Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2012 - 12:09

Artistas brasileiros participam de feiras de música na América do Norte

Projeto Brasil Music Exchange, parceria entre a Apex-Brasil e a BM&A, desenvolverá ações de promoção comercial na South By Southwest, nos Estados Unidos, e na Canadian Music Week, no Canadá.

O Projeto Brasil Music Exchange será apresentado em dois grandes eventos do segmento musical no mês de março: a South By Southwest (SXSW), que será realizada em Austin (Estados Unidos), de 12 a 18, e a Canadian Music Week, em Toronto (Canadá), de 21 a 25. Em ambas as ocasiões, haverá ações de promoção comercial do Brasil Music Exchange, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Brasil, Música e Artes (BM&A), com vistas a inserir o trabalho de artistas brasileiros no cenário internacional.

A South By Southwest é uma feira de música que existe desde 1987 em Austin. No evento, são realizados shows, festivais e conferências que discutem negócios no meio musical. Estima-se que, em 2011, o evento tenha movimentado US$ 167 milhões. O Brasil Music Exchange marca presença no evento há seis anos e, em 2012, organizará a participação de 10 bandas brasileiras, representadas pelos próprios artistas, produtores ou executivos de gravadoras.

Dentre as bandas brasileiras, estará a Agridoce, nova banda da cantora Pitty, que fará apresentação em um clube para 200 pessoas da indústria de música. Como parte das ações promocionais para a SXSW, foi preparado um CD com o trabalho de artistas brasileiros independentes.

Também foi desenvolvido aplicativo para telefones celulares que permite escutar essas músicas, e estão previstos encontros de relacionamento no estande do Brasil Music Exchange na feira. “Na SXSW, grande parte dos negócios é feita nas casas de shows e clubes, que é onde os agentes envolvidos no processo se encontram”, explica David McLoughlin, gerente do projeto junto à BM&A.

Canadá -A Canadian Music Week (CMW) é o principal evento de música do Canadá. Em 2012, a América Latina será um dos focos das apresentações, e o Brasil também terá papel de destaque, pois foi identificado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) como um dos poucos mercados no qual a indústria da música cresceu em 2010.

Nesse contexto, a Apex-Brasil e a BM&A organizarão uma conferência sobre o mercado de música na América do Sul, durante a qual serão debatidos temas como o relacionamento dos artistas e produtores com a imprensa, a indústria fonográfica, a distribuição digital, a rádio e os shows. A BM&A atuará como moderadora dessa conferência.

Quatro bandas de pop rock (uma de São Paulo e três de Minas Gerais) e 15 produtores brasileiros participarão da CMW com apoio do Projeto Brasil Music Exchange. Na programação, estão agendados encontros com potenciais compradores estrangeiros selecionados pela organização do evento.

As ações do Projeto Brasil Music Exchange na CMW buscam a assinatura de acordos com produtoras estrangeiras que permitam viabilizar a participação dos artistas brasileiros em turnês. A parceria entre Apex-Brasil e BM&A também tem como meta facilitar a distribuição digital e a inserção de música brasileira em vídeo games e filmes. “O Projeto participa da CMW há quatro anos. É uma importante porta de entrada para o mercado norte-americano, porque, no evento, temos muito acesso a profissionais da indústria fonográfica dos Estados Unidos e do Canadá”, explica Christiano Braga, gestor do Brasil Music Exchange na Apex-Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira