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19/09/2007 - 11:50

Embraer participa de evento para a aviação executiva na Rússia


Empresa exibe o jato Legacy 600 em Moscou.

São José dos Campos – A Embraer participa da Jet Expo 2007,segunda edição da Feira Internacional de Aviação Executiva, a ser realizada no pavilhão 2,hall 7, do Crocus Expo Centre, em Moscou, na Rússia, entre os dias 19 e 21 de setembro. A Empresa promoverá seu portfólio de jatos executivos no estande 150 e exibirá o Legacy 600 na área estática do aeroporto Vnukovo 3.

Para apresentar uma visão geral das realizações dos seus programas de jatos executivos, a Embraer organizará uma coletiva de imprensa no dia 20 de setembro, às 10h30, no hall C do Crocus Expo Centre. O evento contará com a presença de Colin Steven, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Europa, África e Oriente Médio – Aviação Executiva, e outros executivos da Embraer.

“A Rússia, bem como toda a Europa Oriental, representa um mercado importante para a aviação executiva, o que torna a Jet Expo – a primeira feira russa com foco neste segmento – uma boa oportunidade para a expansão dos nossos negócios na região”, disse Colin Steven.

O Legacy 600 apresenta uma vantagem adicional na Europa, pois recebeu certificação para operar no aeroporto de London City e tem autonomia para voar ida e volta entre Moscou e Londres, sem escalas. O jato também tem certificação para operar no aeroporto de Cannes-Mandelieu, na França. Além do Legacy 600, o portfólio de jatos executivos da Embraer inclui os jatos Phenom 100 e Phenom 300, das categorias very light e light, respectivamente, e o Lineage 1000, da categoria ultra-large.

Sobre os jatos executivos da Embraer: Os Jatos Phenom -Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores das suas classes. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Ambas as aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelasamplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes.

Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite. A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvidos com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando ProdigyTM oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O amplo compartimento de bagagem, com capacidade total de 1,56 metros cúbicos (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canadá, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Genebra (Suíça) a Estocolmo (Suécia), Kiev (Ucrânia), Istambul (Turquia) ou Rabat (Marrocos) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões, na configuração básica, para certificação pelo FAA nas condições econômicas de janeiro de 2005. O primeiro vôo da aeronave ocorreu em julho passado e o jato realiza atualmente uma campanha de ensaios em vôo, rumo à certificação e entrada em serviço em meados de 2008.

O jato Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui. A aeronave será equipada com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canadá, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Londres (Reino Unido) a Reykjavik (Islândia), Açores, Cairo (Egito), Tel Aviv (Israel) ou Moscou (Rússia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

O Phenom 300 deverá entrar em serviço em meados de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA.

O Legacy 600 - O Legacy 600 proporciona conforto e privacidade para até 16 passageiros em três ambientes distintos de cabine. Na configuração padrão, seu luxuoso interior traz poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral e mesas de refeição e reunião. O avião também tem uma espaçosa galley para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte dianteira, guardaroupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High Speed Data (HSD) e a tecnologia Wireless Fidelity (Wi-Fi) permitem que os clientes a bordo naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos.

O compartimento de bagagem do Legacy 600 tem capacidade de 6,8 metros cúbicos (240 pés cúbicos) e é um dos maiores da aviação executiva, sendo facilmente acessado durante o vôo, oferecendo grande comodidade ao passageiro.

A capacidade total do bagageiro é de 17,4 metros cúbicos (615 pés cúbicos). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em vôo, possui mais que o dobro do espaço oferecido pelos compartimentos de bagagem dos jatos da concorrência.

O sistema aviônico integrado Primus Epic fabricado pela Honeywell possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de potência automático (autothrottle), radar meteorológico com detector de turbulência, fly-by-wire e outras tecnologias de última geração.

O Lineage 1000 é equipado com dois motores CF34-10E7 eficientes, confiáveis e de fácil manutenção fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada. O alcance do Lineage 1000, com oito passageiros a bordo, será de 4.200 milhas náuticas (7.778 km ou 4.833 milhas) com reservas NBAA IFR e alternativa de 200 milhas náuticas. A aeronave possui um excelente desempenho em aeroportos, velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 m). Essas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Londres (Reino Unido) a Nova York (EUA) ou a qualquer país na Europa e Oriente Médio; de Moscou (Rússia) a Tóquio (Japão), Quebec (Canadá) ou qualquer país no Oriente Médio; de Nova York a Paris (França), Brasília (Brasil) ou qualquer país na América do Norte; de Jedá (Arábia Saudita) a Pequim (China), Bangkok (Tailândia) ou qualquer país na Europa, África e Oriente Médio; ou ainda de Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Tóquio, Johannesburgo (África do Sul), Rabat (Marrocos) ou qualquer país na Europa e Oriente Médio a um custo operacional inferior e com conforto excepcional. Criada a partir da forte demanda da aviação comercial, a plataforma do Lineage 1000 é projetada para um pequeno tempo de permanência em solo, alto desempenho, alta utilização e pouca manutenção. A confiabilidade da aeronave é corroborada por centenas de milhares de horas de vôo e refinada pela engenharia de ponta.

O preço do avião é de US$ 42,95 milhões para certificação FAA, na configuração básica, nas condições econômicas de janeiro de 2006. A entrada em serviço do Lineage 1000 está prevista para meados de 2008. Mais informações sobre os jatos executivos da Embraer estão disponíveis no site: www.EmbraerExecutiveJets.com.br.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2007, a Embraer contava com 23.637 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,6 bilhões.| www.embraer.com.br

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