Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/03/2012 - 12:09

Etanol: perfil de negociação deve mudar com a nova resolução

De acordo com a nova resolução 67 da ANP (Agência Nacional do Petróleo), as distribuidoras serão obrigadas a contratar pelo menos 70% da demanda de álcool anidro (etanol para mistura em gasolina) até início de abril, com base no volume comercializado por essas empresas no mesmo período do ano anterior. Isso irá tirar as distribuidoras de combustíveis da zona de conforto em que estavam e passar a buscar, na visão de especialistas do setor, a inteligência de mercado.

“Contratar essa demanda toda não quer dizer que o preço precisa estar fixado. O mercado aponta que esse etanol anidro vai ser negociado por meio de um prêmio sobre o álcool hidratado (etanol para carros flex), abrindo aqui a possibilidade de operações de proteção na BM&FBovespa. O anidro passa a ter o risco de base, que conceitualmente é a diferença entre os dois preços (anidro e hidratado). O mercado vai ficar mais interessante e com boas oportunidades de negócio”, justifica o gestor de riscos Arnaldo Corrêa, diretor da Archer Consulting – empresa especializada em gestão de riscos para commodities agrícolas.

Ainda segundo ele, as distribuidoras terão que se debruçar com disciplina sobre os fundamentos do mercado e os mecanismos que movem os preços para comprar etanol. “Ou seja, analisar a oferta e a demanda, seus efeitos na curva de preços, as correlações entre os produtos, apenas para citar alguns fatores que deverão impactar nas negociações daqui para frente”, comenta Arnaldo.

Historicamente, nos últimos quatro anos, o anidro tem negociado em média com um prêmio de 15,84% sobre o hidratado. Dados coletados pela Archer Consulting, nesse período, apontam, no entanto, que em 95% dos casos houve uma variação entre 2,49% de desconto e 34,17% de prêmio. “É sob esse cenário que os preços internos deverão ser negociados” explica o gestor de riscos. Para esse exemplo, nos cálculos da Archer foram excluídos os dados de março/abril/maio do ano passado quando o preço do anidro explodiu internamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira