conseguir um tratamento para os brasileiros que precisam do remédio”, afirmou Christine Battistini, presidente da IMF no Brasil. “Pouco se fala sobre mieloma, mas é uma doença muito comum. Ele é raro até bater na sua porta, mas quando bate e atinge alguém da sua família, você quer o melhor”, finalizou. [www.mielomabrasil.org].

IMF -Enquanto não existe cura conhecida para o mieloma, médicos tem muitas formas de ajudar os pacientes com mieloma a viver mais e melhor. A International Myeloma Foundation -IMF foi fundada em 1990 por Brian e Susie Novis logo após o diagnóstico do mieloma de Brian aos 33 anos de idade. Hoje a IMF possui mais de 185.000 membros em todo o mundo.

A IMF Latin America foi fundada em 2004 por Christine Jerez Telles Battistini, filha de uma paciente que, por oito anos, travou dura luta contra a doença, e Dra. Vânia Tietsche de Moraes Hungria, médica hematologista, Professora Adjunta da Disciplina de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro do Conselho Científico da International Myeloma Foundation desde 1998.

É a IMF Latin América quem traz aos pacientes e à comunidade médica da America Latina os mesmos serviços hoje disponíveis nos Estados Unidos, Europa e Japão, como Seminários para Pacientes & Familiares e Conferências clínicas e científicas para médicos.[www.myeloma.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira