Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2012 - 08:51

Dia de Campo da Embrapa estimula a produção de arroz no estado do Tocantins

O arroz constitui a base da alimentação do brasileiro, o que torna o nosso País um grande consumidor mundial desse cereal. Estima-se que cada habitante, em média, consuma por ano cerca de 39,9 kg de arroz beneficiado ou 58,7 kg de arroz em casca. Na safra de 2011/2012, o Brasil produziu cerca de 11,6 milhões de toneladas de arroz em casca e consumiu 12,3 milhões de toneladas, segundo o Estudo de Prospecção de Mercado da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab (setembro de 2011).

Para que a produção nacional de arroz possa suprimir a demanda existente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, está estimulando o aumento da produção em algumas regiões com aptidão para a rizicultura, como é o caso do estado do Tocantins.

Nesse sentido, a Embrapa Pesca e Aquicultura, a Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Transferência de Tecnologia promoverão um Dia de Campo sobre a cultivar de arroz BRS Tropical, no dia 17 de março de 2012. Esse evento será realizado na Fazenda Dois Rios, no município de Lagoa da Confusão (TO) e contará com a presença de produtores, extensionista, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros interessados na rizicultura.

A cultivar BRS Tropical foi desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia, GO) em parceria com outras Unidades da Embrapa e tem potencial produtivo de até 8.680 kg/ha, produtividade média de 6.900 kg/ha, arquitetura de planta moderna (média de 110 cm), grão de classe longo-fino, excelente qualidade culinária e recomendação para cultivo no sistema de irrigação por inundação nas várzeas tropicas.

Tem ainda como atributos positivos ciclo médio de 140 dias, moderada resistência à brusone da folha e da panícula, à mancha parda e à mancha do grão. Além do estado do Tocantins, essa cultivar também é recomendada para Goiás, Pará, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e para toda a Região Nordeste. |Isaac Leandro de Almeida e Lucas Tadeu Ferreira .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira