Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2012 - 11:30

Profarma alcança receita bruta de R$ 3,3 bilhões em 2011

Ao completar o cinquentenário de sua existência e também cinco anos de abertura de capital – ainda como a única do segmento listada em bolsa de valores –, a Profarma atestou a cultura da Companhia voltada para resultados, consolidando sua posição de destaque no setor de distribuição farmacêutica no País. A receita bruta da Companhia atingiu R$ 3,3 bilhões em 2011, crescimento de 5,9% em relação aos R$ 3,1 bilhões do ano anterior. O resultado foi motivado, sobretudo, pelo aumento das vendas nas regiões Sul e Sudeste, com crescimento de 9,2% e 3,2%, respectivamente. Em termos de segmentação de produtos, o destaque, mais uma vez, ficou com os itens de perfumaria, em expansão pelo oitavo trimestre consecutivo, e os medicamentos genéricos, com crescimento de 63,9% e 19,9%, respectivamente.

Em 2011, a Profarma avançou na estratégia de crescimento e consolidação de sua posição no mercado de distribuição ao adquirir a Prodiet. A operação fortaleceu a posição da Companhia no segmento de distribuição hospitalar, proporcionando diversificação da atuação e abrangência geográfica, com ganhos de sinergias no portfólio, uma vez que a Profarma não trabalhava, até então, com algumas linhas de produtos hospitalares e com o setor público, presentes no mix de negócios da Prodiet.

A Companhia obteve avanços em termos operacionais, representados por contenção de despesas e redução no ciclo de caixa em um dia. As despesas operacionais somaram R$ 204,5 milhões, ou 7,3% da receita líquida, o que representa recuo de 0.4 ponto percentual em relação ao ano anterior, como resultado de uma série de melhorias que a empresa adotou nesse sentido.

A geração operacional de caixa, medida pelo Ebitda, foi de R$ 75,9 milhões, com margem de 2,7%. Na comparação com o ano anterior, quando a margem Ebitda foi de 3,0%, a diminuição foi de 0,3 ponto percentual. O desempenho, mesmo com redução nas despesas operacionais e aumento das vendas, é justificado pelo aumento das despesas não recorrentes relativas à aquisição da Prodiet no valor de R$ 3,2 milhões. As despesas não recorrentes também afetaram o lucro líquido da Companhia, que alcançou R$ 28,9 milhões em 2011.

As vendas por meio eletrônico, sistema que reduz as despesas com telemarketing e melhora a qualidade do processo, bateram recorde no 4T11, alcançando 73,5% do total das vendas. Tal percentual representa aumento de 7,8% (5,3 pontos percentuais) em comparação ao que foi registrado no mesmo trimestre do ano anterior. No ano de 2011, as vendas por meio de pedido eletrônico alcançaram 69,7% do total das vendas, crescimento de 6,8% ou 4.4 p.p. em relação a 2010.

Perfil-A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 51 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira