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14/03/2012 - 11:41

BWB Embalagens – Formas para Chocolate foca lançamentos de Páscoa nas necessidades de suas consumidoras


Público feminino é o maior consumidor de chocolate do País, é responsável pela decisão de compra da família e ainda determina a personalização na produção de formas da BWB Embalagens.

A grande maioria dos brasileiros é mesmo louca por chocolates. Às vésperas da Páscoa, onde o consumo dessa guloseima cresce expressivamente, são as contemporâneas consumidoras que ditam as regras. Suas preferências estão entre o exclusivo, o personalizado e o artesanal e os sabores ganham um enfoque bem nacional, à base de frutas típicas, castanhas e cachaça, transformados em trufas e no brasileiríssimo brigadeiro. Além do paladar, tais exigências também estão relacionadas à aparência. Para facilitar essa transformação de delícias do paladar em delícias visuais, e de olho no perfil desse consumidor, empresa como a BWB Embalagens, líder na produção de formas para moldagem do chocolate, traz ao mercado modelos como trufas frutas especiais, bombons decorados e ovos em formato de cacau, diamante e joaninha. Sem falar que a utilização desse tipo de molde, além de mais prático e econômico, evita desperdício de chocolate, padroniza o peso das guloseimas e possibilita uma produção em série.

Para reafirmar que a última palavra vem do sexo feminino, a Sophia Mind, empresa de inteligência e pesquisa de mercado, especializada no estudo do comportamento do consumo feminino, aponta que são elas as responsáveis pela decisão de compra de nada menos que 66% de tudo o que vai para a mesa da família. E mais, as mulheres não apenas decidem e compram diretamente, mas também influenciam e controlam. Assim, empreendedores que fabricam chocolates artesanalmente, têm argumentos e dados de sobra para aproveitar esse momento tido como o ideal e engordar a sua margem de lucro. Segundo a chocolatier Dalva Zanforlin, com títulos internacionais de especialização e professora do Centro Técnico Trem da Alegria, a maioria dos profissionais que trabalha com essa arte, se souber focar seus produtos nos anseios da matriarca, tem ganho superior a 100%. A expectativa de crescimento do consumo do chocolate “feito para você”, e ainda com os sabores do Brasil, é de 20% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Hoje, esse mesmo público que busca cada vez mais pelo diferencial, de acordo com dados do Target Group Index, estudo regular realizado pelo Ibope Mídia, também é o que mais consome essa guloseima, superando em 10% o paladar masculino. Dizem até que esse consumo está diretamente relacionado às flutuações hormonais. Também pudera, considerado o “amigo da mulher”, além de conter propriedades que reduzem o risco de ataque cardíaco (alto teor de flavonoides), acalmar e diminuir o estresse, o chocolate ainda consegue melhorar o humor devido à liberação de hormônios que causam a sensação de bem-estar (substâncias precursoras da serotonina). Um relatório apresentado pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos atribui tais benefícios à ingestão moderada de chocolate amargo, dada a maior quantidade de cacau e o menor teor de açúcar e gordura. E por falar nos chocolates com sabor meio amargo e amargo, com variações de cacau que vão de 53 a 75%, temos aí outra tendência.

Atenta a esse cenário, a BWB Embalagens – Formas para Chocolate direciona toda a sua fabricação, que nos três últimos meses que antecedem a Páscoa passa de 1 milhão de peças por mês, às necessidades de suas consumidoras. De acordo com o gerente comercial, Anderson Stracanholi, essa é uma estratégia pautada em pesquisa, adotada com base no perfil desse novo consumidor, muito mais exigente e muito bem informado, e que tem dado certo. “Frente à mulher que hoje desempenha muitos papéis, reforçamos uma das principais qualidades da nossa marca, que é a praticidade, além de aumentarmos nossas vendas, com a produção de modelos de formas que venham ao encontro de seus anseios”. Essa estratégia tem proporcionado à corporação, um aumento nas vendas que antecedem a Páscoa de 15% nos últimos dois anos, com perspectiva de crescimento em mais 10% para 2012. “A forma para a produção de uma base para o cupcake em chocolate – o mais famoso bolinho dos últimos tempos -, que dispensa forminha de papel, é um exemplo do olhar atento que temos com relação às expectativas das nossas consumidoras”, afirma o gerente. Sem falar que o diferencial nos formatos dá a possibilidade de presentear parentes e amigos de maneira original, saborosa e muito criativa.

BWB Embalagens: fundada em 2000, o principal objetivo da BWB Embalagens - Formas para Chocolate sempre foi o de trabalhar na criação de soluções que aperfeiçoassem o tempo dos usuários e tornassem o manuseio com o chocolate mais prático. O resultado foi o desenvolvimento da Linha de Formas Simples; da Linha de Formas Especiais, composta por 3 partes (2 de pvc intermediadas por uma flexível, popularmente chamada de “silicone”); e a lançamento, denominada Linha de Formas Injetadas. A empresa, atualmente localizada no Município de Estiva Gerbi, interior do Estado de São Paulo e a 184 km da capital, conta com mais de 450 itens em seu portfólio. Para 2013, a meta é a de estar na sua sede própria, numa área de 22.000 m2, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

.[Fotos: 1 - Trufa caipirinha: combinação infalível entre a cachaça e o limão |2 – Miniovo cupcake: musse de maracujá, para comer de colher| 3 – Bombom jabuticaba: o sabor da fruta típica com o brigadeiro].

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