Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2012 - 14:29

Exposição “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas”


Volta a ser exibida em São Paulo.

Após ser vista por mais de 130 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a exposição “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas” volta a ser exibida em São Paulo. Desta vez a mostra estará na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aberta ao público, entre os dias 12 de março e 8 de abril, a exposição traz 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50.

Trazida com exclusividade para o Brasil pela agência de publicidade nova/sb, a mostra foi concebida pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford, nos EUA. A mostra já foi exibida em vários estados americanos e faz parte do imenso acervo do Smithsonian Institution – complexo de museus americanos. A exposição traz peças que parecem ser uma brincadeira de tão absurdas. “Garganta Sensível? Fume Kool”, “Médicos fumam Camel mais do que qualquer outro cigarro” e “20.679 médicos dizem que Lucky Strike não irrita a garganta” são alguns dos exemplos estampados nas peças publicitárias da época.

Há também peças que trazem artistas fazendo propaganda para marcas de cigarro, como Frank Sinatra, John Wayne, Lucille Ball e Marlene Dietrich. Entre as mais excêntricas, Papai Noel distribui pacotes de cigarro e um bebê dá um conselho para a mãe reforçando a marca de cigarros. “O público fica surpreso e chega a rir com o uso absurdo de imagens de bebês, Papai Noel e médicos. Entretanto, as pessoas acabam indignadas com as mentiras desses anúncios, que afirmavam que cigarro é bom para a garganta e para asma, por exemplo”, comenta o sócio-diretor da nova/sb, Bob Vieira da Costa.

A mostra “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas” está no Brasil desde 2009, ano em que a nova/sb teve a iniciativa de trazê-la ao País. Desde então, já foi exibida em diversos espaços públicos e culturais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em São Paulo foi recebida na Livraria Cultura, no Catavento Cultural e Educacional, no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo e no INCOR, no Rio de Janeiro esteve na Caixa Cultural e na Fundação Oswaldo Cruz. Já em Brasília, ficou em exibição no Congresso Nacional.

nova/sb e o combate ao tabagismo -A nova/sb – agência comanda por Bob Viera da Costa e Sivana Tinelli - tem importante histórico nas ações de combate ao fumo. Em 2008 e em 2010 a agência venceu a disputa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que envolveu cerca de 5 agências de quatro continentes, e foi responsável pelo desenvolvimento da campanha global do Dia Mundial Sem Tabaco. Em 2008, com tema direcionado aos jovens, a campanha atingiu 1,4 bilhão de pessoas. Já em 2010, o mote escolhido pela OMS foi a “Indústria do Tabaco e o Marketing dirigido às Mulheres”. As duas campanhas foram veiculadas para cerca de 200 países, em idiomas como árabe, mandarim, russo, hindu, além do inglês, francês, espanhol, português e muitos outros.

.[Exposição: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”, até 08 de abril, das 9h às 21h, de segunda à sexta-feira, na Universidade Presbiteriana Mackenzie - Espaço Cultural João Calvino,Rua da Consolação, 930. Ed. João Calvino – térreo.Realização: nova/sb. Site oficial da exposição: http://tobacco.stanford.edu].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira