Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2012 - 07:41

Kellogg e Fundação Dom Cabral promovem evento para debater o futuro da mineração

Duas das melhores escolas de negócios do planeta estão à frente de uma ‘expedição’ para discutir sobre a empresa de mineração do futuro; evento acontece em Minas Gerais, na sede da FDC.

São Paulo – Como deve ser a empresa de mineração do futuro? As respostas à questão serão debatidas em um seminário colaborativo promovido pela Rede de Inovação da Kellogg (KIN), da Escola de Negócios Kellogg, Universidade de Northwestern (EUA), em parceria com o Nucleo Bradesco de Inovação da Fundação Dom Cabral (FDC), 5ª melhor escola de negócios do mundo segundo o ranking de educação executiva 2011 do jornal Financial Times. Denominado de ‘Expedição Kin’, o encontro ocorrerá de 17 a 19 de abril, em Belo Horizonte MG), na sede da Fundação Dom Cabral. O tema, “A empresa de mineração do futuro: Oportunidades, desafios e responsabilidades”, será debatido por líderes das empresas de mineração de todo mundo. Também estão previstas atividades na sede da Anglo Gold Ashanti, em Nova Lima (MG), e na mina da Samarco, em Mariana (MG).

"Nosso objetivo é ser um catalisador para a criação de um novo nível de colaboração em torno de questões que, se forem discutidas, vão trazer enorme valor para a indústria da mineração", diz Peter Bryant, co-presidente da Expedição KIN no Brasil. “Nós estamos atravessando o único super ciclo da mineração desde a Segunda Guerra Mundial. Enquanto a indústria de mineração alcança rotineiramente lucros recordes, lideranças mundiais precisam descobrir como criar valor sustentável”, afirma.

Para Carlos Arruda, coordenador do Núcleo Bradesco de Inovação da Fundação Dom Cabral, o encontro reunirá lideranças do setor e representantes de empresas parceiras e colocará em foco os desafios vividos pelo setor em todo mundo. “Como utilizar e desenvolver novas tecnologias para reduzir não apenas custos mas riscos característicos do setor? Como lidar, de maneira responsável, com as questões sociais, políticas e ambientais aproveitando novas fronteiras minerais na América Latina, Ásia e África? Como promover a cooperação na cadeia como tem ocorrido em setores como aviação e óleo e Gás? São questões como essas que serão objeto de reflexões e debates durante esta expedição ao setor de mineração no Brasil”, comenta Arruda.

Os participantes da Expedição KIN vão debater e trocar percepções sobre melhores práticas relacionadas a pontos cruciais da indústria da mineração. “Nos últimos anos, empresas têm se esforçado para expandir a produção e atender à crescente demanda causada pela China, Índia e outros mercados emergentes. Para o sucesso da sustentabilidade nesta indústria, serão necessárias transformações importantes nos sistemas operacionais das mineradoras, como o desenvolvimento mais rápido das minas e da extração, novos métodos de extração, melhorias nas taxas de recuperação, aumento do uso de automação e operações remotas, entre outros”, diz Bryant.

Após o fim da ‘expedição’, um comunicado será divulgado ao público, resumindo os pontos-chave e os planos de ações resultantes do encontro. [http://www.kinglobal.org/kin_mining.php ].

Perfil da Rede de Inovação da Kellogg (Kellogg Innovation Network) -A Rede de Inovação da Kellogg (KIN) é um fórum único e permanente para executivos e inovadores se encontrarem e discutirem desafios internos e globais da indústria, o crescimento dos negócios e estratégias de sucesso com líderes da Kellogg School of Management e outros. Fundada em 2003 pelos professores Mohan Sawhney e Robert C. Wolcott, o KIN relaciona-se diretamente com a pesquisa acadêmica, identificando e ajudando a solucionar em tempo real desafios enfrentados hoje por líderes de inovação. A natureza colaborativa do KIN capacita acadêmicos a definir problemas de pesquisa relevantes e oportunas com base nos insights de líderes de diferentes setores e geografias. [www.kinglobal.org ].

A Kellogg School of Management da Northwestern University é uma instituição para gestão da educação - uma comunidade global que acredita que os negócios podem ser bravamente conduzidos, apaixonadamente colaborativa e para a mudança do mundo. Fundada em 1908 e sediada nos arredores de Chicago, a Kellogg é o lar de uma renomada faculdade com forte base em pesquisa e de estudantes de MBA de todo mundo. O portfólio acadêmico da Kellogg School inclui Full Time, Part-Time e Programas de MBA Executivo, o programa Ph.D., e a especialização Programa de Educação Executiva. A escola oferece dois programas de graduação: o JD-MBA e o MMM (MBA-MEM). Além disso, a Kellogg School oferece um Programa de MBA Executivo em Miami e possui alianças com escolas de negócios na Europa, Ásia, Oriente Médio e Canadá. [www.kellogg.northwestern.edu].

O Núcleo Bradesco de Inovação reúne professores, pesquisadores e empresas de diferente porte e setores com o objetivo de desenvolver conhecimento sobre gestão da inovação no contexto brasileiro. Criado em 2002, o Núcleo Bradesco de Inovação tem desenvolvido estudos sobre a competitividade brasileira, estratégia e cultura de inovação, métricas e os diferentes processos adotados por empresas inovadoras incluindo estudos sobre Open Innovation, Inovações Ambientais e Corporate Venture. Atualmente mais de 40 empresas são associadas aos Centros de Referência em Inovação que reúnem Gestores de inovação de empresas de grande porte em diferentes Estados brasileiros. [ www.fdc.org.br/inovacao].

Fundação Dom Cabral -A FDC é uma escola de negócios brasileira, que há 35 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam, anualmente, pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de especialização cerca de 30 mil executivos de empresas de médio e grande porte.

Em 2011, a FDC foi classificada como a 5ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o Ranking da Educação Executiva 2011 do jornal Financial Times, e conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a primeira colocação no ranking das 20 melhores escolas de educação executiva da América Latina, realizado anualmente pela revista AmericaEconomia. [www.fdc.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira